Código: | ESDRM5001 | Sigla: | AND | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | ESDRM - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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AFEVS | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 | |
LLDCFS | 2 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 |
LLDNT1 | DGES - R/A-EF 3308/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 | |
LLTD | DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos o conhecimento da teoria básica e geral associada a: I. Identificando os aspetos e conceitos gerais no âmbito das adaptações neuromusculares; II. Identificar e compreender os factores neuromusculares que influenciam a força, o poder e a flexibilidade através da descrição das adaptações crónicas e agudas ao treino; III. Conhecer os princípios orientadores associados às capacidades físicas; IV. Conhecendo as causas musculares e neurais da fadiga muscular e relacioná-las com diferentes tipos de stress; V. Instrumentos conhecedores que permitem a realização de avaliações neuromusculares.
1. Base Biológica do Movimento Humano.
2. Introdução às Adaptações Neuromusculares no Formação.
3. Introdução às Adaptações Neuromusculares associadas ao treino de capacidades físicas.
4. A eletromiografia como equipamento para aceder a adaptações neuromusculares.
5. Eletroestimulação como equipamento para o treino de adaptações neuromusculares.
6. Inovação Tecnológica para a Avaliação de Adaptações Neuromusculares no Desporto.
Considerando os objetivos da unidade curricular, a coerência do conteúdo visa fornecer aos alunos o conhecimento da teoria geral associada às adaptações neuromusculares e como são aplicadas nos diferentes aspetos do exercício físico e do treino desportivo. O objetivo desta disciplina é que os alunos conheçam, compreendam e discutissem as formas de aplicar os princípios que regem a aplicação de exercícios de formação de forma geral e abstrata para que possam utilizar este conhecimento na sua intervenção desportiva.
A metodologia aplicada deve ser focada no processo de ensino-aprendizagem do aluno, onde todo o seu trabalho contribuirá muito para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas podem cair em classes teóricas-práticas:
Conteúdo 1. - Objectivos I
Conteúdo 2 e 3 - Objectivos II, III
Conteúdo 4- Objectivos IV e V.
Conteúdo 5- Objectivos IV e V
Conteúdo 6- Objectivos V.
Avaliação Contínua: Os alunos devem participar 2/3 das presenças e indicar qual a avaliação que pretendem fazer. Para serem aprovados, os alunos devem obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores cada um dos domínios de avaliação contínua. A nota final deve ser igual ou superior a 10, nos seguintes parâmetros; Trabalho (33.3%), Apresentação do trabalho (33.3%) e teste escrito (33.3%). Avaliação por exame: prova escrita (50%) e prova oral (50%). Para aceder à prova oral, os alunos devem obter uma nota mínima de 8 pontos e a nota final deve ser igual ou superior a 10 pontos. Estudantes em situações especiais: conforme estabelecido no artigo 19.º dos Regulamentos de Avaliação do Conhecimento e das Competências.
Enoka, R. (2002). Neuromechanics of Human Movement. Human Kinetics: Champaign. IL.
Folland, J., & Williams, A. (2007). The adaptations to strength training: Morphological and neurological contributions to increased strength. Sports Medicine, 37, 145-168.
Pezarat-Correia, P. (2012). Aparelho Locomotor, Volume II: Coordenação Neuromuscular e Adaptações à Atividade Física. Lisboa: Edições FMH.
Pezarat-Correia, P., & Mil-Homens, P. (2004) (Ed.). A Eletromiografia no Estudo do Movimento. Lisboa: Edições FMH.
Robertson, D., Caldwell, G., Hamill, J., Kamen, G. & Whittlesey, S. (2014). Research methods in biomechanics (2nd edition). Hardback.
Walter, H., Nigg, B.M. (2007). Biomechanics of the muscle -skeletal System (3rd edition). Willey.
Watkins, J. (2010). Structure and function of the musculoskeletal system (2nd edition). Human Kinetics, Champaign.
Villa-Chã, C. (2014). Neuromuscular Adaptations to Endurance and Strength Training. Lambert Academic Publisher.