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Psicologia das Lesões Desportivas

Código: ESDRM5008    Sigla: PLD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 2 DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75
LLDNT1 2 DGES - R/A-EF 3308/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75
LLTD 2 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Gonzaga Ferreira Joaquim - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta U.C. tem como objetivo geral
=> Conhecer e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

No final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes objetivos de aprendizagem
=> Compreender a lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar;
=> Identificar os antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva; 
=> Conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; 
=> Identificar os principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; 
=> Identificar e explicar potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado; 
=> Reconhecer alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas.

Conteúdos programáticos

1. Lesão no Desporto e Psicologia 
1.1. Conceito e Classificação das Lesões Desportivas 
1.2. Psicologia das Lesões, Psicologia e Ciências do Desporto 

2. Risco e Prevenção da Lesão Desportiva 
2.1. Avaliação e Controlo do Stress 
2.2. Modelo de Stress e Vulnerabilidade à Lesão Desportiva 

3. Resposta Psicológica associada à Lesão Desportiva 
3.1. O Ciclo Emocional da Lesão 
3.2. Modelo Integrado de Resposta à Lesão no Desporto 
3.3. Custos e Ganhos dos Atletas Lesionados 
3.4. Inadaptação psicossocial à lesão 

4. Processo de Reabilitação da Lesão Desportiva 
4.1. Modelos de Intervenção em Crise e Suporte Social 
4.2. Reabilitação e Retorno à Prática

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O tópico programático 1 destina-se a procurar a compreensão da lesão desportiva enquanto incidente crítico de vida que exige uma abordagem global e a partir de uma interface multidisciplinar; o tópico programático 2 visa possibilitar aos estudantes a identificação dos antecedentes psicológicos, psicossociológicos e sociais predisponentes da vulnerabilidade à lesão desportiva, bem como conhecer e comparar as diferentes abordagens explicativas da relação stress psicossocial e lesão desportiva; o tópico programático 3 destina-se a facultar aos estudantes a identificação dos principais sinais de reatividade cognitiva, emocional e comportamental à lesão desportiva; e, finalmente, o tópico programático 4 - a abordagem ao processo de reabilitação, tem como objetivos específicos a identificação e explicação das potenciais estratégias de coping a mobilizar pelo atleta lesionado e explicar algumas alternativas de acompanhamento psicológico e suporte social no processo de reabilitação das lesões desportivas e preparação do retorno à prática desportiva.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Em todas as aulas (de tipologia teórico-prática) será articulada a exposição oral (com suporte visual) com a permanente estimulação à dinâmica da participação, individual ou em pequenos grupos, e reflexão conjunta com vista à assimilação, transferência e aplicação dos conhecimentos.


Será promovida igualmente a exploração, articulação e discussão de textos (fichas de leitura) e de casos procedentes (estudos de caso) tanto de situações reais como da literatura científica, convergindo na elaboração de um único trabalho final.


Avaliação

Na Época Normal da presente Unidade Curricular, os alunos poderão optar por um dos dois tipos de avaliação: avaliação contínua ou exame final (cf. Art.º 6º, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências - RACC). Só podem realizar avaliação nesta época os alunos que cumpram o regime de frequência definido (cf. Art.º 10º do RACC), isto é, frequentar obrigatoriamente pelo menos 2/3 (66,7%) das horas de contacto havidas (teórico-práticas).

Avaliação Contínua - Regime Ordinário (cf. Art.º 7º do RACC): A) Participação nas atividades propostas (10%), B) Trabalho de Grupo (40%), C) Prova Escrita de Avaliação de Frequência (50%); Regime Especial (cf. Art.º 19º do RACC): A. Trabalho individual (40%), B. Discussão Oral do Trabalho Individual (10%), C. Prova Escrita de Avaliação (50%).

Avaliação Final (Exame) (cf. Art.º 8º do RACC): A. Trabalho individual (25%), B. Prova Escrita de Avaliação (75%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia de ensino utilizada promove no estudante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de algumas competências na análise e compreensão, dada a diversidade e interatividade das estratégias utilizadas, incluindo exemplificação e a discussão em sala de casos e situações problemáticas. Estas estratégias promovem no estudante a capacidade de reflexão que lhe permitirá identificar e compreender os principais fatores psicológicos associados à prevenção e reabilitação das lesões desportivas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Arvinen-Barrow, M., & Walker, N. (Eds) (2013). The psychology of sport injury and rehabilitation. Routledge.
Buceta, J. M. (1996). Psicología y lesiones deportivas: prevención y recuperación. Dykinson.
Crossman, J. (2001). Coping with sport injuries: Psychological strategies for rehabilitation. Oxford University Press.
Heil, J. (1993). Psychology of Sport Injury. Human Kinetics.
Gonzaga, L. (2016). Prevenção de lesões desportivas: o contributo da psicologia. In A. Silva & M. Batista (Eds.). Desenvolvimento do Judo. Textos Técnicos, pp. 211-238. Ed. AJDSantarém.
Palmi, J. (2001). Visión Psico-Social en la Intervención de la Lesión Deportiva. Cuadernos de Psicología del Deporte, 1 (1), 69-79.
Tranaeus, U., Gledhill, A., Johnson, U. et al. (2024). 50 Years of Research on the Psychology of Sport Injury: A Consensus Statement. Sports Medicine, 54, 1733¿1748. https://doi.org/10.1007/s40279-024-02045-w