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Sports Pedagogy

Código: ERADRM003    Sigla: ERA003
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM 11 ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Teórico-Práticas: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,33
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,34
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,83
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,84
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,83
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1.Compreender os fundamentos históricos e teóricos da Pedagogia do Desporto; 2.Analisar as principais teorias da aprendizagem motora; 3.Identificar e aplicar modelos pedagógicos eficazes no ensino do desporto; 4.Desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para otimizar o ensino e treino desportivo; 5.Compreender as diferentes fases do desenvolvimento desportivo a longo prazo e adaptar as metodologias de ensino e treino às necessidades dos atletas em cada etapa; 6.Refletir sobre o papel do treinador no processo pedagógico; 7.Avaliar a influência de fatores contextuais e culturais no ensino do desporto e adaptar as práticas pedagógicas a diferentes realidades sociais; 8.Explorar abordagens contemporâneas na pedagogia do desporto, incluindo metodologias não lineares e o uso de tecnologias para otimizar o ensino e aprendizagem; 9.Desenvolver e implementar planos pedagógicos baseados em estudos de caso, aplicando os conceitos aprendidos de forma inovadora e eficaz.

Conteúdos programáticos

1.Fundamentos da Pedagogia do Desporto; 2.Teorias da Aprendizagem Motora e Tomada de Decisão no Desporto; 3.Modelos Pedagógicos no Ensino do Desporto; 4.Estratégias Pedagógicas no Ensino e Treino Desportivo; 5.Desenvolvimento Desportivo a Longo Prazo e Ensino no Treino de Jovens; 6.O Papel do Treinador/Professor no Processo de Aprendizagem; 7.Fatores Contextuais e Culturais na Pedagogia do Desporto; 8.Abordagens Modernas na Pedagogia do Desporto; 9.Aplicação Prática e Estudos de Caso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A numeração dos conteúdos programáticos corresponde diretamente à dos objetivos de aprendizagem, garantindo a coerência entre ambos. Cada capítulo do programa foi estruturado para responder a um objetivo específico, assegurando uma progressão lógica no desenvolvimento das competências pedagógicas no desporto. Dessa forma, os conteúdos abordam desde os fundamentos teóricos até a aplicação prática, permitindo que os estudantes compreendam, analisem e apliquem metodologias eficazes no ensino e treino desportivo. Esse alinhamento assegura que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de forma estruturada e integrada ao longo da unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição de conteúdos; Questionamento / Discussão e Debate; Trabalhos de Grupo / Aplicação Prática; Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula; Ensino por descoberta guiada; Avaliações.


Avaliação

Os estudantes têm, obrigatoriamente, de cumprir 2/3 de presenças para aceder à avaliação contínua. Processos de avaliação disponíveis: Avaliação Contínua e Exame Final. Considera-se que o estudante optou por avaliação contínua a partir do momento em que participou num dos elementos de avaliação previstos, como apresentado infra. 

Avaliação contínua:
Conhecimentos - Prova escrita (30%);
Competências - Avaliação Prática (60%);
Atitudes - Avaliação do Empenho (10%).

Exame Final (Época Normal e Recurso):
Teste Escrito (35%);
Avaliação Prática (35%);
Prova oral (30%).

Para transitar na unidade curricular o estudante deverá ter uma média final dos respetivos elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os métodos de ensino adotados nesta unidade curricular estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem, garantindo uma abordagem pedagógica equilibrada entre teoria e prática. A exposição de conteúdos fornece o enquadramento teórico necessário para a compreensão dos princípios pedagógicos do desporto. O questionamento, a discussão e o debate incentivam o pensamento crítico e a análise reflexiva, essenciais para a aplicação dos conceitos em contextos reais. A aprendizagem ativa é promovida através da realização de trabalhos de grupo e aplicação prática, permitindo que os estudantes experimentem metodologias pedagógicas em cenários concretos. A análise, reflexão e discussão de casos reforça a capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas. O ensino por descoberta guiada estimula a autonomia e a construção do conhecimento, enquanto as avaliações asseguram a monitorização da aprendizagem e o desenvolvimento progressivo das competências pedagógicas. Esta articulação metodológica garante que os estudantes adquiram e apliquem conhecimentos de forma estruturada e significativa, em consonância com os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Balyi, I., Way, R., & Higgs, C. (2013). Long-Term Athlete Development. Champaign, IL: Human Kinetics.
Jones, R. L. (Ed.). (2006). The Sports Coach as Educator: Re-conceptualising Sports Coaching. London: Routledge.
Light, R. L. (2013). Game Sense: Pedagogy for Performance, Participation and Enjoyment. London: Routledge.
Metzler, M. W. (2011). Instructional Models for Physical Education (3ª Ed.). Scottsdale, AZ: Holcomb Hathaway.
Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The Constraints-Led Approach: Principles for Sports Coaching and Practice Design. London: Routledge.
Rosado, A., & Mesquita, I. (2009). Pedagogia do Desporto. Cruz Quebrada: Edições FMH.
Schmidt, R. A., & Lee, T. D. (2011). Motor Learning and Performance: From Principles to Application (5ª Ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.
Siedentop, D. (1983). Developing Teaching Skills in Physical Education. Palo Alto: Mayfield Publishing Company.

Observações

Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico, sendo que podem articular com o docente datas e horários para as avaliações.