Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Conhecer a história e desenvolvimento do Surfing em Portugal e no mundo. Identificar as instituições do Surfing nacionais e internacionais e o seu âmbito de atuação. Conhecer as regras definidas no regulamento das escolas de Surf. 2. Identificar a estrutura das competições no Surfing. 3. Identificar os diferentes tipos de equipamentos das modalidades de Surfing. 4. Descrever o processo de formação da ondulação. Distinguir os diferentes tipos de ondas. Interpretar os dados relativos aos modelos de previsão e à informação espectral. 5. Descrever os princípios do salvamento aquático. Descrever o algoritmo de SBV aplicado ao afogamento. 6. Identificar fundamentos da didática no processo de ensino ¿ aprendizagem do surfing. 7. Conhecer os princípios base da metodologia do treino específica no Surfing.
Conteúdos programáticos
1. Organização e regulamentação
1.1. Enquadramento histórico
1.2. Organização internacional e nacional
1.3. O Título Profissional de Treinador Desportivo
1.4. Regime legal das escolas
2. Arbitragem
2.1. Regras de competição
2.2. Método de julgamento
2.3. Critérios de julgamento
3. Material Técnico
3.1. Fatos, barbatanas e proteções
3.2. Pranchas e acessórios
4. Locais de prática
4.1. As ondas
4.2. As praias
5. Segurança
5.1. Meios e métodos de salvamento
5.2. Perigos naturais e primeiros socorros
6. Didática Específica
6.1. Como iniciar a prática
6.2. Descrição e ensino das técnicas do Surf
6.3. Descrição e ensino das técnicas no Longboard
6.4. Descrição e ensino das técnicas no Bodyboard
6.5. Descrição e ensino das técnicas no Stand Up Paddle
6.6. Descrição e ensino das técnicas no Skimboard
7. Metodologia do Treino Específica
7.1. Orientação da sessão na praia
7.2. Treino com populações especiais
7.3. Treino complementar
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Especificamente, pretende-se que os conteúdos abordados na modalidade desportiva I capacitem os alunos com os conhecimentos técnicos, teóricos e práticos necessários para a abordagem à prática das modalidades de surfing. A numeração apresentada representa a relação direta entre os conteúdos programáticos apresentados e os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia será centrada no processo ensino aprendizagem do aluno onde todo o seu trabalho contribuirá fortemente para a sua aprendizagem. As metodologias utilizadas recairão em aulas teóricas e aulas teórico-práticas. A metodologia utilizada privilegia o ensino presencial, fazendo com que a melhoria de conhecimentos dos alunos se efetue no confronto das dificuldades encontradas para a resolução das tarefas propostas nas aulas práticas com os conhecimentos adquiridos através do estudo da bibliografia fornecida e das discussões organizadas nas aulas, como trabalhos em grupo e aplicação prática dos mesmos.
Avaliação
Os processos de avaliação disponíveis são a avaliação contínua e o exame final.
Avaliação contínua:
1. Mínimo 2/3 das aulas, e execução das tarefas motoras (DM - Desempenho Motor);
2. Ficha de Trabalho Individual (FTI) - (Elaboração de uma unidade de treino de Surfing);
3. Frequência (F) - que consta da realização de uma frequência.
Nenhuma destas avaliações poderá ter classificação inferior a 10 (dez) valores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
São utilizadas metodologias orientadas para incentivar a autonomia e organização de trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos nas sessões práticas. De acordo com o descrito, é aplicado o modelo de avaliação contínua em todas as sessões e desenvolvidos trabalhos em grupo.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Abbott, R.; Baker, M. (1980) Start Surfing. 2nd Edição 1989. Lisboa: Editorial Presença, Lda.
Almond, E. (2009) Surfing: Mastering Waves from Basic to Intermediate. Canada: The Mountaineers Books.
Baker, T. (2007) Go Surf. Dorling Kindersley Limited.
Beedie, P. (2003). Adventure Tourism. In S. Hudson (Ed.), Sport and Adventure Tourism (pp. 203- 239). USA: The Haworth Hospitality Press.
Butt, T.; Russel, P. (2002) Surf Science: An introduction to waves for surfing. Honolulu: University of Hawaii.
Conway, J. (1988) Surfing. United Kingdom: Salamander Books Ltd.
Correia, A. (1991) Desportos Náuticos ¿ Rios, espaços de aventura. Revista Horizonte. Vol.III, 43.
Kempton, J. (2008) Surfing The Manual: Advanced. Wavefinder Ltd.
Leal, A.; Cipriano, F. (2012) Portugal Surf Guide. Lisboa: Uzina Books. 68.
Lima, P. (2008) Carcavelos e os dez mandamentos do surfista. FreeSurf Magazine, 3, 6.
Observações
Os estudantes em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico, sendo que podem articular com o docente datas e horários para as avaliações.