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Psicofisiologia Aplicada ao Comportamento Motor

Código: ESDRM5006    Sigla: PACM
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
AFEVS DGES - R/A-CR 14/2013/AL02, de 23/01/2025 3 30 75
LLDCFS 1 DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75
LLDNT1 DGES - R/A-EF 3308/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75
LLTD DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Cristiana Isabel André Mercê - ESD   1,00
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Paulo Ramalheira Catela - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Compreender relação bidirecional entre SNC e SNP e respostas motoras e fisiológicas não associadas a esforço físico (NEF). Explorar ressonância entre sistemas respiratório e cardíaco. Conhecer, em contexto profissional, respostas psicofisiológicas a: i) interação entre constrangimentos intrínsecos e resposta cardíaca; ii) interação entre situação motora e sistema hormonal; iii) relação entre dificuldade da situação motora e resposta cardíaca NEF; iv) relação entre foco na situação motora e respostas respiratória e cardíaca NEF; v) relação entre risco da situação motora e respostas respiratória e cardíaca NEF; vi) relação entre nível de vigilância na situação motora e respostas respiratória e cardíaca NEF; vii) efeito ergogénico da música a tipos de esforço físico; viii) relação entre atividade sociomotora e reatividade cardiovascular; ix) efeito do humor no exercício físico e situação motora. Explorar efeito de técnicas psicofisiológicas em contexto profissional.

Conteúdos programáticos

SNA e retroação biológica. Respostas hormonais a esforço físico, experiência e adição. Adaptações cardiorrespiratórias em problemas de saúde e desenvolvimento. Técnicas respiratórias e prestação motora e física. Dificuldade motora e adaptações cardiorrespiratórias. Foco interno e externo, regulação do SNA e prestação motora. Risco, reatividade cardíaca e prestação motora. Concentração, respiração e adaptação cardíaca. Música, tipo de esforço físico e dessensibilização. Humor, emoções negativas e ansiedade. Respostas psicofisiológicas ao toque físico e na sintonia mútua. Análise e interpretação de: i) resposta cardíaca a técnicas de respiração; ii) nível de vigilância a constrangimentos extrínsecos da tarefa motora e situação motora. Simulação de: i) situações motoras por nível de dificuldade e risco; ii) seleção de extratos musicais para tipo de esforço físico. Experienciação de: i) constrangimentos sociais ao ritmo individual; ii) técnicas individuais e de grupo de humor positivo.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Exploração de conteúdos através de resolução de problemas (fichas de aplicação de conhecimentos), permite simular aplicabilidade em contexto profissional. Exploração de conteúdos em sessões práticas, permite compreender em situações reais como interpretar os comportamentos motores e as respostas psicofisiológicas de praticantes. Estudo exploratório permite aprofundamento e produção de conhecimento aplicado, como formação científica e para investimento em nichos de mercado de trabalho.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição e debate de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos. Reflexão e aplicação de conteúdos contextualizados, em função de perfil de saída profissional dos cursos. Exploração de métodos de produção e de divulgação de conhecimento, através de pesquisa aplicada (estudo exploratório) e participação em eventos científicos especializados; propiciando interdisciplinaridade com outras unidades curriculares do curso.


Avaliação

Avaliação contínua com componente aplicada presencial (fichas de aplicação de conhecimentos) e com componente exploratória não presencial (estudo exploratório). Ambas as componentes de avaliação contínua têm apoio e orientação docente. Contínua: Fichas de aplicação de conhecimentos (5 valores, cumprimento mínimo de 5) (mais) Estudo exploratório (15 valores; com cumprimento de critérios operacionais). Dispensa de exame se nota igual ou superior a 10 valores. Todos os Exames: Média arredondada de teste escrito individual (50%) (requer pontuação mínima de 10 valores), seguida de oral individual (50%). Estudantes em situação especial devem articular com regente modelo de avaliação personalizado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Centrada no estudante, com orientação docente. Descoberta guiada, através de exposição e debates em grupo alargado e resolução de problemas em pequenos grupos (fichas de aplicação de conhecimentos). Fichas de aplicação de conhecimentos realizadas em situações simuladas, propiciam contextualização concreta de conteúdos lecionados. Recolhas em contexto específico para estudo exploratório, propicia aprofundamento e contacto com futuro contexto de intervenção profissional; também é potenciador de interdisciplinaridade (Antropologia e História do Desporto, Desenvolvimento Motor, Estatística, Metodologia da Investigação, Controlo e Aprendizagem Motora, Especialidade). Incentivo e apoio à divulgação de conhecimento produzido em encontros técnicos e científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

https://doi.org/10.1590/S1980-6574201700040001; https://doi.org/10.1080/1750984X.2022.2145573; https://doi.org/10.33448/rsd-v13i9.46759; https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19291; https://doi.org/10.3390/jfmk9040184; https://doi.org/10.3390/medicina61030527; https://doi.org/10.1038/s41598-017-06461-z; https://doi.org/10.1111/j.1469-8986.2008.00688.x; https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2023.102548; https://doi.org/10.1016/j.brainresbull.2005.06.035; https://scholar.google.com/scholar?hl=en&as_sdt=0%2C5&q=Catela+n%C3%B3s+frequ%C3%AAncia+card%C3%ADaca+&btnG=; http://journals.lww.com/acsm-msse/Abstract/2015/05...; https://doi.org/10.1037/bul0000216; https://doi.org/10.1016/j.ijpsycho.2006.04.002; https://ecronicon.net/assets/eccy/pdf/ECCY-09-00900.pdf

Observações

No caso de interrupção excecional de ensino presencial, as sessões teórico-práticas decorrerão conforme determinações da Direção da ESDRM.