Código: | ERADRM025 | Sigla: | ERA025 | |
Área Científica: | Mobilidade Internacional |
Área de Ensino: | Mobilidade Internacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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ERSDRM | ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 | 1º | 2 | 0 | 0 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A.Domínio dos princípios e conceitos associados à prática de atividade física (AF) e conduta lúdica para crianças com diferentes escalões etários.B.Conhecer as características das faixas etárias no contexto da prática de AF e estratégias de promoção de um estilo de vida saudável.C.Saber aplicar os conhecimentos para a lecionação de aulas práticas.D.Conhecer os fatores que influenciam a prestação motora e estratégias de motivação para a prática de AF.E.Conhecer os meios, material didático e segurança na intervenção com crianças.F.Conhecer e saber explorar ações motoras utilizando deslocamentos, percursos e equilíbrio.G.Conhecer e saber explorar movimentos enquadrados numa estrutura rítmica.H.Conhecer e explorar a componente lúdica utilizando jogos para o desenvolvimento global da criança e desenvolvimento das componentes da condição física.I.Conhecer e saber explorar atividades de corpo e mente.J.Conhecer formas de avaliação da condição física.K.Conhecer projetos de promoção da AF.
1.As crianças e a atividade física (AF). Caracterização dos conceitos e análise das evidências científicas entre a relação da AF e crianças com diferentes escalões etários.2.Objetivos e benefícios da prática regular de AF.3.Características fisiológicas e psicológicas da criança.4.Aspetos do desenvolvimento motor que poderão ter influência na prescrição de exercício. 5.Conhecer e saber aplicar estratégias de intervenção pedagógica.6.Conhecer normas de segurança e formas de gestão de aula.7.Exploração das temáticas de deslocamentos e equilíbrios, perícia e manipulação e elementos gímnicos.8.Exploração de atividades rítmicas expressivas.9.Exploração de atividades rítmicas expressivas, recorrendo a coreografias, adequados às ações motoras. 10.Exploração de atividades de dança criativa. 11.Exploração de jogos infantis.12.Jogos tradicionais. 13.Jogos de cariz desportivo.14.Atividades de Corpo e Mente.15.Baterias de testes para a avaliação da condição física.16.Projetos de promoção da AF.
Todos os conteúdos programáticos estão elaborados para irem ao encontro dos objetivos da UC. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os objetivos e os conteúdos programáticos.
Objetivo A ¿ Conteúdo da alínea 1
Objetivo B ¿ Conteúdos das alíneas 2 e 3
Objetivo C ¿ Conteúdo da alínea 4
Objetivo D ¿ Conteúdos da alínea 5
Objetivo E ¿ Conteúdo da alínea 6
Objetivo F ¿ Conteúdo da alínea 7
Objetivo G ¿ Conteúdo da alínea 8, 9 e 10.
Objetivo H ¿ Conteúdos das alíneas 11, 12 e 13
Objetivo I ¿ Conteúdo da alínea 14
Objetivo J ¿ Conteúdo da alínea 15
Objetivo K ¿ Conteúdo da alínea 16
I. Exposição de conteúdos
II. Questionamento
III. Realização de aulas práticas
IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto real
V. Ensino por descoberta guiada
VI. Avaliações
Processos de avaliação disponíveis: Avaliação Contínua e Exame Final. Considera-se que o estudante optou por avaliação contínua a partir do momento em que participou num dos elementos de avaliação previstos, como apresentado infra.
Avaliação Contínua
Avaliação Prática (70%; nota mínima de 10 valores)
2 Tarefas de Aula (30%)
Para transitar na unidade curricular o estudante deverá ter uma média final dos respetivos elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.
Exame:
Exame prático (70%; nota mínima: 10 valores)
Trabalho + defesa (30%; nota mínima: 10 valores)
Os estudantes têm, obrigatoriamente, de cumprir 2/3 de presenças para aceder à avaliação contínua.
Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico, sendo que podem articular com o docente datas e horários para as avaliações.
Todos os métodos de ensino são utilizados para que o aluno consiga atingir com sucesso os objetivos da Unidade Curricular. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos da Aprendizagem:
Objetivos A, B, D, E, J e K - Metodologias de Ensino I e II
Objetivos C, F, G, H e I ¿ Metodologias de Ensino III, IV, V e VI
American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Lippincott Williams & Wilkins.
Berger, B., Pargman, D., & Weinberg, R. (2002). Foundations of Exercise Psychology. Morgantown: Fitness Information Techology, Inc.
Blair, S. (2002). Prefácio. In S. Biddle & N. Mutrie (Eds.), Psychology of Physical Activity: determinants, well-being and interventions: Routledge.
Correia, M.; Ribeirinha, T.; Beirante, D.; Santos, R.; Ramos, L.; Dias, I.S.; Luís, H.; Catela, D.; Galinha, S.; Arrais, A.; et al. Outdoor STEAM Education: Opportunities and Challenges. Educ. Sci. 2024, 14, 688. https://doi.org/10.3390/educsci14070688
Mercê, C., Simões, V., Ramos, L., Silva, M., Brígida, N., Vitorino, A., Branco, M., & Oliveira, R. (2025). Move4Future: implementation and effects of a pilot physical exercise programme for children and youth at risk from multi-problem families. Retos, 66, 403¿415. https://doi.org/10.47197/retos.v66.110 568