• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > ESDRM5028
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Coaching e Wellness

Código: ESDRM5028    Sigla: CW
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: ESDRM - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLDCFS 35 DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 3 30 75

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nuno Rafael Pedro do Couto - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

  • i. Conhecer o Coaching e as suas diferentes especialidades; ii. Conhecer o Wellness e as respetivas 7 dimensões; iii. Conhecer e utilizar as principais ferramentas e tarefas de coaching; iv. Disponibilizar-se para a mudança, o mecanismo essencial em qualquer processo de coaching; v. Saber definir metas e objetivos; vi. Tomar consciência da sua própria realidade; vi. Responsabilizar-se pelos resultados alcançados; viii. Utilizar e Integrar conhecimentos adquiridos para melhorar a sua própria saúde, bem-estar e qualidade de vida (wellness).

Conteúdos programáticos

  • 1. O que é Coaching 2. Especialidades de Coaching 3. Wellness Coaching 4. As 7 dimensões do Wellness 5. Ferramentas de Coaching 6. Inteligência Emocional 7. O coach 8. O processo de Coaching.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • Os Conteúdos Programáticos permitem ir ao encontro da obtenção dos Objetivos de Aprendizagem descritos. Para o efeito apresenta-se, abaixo, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos (CP) e os Objetivos de Aprendizagem (OA).
  • OA i - CP 1 e 2
  • OA ii - CP 3 e 4
  • OA iii - CP 5 e 6
  • OA iv, v e vi - CP6, 7 e 8
  • OA viii - Todos os CP consolidados e interligados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  • A. Exposição de conteúdos de forma interativa; B. Utilização do questionamento; C. Aulas práticas; D. Análise e reflexão e discussão dos temas propostos; E. Exercícios práticos (escrita, role-play, apresentações, etc.); F. Tarefas de coaching (individuais e pequenos grupos). 


Avaliação

  • Os alunos devem optar entre avaliação contínua ou exame de época normal (2/3 de presenças como mínimo), ou exame final. Avaliação contínua e exame de época normal: Processo de Coaching (40%) Exercícios realizados nas aulas; Teste teórico (30%); Oral teórico-prática (30%) - Nota mínima de 8 valores em cada elemento. Classificação final: média ponderada dos 3 elementos. Dispensa de exame final: classificação final igual/superior a 10 na avaliação contínua/normal. Os alunos que não optem pela avaliação em época normal (contínua e exame) ou não cumpram as condições descritas, serão avaliados nas épocas de recurso e especial. Exame - Teste teórico (40%; nota mínima para aceder à oral: 10 valores) Oral teórico-prática (60%; nota mínima 10 valores). Os alunos em situação especial devem acordar com o regente no início da UC, alternativas de avaliação no caso de não terem possibilidade de cumprir com todos os elementos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

  • As Metodologias de Ensino utilizadas para transmissão e aquisição dos conteúdos preparam os alunos para que estes atinjam os Objetivos de Aprendizagem estabelecidos. Apresenta-se abaixo de forma esquemática, a ligação entre as Metodologias de Ensino (ME e os Objetivos da Aprendizagem (OA).
    OA i, ii e iii - ME A, B, C e D
    OA iv - ME B, D e F
    OA v, vi e vii - ME B, C, E e F
    OA viii - Todas as ME interligadas.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

  • Miguel, P.P. (2015) Coaching ¿ As 8 sessões essenciais para atletas, treinadores e outros profissionais do Desporto. Porto. Publindustria. 
  • Yuste, F. (2011). Herramientas de Coaching Personal (2ª Ed). Bilbao: Desclée de Brouwer.
  • Catalão, J.A, & Penim, A.T.; (2010). Ferramentas de Coaching. Lisboa: Lidel.
  • Gavin, J, & Mcbrearty, M. (2013) Lifestyle wellness Coaching (2nd Ed). Champaign: Human Kinetics. 
  • Gutiérrez. D. (2013) Coaching Deportivo - Juega y gana el partido de tu vida dentro y fuera de la cancha. Barcelona. Fútbol de libro. 
  • João, M. (2011) 101 Perguntas sobre Coaching. Carnaxide. Smartbook.
  • Jones, G. &  Moorhouse, A.; (2008) Developing Mental Toughness - Gold medal strategies for transforming your business performance. Oxford. Spring Hill. 
  • Bertolotto Vallés, G. (2011). Programação Neurolinguística. Lisboa. Estampa.
  • Curro, A. (2009). Libera todo tu Potencial. Malaga. Sirio.