• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ERADRM025
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Physical Activity for Children and Youth (2S)

Código: ERADRM025    Sigla: ERA025
Área Científica: Mobilidade Internacional

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: Mobilidade Internacional

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
ERSDRM ERASMUS (UCs em Inglês) - 2021 2 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,80
Telmo Filipe dos Santos Teotónio - ESD   0,40
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A.Domínio dos princípios e conceitos associados à prática de atividade física (AF) e conduta lúdica para crianças com diferentes escalões etários.B.Conhecer as características das faixas etárias no contexto da prática de AF e estratégias de promoção de um estilo de vida saudável.C.Saber aplicar os conhecimentos para a lecionação de aulas práticas.D.Conhecer os fatores que influenciam a prestação motora e estratégias de motivação para a prática de AF.E.Conhecer os meios, material didático e segurança na intervenção com crianças.F.Conhecer e saber explorar ações motoras utilizando deslocamentos, percursos e equilíbrio.G.Conhecer e saber explorar movimentos enquadrados numa estrutura rítmica.H.Conhecer e explorar a componente lúdica utilizando jogos para o desenvolvimento global da criança e desenvolvimento das componentes da condição física.I.Conhecer e saber explorar atividades de corpo e mente.J.Conhecer formas de avaliação da condição física.K.Conhecer projetos de promoção da AF.

Conteúdos programáticos

1.As crianças e a atividade física (AF). Caracterização dos conceitos e análise das evidências científicas entre a relação da AF e crianças com diferentes escalões etários.2.Objetivos e benefícios da prática regular de AF.3.Características fisiológicas e psicológicas da criança.4.Aspetos do desenvolvimento motor que poderão ter influência na prescrição de exercício. 5.Conhecer e saber aplicar estratégias de intervenção pedagógica.6.Conhecer normas de segurança e formas de gestão de aula.7.Exploração das temáticas de deslocamentos e equilíbrios, perícia e manipulação e elementos gímnicos.8.Exploração de atividades rítmicas expressivas.9.Exploração de atividades rítmicas expressivas, recorrendo a coreografias, adequados às ações motoras. 10.Exploração de atividades de dança criativa. 11.Exploração de jogos infantis.12.Jogos tradicionais. 13.Jogos de cariz desportivo.14.Atividades de Corpo e Mente.15.Baterias de testes para a avaliação da condição física.16.Projetos de promoção da AF.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos programáticos estão elaborados para irem ao encontro dos objetivos da UC. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os objetivos e os conteúdos programáticos.
Objetivo A ¿ Conteúdo da alínea 1
Objetivo B ¿ Conteúdos das alíneas 2 e 3
Objetivo C ¿ Conteúdo da alínea 4
Objetivo D ¿ Conteúdos da alínea 5
Objetivo E ¿ Conteúdo da alínea 6
Objetivo F ¿ Conteúdo da alínea 7
Objetivo G ¿ Conteúdo da alínea 8, 9 e 10.
Objetivo H ¿ Conteúdos das alíneas 11, 12 e 13
Objetivo I ¿ Conteúdo da alínea 14
Objetivo J ¿ Conteúdo da alínea 15
Objetivo K ¿ Conteúdo da alínea 16

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

I. Exposição de conteúdos
II. Questionamento
III. Realização de aulas práticas
IV. Análise, reflexão e discussão de situações apresentadas na aula e sobre o contexto real
V. Ensino por descoberta guiada
VI. Avaliações 


Avaliação

Processos de avaliação disponíveis: Avaliação Contínua e Exame Final. Considera-se que o estudante optou por avaliação contínua a partir do momento em que participou num dos elementos de avaliação previstos, como apresentado infra.
Avaliação Contínua
Avaliação Prática (70%; nota mínima de 10 valores)
2 Tarefas de Aula (30%)
Para transitar na unidade curricular o estudante deverá ter uma média final dos respetivos elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.
Exame:
Exame prático (70%; nota mínima: 10 valores)
Trabalho + defesa (30%; nota mínima: 10 valores)
Os estudantes têm, obrigatoriamente, de cumprir 2/3 de presenças para aceder à avaliação contínua.
Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico, sendo que podem articular com o docente datas e horários para as avaliações. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os métodos de ensino são utilizados para que o aluno consiga atingir com sucesso os objetivos da Unidade Curricular. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos da Aprendizagem:
Objetivos A, B, D, E, J e K - Metodologias de Ensino I e II
Objetivos C, F, G, H e I ¿ Metodologias de Ensino III, IV, V e VI

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2021). ACSM¿s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Lippincott Williams & Wilkins.
Berger, B., Pargman, D., & Weinberg, R. (2002). Foundations of Exercise Psychology. Morgantown: Fitness Information Techology, Inc.
Blair, S. (2002). Prefácio. In S. Biddle & N. Mutrie (Eds.), Psychology of Physical Activity: determinants, well-being and interventions: Routledge.
Correia, M.; Ribeirinha, T.; Beirante, D.; Santos, R.; Ramos, L.; Dias, I.S.; Luís, H.; Catela, D.; Galinha, S.; Arrais, A.; et al. Outdoor STEAM Education: Opportunities and Challenges. Educ. Sci. 2024, 14, 688. https://doi.org/10.3390/educsci14070688
Mercê, C., Simões, V., Ramos, L., Silva, M., Brígida, N., Vitorino, A., Branco, M., & Oliveira, R. (2025). Move4Future: implementation and effects of a pilot physical exercise programme for children and youth at risk from multi-problem families. Retos, 66, 403¿415. https://doi.org/10.47197/retos.v66.110 568