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Dinâmicas de Grupo

Código: ESDRM5023    Sigla: DG
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLTD 36 DGES - R/A-EF 3310/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD   1,67
Diana Alexandra Martinho da Silva Torres   0,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carla Maria Chicau Costa Borrego - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Procura-se que, no final da Unidade Curricular, o estudante demonstrem conhecimentos e competências que lhe possibilitem: a)Compreender a importância das Dinâmicas de Grupo no estudo científico das manifestações comportamentais, originadas pela interação do profissional de desporto com os atletas, bem como dos processos internos despoletados no indivíduo e resultantes dessas manifestações; b)Conhecer os princípios básicos para que um grupo trabalhe em conjunto para atingir os seus objetivos; c)A compreender dos processos de grupo, através da participação em experiências de grupo.; d) Capacidade de relacionamento com outros, apresentação oral, interajuda e respeito.

Conteúdos programáticos

1¿ Estrutura e Processos de Grupo no Desporto 1.1 ¿ Características e estrutura dos grupos; 1.2 ¿ Coesão de grupo. UC 1.3.- Dinâmica de grupos ¿ coesão (integradas e S/ ser integrada); 2 ¿ Processos de Liderança no Desporto 2.1 ¿ Conceito de liderança e Teorias da liderança. 2.2 ¿ Estilos de liderança. 2.3 - Dinâmica de grupos ¿ Liderança (integradas e S/ ser integrada); 3 ¿ Comunicação e resolução de conflitos 3.1 ¿ Importância da comunicação; 3.2 - Tipos de comunicação e processos de comunicação; 3.3- Dinâmica de grupos ¿ Comunicação (integradas e S/ ser integrada); 4¿ Introdução à Formação e desenvolvimentos dos grupos 4.1 ¿ Definição, estratégias e benefícios de Team Building (integradas e S/ ser integrada); 4.3 ¿ Estratégias de segurança 4.4 ¿ Atividades de Comunicação e Quebra-gelo (integradas e S/ ser integrada); 4.5 ¿ Atividades de Desafio introdutório, intermédio e avançado(integradas e S/ ser integrada);

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. Todos os conteúdos programáticos confluem para os objetivos definidos, permitindo interpretação, conhecimento e reflexão sobre a dinâmica de grupo, desenvolvendo formatos de reflexão diferenciados, no sentido de encontrar respostas adequadas à complexidade das situações profissionais inseridas num determinado grupo

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Privilegiar a relação Professor-Aluno, realizando aulas dinâmicas e positivas, em que os alunos têm um papel ativo no seu processo de aprendizagem. As reflexões dos alunos sobre as matérias são os guiões para desenrolar das aulas. Colocar os alunos em contacto com a realidade social. Os diapositivos de todas as aulas, assim como o programa e sumários são disponibilizados no moodle, antes de cada aula. Esta estratégia visa a preparação dos alunos, de modo que, a o seu papel seja ativo. As aulas teóricas terão um carácter mais expositivo e nas aulas teóricas-práticas se privilegia a análise de documentos, textos, resolução de fichas, de dinâmicas e apresentações orais. 


Avaliação


Na Avaliação Contínua (AC) e no exame final em época normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças (ver ponto 1, Art. 10° do Regulamento de Conhecimentos e Competências da ESDRM). Os alunos que optem pela Avaliação Contínua, não poderão aceder á Avaliação Final em época normal.

Os alunos que obtiverem nota superior a 10 valores estão dispensados do exame final.

Avaliação continua
A avaliação continua é composto por três elementos:
a) 3 Fichas de trabalho
Máximo 3 estudantes
b) Teste de Avaliação
Individual
O estudante está em avaliação continua a partir da entrega da primira ficha de trabalho.
As Classificações nas fichas de trabalho e teste de avaliação com valores menores ou igual a 10 valores, corresponde a reprovação e acesso á época de recurso. A falta a um elemento de avaliação corresponde a reprovação.

Cáculo da Avaliação Contínua: Fichas de trabalho (40%) + Teste Avaliação (60%);

Exames
O exame é constituído por 2 elementos de avaliação. O teste de avaliação escrito e oral.
A Classificação no teste de avaliação com valores menores ou igual a 7,4 valores, corresponde a reprovação.
Tem acesso á oral, o estudante que no teste escrito obtiver classificação igual ou superior a 7,5 valores. A oral será realizada após a divulgação das classificações do teste escrito.

Exame: Avaliação final¿ Teste de Avaliação Escrito (65%) + Oral (35%)

A avaliação para estudantes com Estatuto Especial:
Os estudantes com estatuto especial devem no início da UC, presencialmente e por email, informar a Regente da UC do Estatuto de que usufruem, deveres e obrigações, assim como condições específicas do mesmo.

A Avaliação Continua e Avaliação Final por exame é igual, sendo o trabalho de pesquisa desenvolvido de forma individual

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos apresentam-se numa sequência lógica e privilegiam uma abordagem de conceitos (T) inerentes às dinâmicas de grupo, associados ao desenvolvimento dos mesmos em diferentes contextos de aplicação. A discussão e o desenvolvimento de aprendizagens intra e intergrupais, são potenciadores dos objetivos definidos. A análise e interpretação dos tópicos selecionados a partir da bibliografia recomendada e cujo trabalho de ensino-aprendizagem decorre em aulas TP, finalizam o cumprimento dos objetivos descritos e consubstanciam a aquisição das competências descritas As metodologias de ensino estão em coerência com os objetivos da unidade curricular. As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas , a realização de trabalhos, apresentações orais, permite ao aluno conhecer, descrever e aplicar conhecimentos sobre os pontos:1,2, 3, 4, 5 e 6As aulas teóricas são um pouco mais expositivas e centradas no desenvolvimento de conceitos. Nas aulas teóricas praticas o desenvolvimento de fichas , a realização de trabalhos, apresentações orais e os debates, permite ao aluno conhecer, descrever e desenvolver conhecimentos sobre os pontos 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Borrego, C., Palmi, J.&Silva, C.(2012).Programa de Intervención psicológica para la optimización del concepto de equipo (team building) en jóvenes deportista. Revista de Psicología del Deporte, 21(1)49-58;
Chicau B. C., Monteiro, D., Benson, A. J., Miguel, M., Teixeira, E., & Silva, C. (2021). Disentangling the effects of ego and task-involving climate perceptions on cohesion in youth sport. Sport, Exercise, and Performance Psychology, 10(4), 558-570. https://doi.org/10.1037/spy0000270
Krug, H., Haslam, S. A., Otto, K., Safi, G., & Steffens, N. K. (2021). Doing it for the team: Soccer coaches' identity leadership predicts players' effort, turnover intentions, and performance. Psychology of Sport and Exercise, 55, 101947. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2021.101947

Godfrey, M., Kim, J., & Eys, M. (2022). Ethnic diversity and cohesion in interdependent team sport contexts. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 26(1), 43¿57. https://doi.org/10.1037/gdn0000162