Anabela Pereira dos Santos de Sousa Vitorino - ESD
Responsável
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1.Identificar as etapas mais significativas da evolução do atendimento a pessoas com deficiência/dificuldades; 2.Caracterizar as tendências político-sociais-educativas atuais na intervenção junto desta população; 3.Conhecer a atividade física adaptada (AFA) nas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição), respetivos benefícios, assim como barreiras e facilitadores à sua prática; 4.Compreender a AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção junto de pessoas com deficiência/dificuldades; 5.Desenvolver competências ao nível da definição de uma intervenção sistémica; 6.Saber realizar uma avaliação prévia à participação em programas de promoção da AF e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades; 7.Conhecer a metodologia para a prescrição da AF e aptidão física nesta população; 8.Desenvolver a capacidade de intervenção técnica e pedagógica, durante o enquadramento e desenvolvimento das atividades, em função do perfil de funcionalidade.
Conteúdos programáticos
1. Promoção da saúde e estilos de vida saudáveis: 1.1 Breve análise da evolução histórica das diversas atitudes face à deficiência; 1.2 A população com deficiência/dificuldades motoras, sensoriais e, intelectuais e desenvolvimentais em Portugal; 1.3 Atividade física adaptada (AFA) nas suas diversas vertentes (reabilitação, educação, recreação e competição) e os seus benefícios; 1.4 Tipos de deficiência/dificuldades e necessidades específicas; 1.5 Barreiras e facilitadores à participação regular na AFA; 1.6 A AFA e o seu papel na promoção da saúde, prevenção e intervenção; 2. Avaliação prévia à participação em programas de promoção da AFA e aptidão física em pessoas com deficiência/dificuldades; 3. Prescrição da AF e aptidão física para pessoas com deficiência/dificuldades; 4. Estratégias técnicas e pedagógicas de intervenção em função do tipo de deficiência/dificuldades e perfil de funcionalidade; 5. Conceptualização do desporto de competição na população com deficiência/dificuldades.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são a operacionalização dos objetivos definidos para a unidade curricular, nomeadamente: os pontos 1 a 5 dos conteúdos programáticos dizem respeito à operacionalização do 1.º ao 8.º objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em sala-de-aula, pavilhão e espaço exterior, asseguram o cumprimento dos objetivos e consubstanciam a aquisição das competências, aptidões e atitudes descritas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Aulas teórico-práticas expositivas e interativas (pesquisa, estudo e análise de textos; visionamento e respetiva análise de material audiovisual; análise de casos; e exercícios de role-playing).
Avaliação
Avaliação contínua e exame, na Época Normal, exigem 2/3 (67%) de presenças, salvo alunos em situação especial. Avaliação contínua: Trabalho de grupo (n=3) (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); Inicia-se com a realização do 1.º elemento (nota mínima de 8 valores em todos); Classificação final: Média ponderada de todos elementos; Dispensa de exame final: Classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua; Se classificação final inferior a 10, o aluno reprovará e será admitido em Época de Recurso e Especial. Exame Final, em Época Normal: Trabalho de pesquisa (25%), apresentação do trabalho (15%) e teste escrito (60%); Inicia-se com realização do teste escrito; Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média ponderada de todos elementos; Alunos que não optarem pela avaliação em Época Normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas Épocas de Recurso e Especial. Exame contemplará uma prova escrita (50%) e oral (50%); Todos os elementos são individuais e presenciais e com classificação igual/superior a 10; Classificação final: Média dos dois elementos. Os alunos em situação especial serão avaliados com os mesmos métodos e de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades da ESDRM em vigor.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A utilização de métodos de ensino expositivos e, simultaneamente, mais interativos, participativos e diversificados (ex. recurso a material audiovisual - fotografias e vídeos; situações de role-playing) pretende garantir o interesse e desenvolvimento de autonomia nos estudantes ao mesmo tempo que estes trabalham para a consecução dos objetivos definidos. Procura-se a aquisição de conhecimentos sobre os objetivos definidos para a unidade curricular, bem como a aquisição de competências práticas no âmbito da promoção da atividade física e estilos de vida saudáveis, junto desta população específica.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
-ACSM (2021). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11 ed). Wolters Kluwer; -APCAS (2017). Desporto com sentido. Manual de desporto adaptado (2 ed). APCAS; -DGS (2023). Manual de Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência-PNPAF. Direção-Geral da Saúde. -Emes, C. & Velde, B. (2005). Practicum in adapted physical activity. H. Kinetics; -Marques, U., Castro, J., & Silva., M. (2001). Atividade Física Adaptada: uma visão crítica. Rev. Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1), 73-79; -Thomas, N. & Smith, A. (2009). Disability, Sport and Society. An introduction. Routledge; -Vitorino, A., et al. (2015). Atividade física adaptada na população com necessidades especiais. Rev. Científica da FPDD, 1(1), 46-50. -WHO (2020). WHO Guidelines onphysical activity and sedentary behaviour. WHO. -Winnick, J. & Porretta, D.L. (2021) (Ed.). Adapted Physical Education and Sport (7 ed). H. Kinetics Publishers.