Código: | ESDRM5004 | Sigla: | FBTD | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | ESDRM - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
AFEVS | DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 | |
LLDCFS | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 | |
LLDNT1 | DGES - R/A-EF 3308/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 | |
LLTD | 2 | DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 | 1º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Desenvolver um conhecimento geral dos fundamentos fisiológicos aplicados nos diferentes tipos de modalidades desportivas e de exercício físico; desenvolver um conhecimento geral do metabolismo e sua regulação; Conhecer a função das vias metabólicas; Conhecer a interdependência dos vários órgãos; Conhecer e explicar as especificidades das adaptações bioquímicas fisiológicas e metabólicas ao esforço; Competências: Científicas: domínio dos conhecimentos fundamentais de bioquímica e sua aplicação a novas situações, nomeadamente relacionadas com a Fisiologia Humana, a Nutrição e o Treino Físico. Competências de planeamento experimental; análise de dados; espírito crítico; Inter-pessoais: desenvolver competências de trabalho em grupo; capacidade de interpretação de problemas aplicados; Expressão oral e escrita: capacidade de apresentação oral e escrita do trabalho realizado e de resposta a questões orais e por escrito relacionadas com os conteúdos lecionados e os conceitos apreendidos.
Os fundamentos biológicos fisiológicos nos diferentes tipos de modalidades desportivas; metabolismo e sua regulação; Hidratação. Sistemas energéticos e substratos energéticos: glúcidos (açucares complexos e simples); lípidos (ácidos gordos, esteróides, aminoácidos); péptidos (proteínas); enzimas e reacções enzimáticas. Energia: transformações energéticas no corpo, tecidos e processos bioquímicos. Introdução ao metabolismo. As principais vias metabólicas. metabolismo glucídico, lipídico e de síntese proteica. Princípios gerais do treino desportivo.
Os conteúdos programáticos pretendem potenciar o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras. Os conteúdos programáticos incidem em áreas relevantes da do treino e do exercício físico, na perspetiva de ajudar a melhor entender as adaptações com o treino, e permitem a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências na aplicação de estímulos físicos com ênfase na identificação e aplicação destes mesmos conhecimentos e competências na resolução de problemas práticos e teóricos.
Os tópicos a serem tratados ao longo da UC serão examinados através de exposição teórica e de atividades de natureza prática. As abordagens metodológicas serão baseadas nas necessidades comunicativas dos alunos e adequadas às suas características como futuros profissionais de exercício físico: exposição direta ao uso das competências e a situações problema enunciados oralmente e em textos selecionados; participação direta em interação comunicativa e em tarefas especialmente concebidas; combinação de apresentações, explicações e atividades de exploração. Os alunos terão tarefas de leitura em cada um dos tópicos do programa e deverão demonstrar empenho nas discussões em sala de aula. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. As sessões são compostas por transmissão de informação e de aplicação dos instrumentos, metodologias e de procedimentos apresentados.
A avaliação contínua é o principal modelo previsto na avaliação da UC.
A unidade curricular adota a avaliação contínua sob a forma de testes e da realização e apresentação de trabalhos. As diferentes componentes que constituem a avaliação consideram que o programa está adequado aos objetivos de aprendizagem. Pretende-se avaliar conhecimentos e competências devidamente identificadas no programa. No que respeita às metodologias de ensino/aprendizagem pretende-se uma transferência das metodologias de ensino principalmente unidireccional para metodologias ditas bidireccionais, fundamentadas em particular nas novas tecnologias de informação. Estas potenciam o envolvimento dos Estudantes na concretização dos objetivos coletivos e individuais de aquisição de competências, principalmente numa perspectiva profissionalizante como é exigida no contexto do Ensino Superior Politécnico. Esta metodologia incentiva o trabalho autónomo ao propor, por exemplo, a resolução de exercícios e problemas específicos após as aulas, a realização de visitas de estudo, de palestras. A metodologia tem como objetivo permitir ao estudante uma participação ativa no seu processo de aprendizagem e de crescimento pessoal, orientada para promover competência e capacidades específicas e horizontais. O ensino é ministrado de modo a favorecer um papel ativo do estudante na criação do processo de aprendizagem, bem como em processos de avaliação que sejam consonantes com essa abordagem. Considera-se fundamental respeitar e atender à diversidade de estudantes e das suas necessidades, permitindo flexibilidade no percurso de aprendizagem. Para tal considera-se e usam-se diferentes métodos de ensino e aprendizagem, em conformidade com as necessidades dos estudantes e com os objetivos de aprendizagem. Procura-se ainda avaliar e ajustar regularmente os métodos de ensino e aprendizagem de forma a: a) assegurar um sentido de autonomia no estudante, garantindo, concomitantemente, orientação e apoio adequados por parte do professor; b) promover o respeito mútuo na relação aluno-professor; c) disponibilizar mecanismos para lidar com reclamações dos estudantes
Kenney, W. L., Wilmore, J. H., & Costill, D. L. (2021). Physiology of sport and exercise. Human kinetics.
Goldman, L; Ausielo, D. Cecil (2004). Textbook of medicine 22a ed. New York: Editora Sauders.
McKee, T & McKee, J. R. (2003). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 3rd ed., McGraw-Hill, New York.
Mougios, V. (2019). Exercise biochemistry. Human Kinetics Publishers.
Nelson, D. L., COX, M. M. (2011). Princípios de bioquímica de Lehninger. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed.
Newsholme, E.A. & Leech, T.R. (2009).Functional Biochemistry in Health and Disease, Wiley-Blackwell, Oxford.
Quintas A., Freire, A. P., Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Edições Lidel, Lisboa.
Moghetti, P., Bacchi, E., Brangani, C., Donà, S., & Negri, C. (2016). Metabolic effects of exercise. Sports Endocrinology, 47, 44-57.
Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2005). Fundamentals of Biochemistry, 2ª ed. John Wiley & Sons, Inc., New York.York.