Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Pretende-se que o aluno conheça o jogo de Voleibol a nível:
1. Da sua regulamentação
2. Das técnicas utilizadas
3. Da organização tática das equipas.
4. Da caracterização o esforço no Voleibol e as implicações decorrentes em
termos preparação física específica.
5. Dos aspetos psicológicos preponderantes no jogo e treino.
Pretende-se ainda que seja capaz de estruturar e implementar um plano de treinos adequado à idade, nível de execução e características dos praticantes.
Em resumo pretende-se que o aluno desenvolva as competências necessárias para poder ser treinador de Voleibol de um nível elementar.
Conteúdos programáticos
1.Introdução à Unidade Curricular: funcionamento; âmbito; objetivos; avaliação; conteúdos e bibliografia.
2.Regras Oficiais de Voleibol
3.As técnicas do Voleibol:
3.1.A Posição de Base Fundamental no Voleibol e deslocamentos.
3.1.1.Definição; utilização e objetivos
3.2.Passe
3.2.1.Definição e tipos de Passe
3.2.2.Componentes críticas e Erros tipo
3.3.A Manchete
3.3.1.Definição; utilização e objetivos
3.3.2.Componentes críticas e Erros tipo
3.4.O Serviço
3.4.1.Definição; tipos e objetivos
3.4.2.Componentes críticas e Erros tipo
3.5.O Remate
3.5.1.Definição; utilização e objetivos
3.5.2.Componentes críticas e Erros tipo
3.6.O Bloco
3.6.1.Definição; utilização e objetivos
3.6.2.Componentes críticas e Erros tipo
4.A Táctica Colectiva
4.1.Fases do jogo
4.2.Sistemas de Jogo
4.3.Simbologia
4.4. Aspetos a considerar na elaboração de um sistema de jogo
5.A preparação física em Voleibol
6.A preparação psicológica em Voleibol.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para atingir o objetivo 1 são relevantes os conteúdos 2, 3.2.1, 3.3.1, 3,4.1, 3.5.1 3.6.1
Para atingir o objetivo 2 são relevantes os conteúdos do ponto 3.
Para atingir o objetivo 3 são relevantes os conteúdos do ponto 4.
Para atingir o objetivo 4 são relevantes os conteúdos do ponto 5.
Para atingir o objetivo 5 são relevantes os conteúdos do ponto 6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia aplicada será centrada no processo ensino aprendizagem:
1 - Através de aulas teórico-práticas será privilegiado o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas. Para tal será proposta a realização de exercícios adequados ao desenvolvimento das capacidade técnico táticas dos alunos.
2 - Serão feitas exposições teóricas de matéria
3 - Serão organizadas discussões nas aulas sobre as diversas temáticas.
Avaliação
Em época normal o aluno tem de cumprir com um mínimo de 66% de presenças nas aulas teórico práticas. Os alunos em situação especial estão isentos deste quesito.
Para concluir a UC em regime de avaliação contínua o aluno é avaliado em função de:
Trabalho desenvolvido durante as aulas - 40%
Prestação prática relativamente ao grau de execução das diferentes técnicas e grau de cumprimento dos princípios de organização tática da equipa. - 30%
Questionamento oral - Grau de conhecimento teórico relativo aos temas constantes do programa - 30%.
Para Exame (Época Normal ou de Recurso) - O aluno deve numa sessão prática demonstrar o nível de execução das diferentes técnicas (35%) e o grau de cumprimento dos princípios de organização tática da equipa (35%) Será ainda realizada uma prova oral - para avaliar o grau de conhecimento teórico relativo aos temas constantes do programa - 30%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Para atingir o objetivo 1 são relevantes as metodologias 2 e 3
Para atingir o objetivo 2 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 3 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 4 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 5 são relevantes as metodologias1, 2 e 3
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
¿ Papageorgiou, A., & Spitzley, H. (2003). The volleyball coaching bible. Human Kinetics.
¿ Selinger, A., & Ackermann-Blount, B. (1986). Power volleyball. St. Martin¿s Press.
¿ Zweiacker, P. (2005). Voleibol: Iniciação e aperfeiçoamento. Edições Horizonte.