• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ESDRM5015
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Padel

Código: ESDRM5015    Sigla: PADEL
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 7 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
A Contratar_Licenciatura   2,00
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta de Sousa Ribeiro Martins - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta disciplina deve preparar o aluno para ser capaz de adquirir os conhecimentos de índole técnica e criar uma capacidade de refletir a prática, de forma que lhe sejam ministrados instrumentos para uma segura intervenção técnica, e sejam potencializadas capacidades de adaptação e inovação que possibilitem o sucesso profissional futuro. 


Conteúdos programáticos

1. História e Evolução do Padel;
2. Regras Principais do Padel
3. Aspetos Técnicos do Padel; 
4. Aspetos Táticos do Padel; 
5. Psicologia no Padel;
6. Compromisso com a Ética.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino adotadas detém abordagens e princípios distintos para facilitar a aprendizagem. Alguns dos métodos mais comuns incluem: Aprendizagem baseada em problemas (PBL - Problem-Based Learning) com foco na resolução de problemas específicos, onde os alunos investigam e resolvem as questões; Aprendizagem cooperativa: Os alunos trabalham em grupo para alcançar objetivos comuns, promovendo habilidades sociais, colaboração e responsabilidade compartilhada; Ensino individualizado: adaptando a instrução de acordo com as necessidades e estilos de aprendizagem de cada aluno, permitindo um ritmo personalizado; Aprendizagem baseada em competências, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades e competências específicas em vez de apenas na transmissão de informações; Ensino por descoberta, onde os alunos aprendem nas aulas práticas, explorando, investigando e descobrindo conceitos por conta própria, muitas vezes através de experimentação.


Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A metodologia aplicada deverá ser centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas poderão recair em aulas teóricas, aulas teórico-práticas ou práticas.


Avaliação

  • Avaliação contínua - para aprovação na disciplina é condição que os alunos tenham a nota das avaliações realizadas A CADA UM DOS PARÂMETROS que compõe a nota final igual ou superior a 9,5 valores. A classificação final é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Nota Final = T*0.4+ IP*0.4+ Tr*0.2 onde T = nota teste;  IP = nota intervenção pedagógica e Tr = nota trabalho escrito, O aluno que cumpra os parâmetros a serem avaliados em avaliação contínua fica dispensado de ir a exame final. Caso não cumpra os referidos parâmetros terá de realizar exame a todo ou parte das componentes, mediante decisão do docente. 
  • Exame final - será constituído por componente prática, componente escrita e componente oral, com ponderação de 0,33 cada, onde para aprovação terá de obter a classificação de 9,5 valores a cada componente. 
  • Alunos em situação especial - conforme disposto no artigo 19º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia utilizada privilegiará o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas.



Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Alfaro, S. N. (2016). Fundamentos del pádel: Los secretos de un entrenamiento eficaz para deportistas. Paidotribo.
  • Remohí Ruiz, J. J. (2020). Consejos para ganar un partido y ser un mejor jugadorGS1 Global Office
  • Sanches, P. (s.f.). Guia prático do professor.