Código: | ERADRM017 | Sigla: | ERA017 | |
Área Científica: | Mobilidade Internacional |
Área de Ensino: | Mobilidade Internacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
ERSDRM | 15 | ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 | 1º | 2 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
1-Conhecer a área do Health & Fitness, o contexto socioprofissional e o enquadramento legal dos profissionais de Fitness em Portugal e na Europa; Conhecer o tipo e caraterísticas das instituições de prática de atividades da área do Fitness; 2-Conhecer o conceito de Fitness (Condição Física) e de Health & Fitness (Condição Física e Saúde); 3-Conhecer as componentes e capacidades físicas; 4-Conhecer as diversas atividades da área do Fitness; 5-Conhecer as componentes estruturais do treino; 6-Conhecer a importância da monitorização da intensidade do treino; 7-Conhecer qual a estrutura de uma aula, o equipamento e aspetos de higiene adequado para as aulas; 8-Conhecer o uso de música na área do Fitness, seu objetivo, sua estrutura e utilização legal; 9-Conhecer a posição anatómica, planos e os diversos movimentos articulares, associando-os a exercícios; 10-Conhecer os aspetos que caraterizam uma postura adequada; Iniciar a prática de intervenção pedagógica em aulas de grupo.
Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Objetivos de Aprendizagem e os Conteúdos Programáticos:
Objetivo 1 ¿ Conteúdos Programáticos A, B, C e D
Objetivo 2 ¿ Conteúdos Programáticos E, F e G
Objetivo 3 ¿ Conteúdos Programáticos H
Objetivo 4 ¿ Conteúdo Programático I
Objetivo 5 ¿ Conteúdo Programático J
Objetivo 6 ¿ Conteúdos Programáticos K, L, M e N
Objetivo 7 ¿ Conteúdo Programático O
Objetivo 8 ¿ Conteúdo Programático P
Objetivo 9 ¿ Conteúdo Programático Q
Objetivo 10 ¿ Conteúdo Programático R.
Avaliação contínua
o Trabalho (20%; nota mínima 10 valores)
o Avaliação prática (50%; nota mínima 10 valores)
o Tarefas de Aula (30%)
Exame final
o Trabalho (20%; nota mínima 10 valores)
o Avaliação prática (50%; nota mínima 10 valores)
o Teste Teórico (30%)
As Metodologias de Ensino utilizadas no ensino dos conteúdos preparam os alunos no sentido da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino.
Objetivos 1, 2, 4, 5, 8 e 9 ¿ Metodologias de Ensino I e II
Objetivos 3, 6, 7 e 10 - Metodologias de Ensino III, IV, V, VI e VII
AGAP (2022). Barómetro Do Fitness 2021. Lisboa: Edições AGAP; American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins; Batrakoulis, A. (2019). European survey of fitness trends for 2020. ACSM's Health & Fitness Journal, 23(6), 28-35. doi: 10.1249/FIT.0000000000000523; EuropeActive (2019). European Health & Fitness Market: report 2018. Bruxelas: Edições Deloitte; Franco, S. & Santos, R. (1999). A Essência da Ginástica Aeróbica. Rio Maior: Edições ESDRM; IPDJ. (2018). Infografia dos Técnicos de Desporto em Portugal. Lisboa: Instituto Português do Desporto e Juventude; Jimenez, A. & Santos-Rocha, R. (Eds.; 2015). EuropeActive¿s Essentials for Fitness Instructors. Champaign, IL: Human Kinetics; Thompson, W. R. (2019). Thompson, WR. Worldwide survey reveals fitness trends for 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 2018, 2019. 2020. ACSM's Health & Fitness Journal.