• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ESDRM5011
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Voleibol

Código: ESDRM5011    Sigla: VOLEIBOL
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 3 0 0
LLDNT1 DGES - R/A-EF 3308/2011/AL02, de 08/01/2025 3 0 0
LLTD 3 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Félix Luís de Lima e Cunha Hopffer Romero - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que o aluno conheça o jogo de Voleibol a nível:

1. Da sua regulamentação
2. Das técnicas utilizadas
3. Da organização tática das equipas.
4. Da caracterização o esforço no Voleibol e as implicações decorrentes em         
      termos preparação física específica.
5. Dos aspetos psicológicos preponderantes no jogo e treino.  
Pretende-se ainda que seja capaz de estruturar e implementar um plano de treinos adequado à idade, nível de execução e características dos praticantes. 
Em resumo pretende-se que o aluno desenvolva as competências necessárias para poder ser treinador de Voleibol de um nível elementar.




Conteúdos programáticos

1. Introdução à Unidade Curricular: funcionamento; âmbito; objetivos; avaliação; conteúdos e bibliografia.
2. Regras Oficiais de Voleibol
3. As técnicas do Voleibol:
3.1. A Posição de Base Fundamental no Voleibol e deslocamentos.
3.1.1. Definição; utilização e objetivos
3.2. Passe 
3.2.1. Definição e tipos de Passe
3.2.2. Componentes críticas e Erros tipo
3.3. A Manchete
3.3.1. Definição; utilização e objetivos
3.3.2. Componentes críticas e Erros tipo
3.4. O Serviço 
3.4.1. Definição; tipos e objetivos
3.4.2. Componentes críticas e Erros tipo
3.5. O Remate
3.5.1. Definição; utilização e objetivos
3.5.2. Componentes críticas e Erros tipo
3.6. O Bloco 
3.6.1. Definição; utilização e objetivos
3.6.2. Componentes críticas e Erros tipo
4. A Táctica Colectiva 
4.1. Fases do jogo
4.2. Sistemas de Jogo 
4.3. Simbologia
4.4. Aspetos a considerar na elaboração de um sistema de jogo
5. A preparação física em Voleibol 
6. A preparação psicológica em Voleibol.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para atingir o objetivo 1 são relevantes os conteúdos 2, 3.2.1, 3.3.1, 3,4.1, 3.5.1 3.6.1

Para atingir o objetivo 2 são relevantes os conteúdos do ponto 3.
Para atingir o objetivo 3 são relevantes os conteúdos do ponto 4.
Para atingir o objetivo 4 são relevantes os conteúdos do ponto 5.
Para atingir o objetivo 5 são relevantes os conteúdos do ponto 6.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia aplicada será centrada no processo ensino aprendizagem: 

1 - Através de aulas teórico-práticas será privilegiado o  ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas. Para tal será proposta a  realização de exercícios adequados ao desenvolvimento das capacidade técnico táticas dos alunos.
2 - Serão feitas exposições teóricas de matéria 
3 - Serão organizadas discussões  nas aulas sobre as diversas temáticas.


Avaliação

Em época normal o aluno tem de cumprir com um mínimo de 66% de presenças nas aulas teórico práticas. Os alunos em situação especial estão isentos deste quesito.

Para concluir a UC em regime de avaliação contínua o aluno é avaliado  em função de:
Trabalho desenvolvido durante as aulas  - 40%
Prestação prática relativamente ao grau de execução das diferentes técnicas e grau de cumprimento dos princípios  de organização tática da equipa.  - 30%
Questionamento oral  - Grau de conhecimento teórico relativo aos temas constantes do programa - 30%.
Para Exame (Época Normal ou de Recurso) - O aluno deve numa sessão prática demonstrar o nível de execução das diferentes técnicas (35%) e o grau de cumprimento dos princípios  de organização tática da equipa (35%) Será ainda realizada uma prova oral  - para avaliar o grau de conhecimento teórico relativo aos temas constantes do programa - 30%.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Para atingir o objetivo 1 são relevantes as metodologias 2 e 3

Para atingir o objetivo 2 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 3 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 4 são relevantes as metodologias 1, 2 e 3
Para atingir o objetivo 5 são relevantes as metodologias1, 2 e 3

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

¿ Papageorgiou, A., & Spitzley, H. (2003). The volleyball coaching bible. Human Kinetics.
¿ Selinger, A., & Ackermann-Blount, B. (1986). Power volleyball. St. Martin¿s Press.
¿ Zweiacker, P. (2005). Voleibol: Iniciação e aperfeiçoamento. Edições Horizonte.