Código: | ERADRM003 | Sigla: | ERA003 | |
Área Científica: | Mobilidade Internacional |
Área de Ensino: | Mobilidade Internacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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ERSDRM | 11 | ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 | 1º | 5 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1.Fundamentos da Pedagogia do Desporto; 2.Teorias da Aprendizagem Motora e Tomada de Decisão no Desporto; 3.Modelos Pedagógicos no Ensino do Desporto; 4.Estratégias Pedagógicas no Ensino e Treino Desportivo; 5.Desenvolvimento Desportivo a Longo Prazo e Ensino no Treino de Jovens; 6.O Papel do Treinador/Professor no Processo de Aprendizagem; 7.Fatores Contextuais e Culturais na Pedagogia do Desporto; 8.Abordagens Modernas na Pedagogia do Desporto; 9.Aplicação Prática e Estudos de Caso.
A numeração dos conteúdos programáticos corresponde diretamente à dos objetivos de aprendizagem, garantindo a coerência entre ambos. Cada capítulo do programa foi estruturado para responder a um objetivo específico, assegurando uma progressão lógica no desenvolvimento das competências pedagógicas no desporto. Dessa forma, os conteúdos abordam desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática, permitindo que os estudantes compreendam, analisem e apliquem metodologias eficazes no ensino e treino desportivo. Esse alinhamento assegura que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de forma estruturada e integrada ao longo da unidade curricular.
Exposição de conteúdos; Questionamento / Discussão e Debate; Trabalhos de Grupo / Aplicação Prática; Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula; Ensino por descoberta guiada; Avaliações.
Os métodos de ensino adotados nesta unidade curricular estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem, garantindo uma abordagem pedagógica equilibrada entre teoria e prática. A exposição de conteúdos fornece o enquadramento teórico necessário para a compreensão dos princípios pedagógicos do desporto. O questionamento, a discussão e o debate incentivam o pensamento crítico e a análise reflexiva, essenciais para a aplicação dos conceitos em contextos reais. A aprendizagem ativa é promovida através da realização de trabalhos de grupo e aplicação prática, permitindo que os estudantes experimentem metodologias pedagógicas em cenários concretos. A análise, reflexão e discussão de casos reforça a capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas. O ensino por descoberta guiada estimula a autonomia e a construção do conhecimento, enquanto as avaliações asseguram a monitorização da aprendizagem e o desenvolvimento progressivo das competências pedagógicas. Esta articulação metodológica garante que os estudantes adquiram e apliquem conhecimentos de forma estruturada e significativa, em consonância com os objetivos da unidade curricular.
Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico, sendo que podem articular com o docente datas e horários para as avaliações.