Código: | ESDRM5033 | Sigla: | PERF DES | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | ESDRM - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LLDCFS | 32 | DGES - R/A-EF 3309/2011/AL02, de 08/01/2025 | 3º | 3 | 30 | 75 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
A. A. Planear e periodizar o treino da condição física de atletas em função da especificidade da modalidade desportiva; B. Conhecer os modelos de desenvolvimento de jovens a longo prazo; C. Conhecer e saber aplicar formas de avaliação e controlo do treino e da competição; D. Conhecer formas de prevenção e recuperação de lesões em diversas modalidades desportivas; E. Saber intervir pedagogicamente em contextos simulados de várias modalidades.
Conteúdos Programáticos
1. Planeamento e periodização
1.1 Teoria e metodologia do treino
1.2 Princípios do treino
1.3 Ciclos desportivos
1.4 Exigências das diferentes modalidades
1.5 Treino físico complementar
2. Modelos de desenvolvimento de jovens a longo prazo
2.1 Diferentes modelos existentes
2.2 Diferença entre géneros
2.3 Idade vs. rendimento
3. Avaliação e controlo do treino e da competição
3.1 Estratégias e importância
3.2 Meios e aparelhos disponíveis
4. Prevenção e recuperação de lesões
4.1 Avaliação dos fatores de risco
4.2 Enquadramento com a modalidade específica
4.3 Avaliação do mecanismo de lesão
4.4 Prescrição de exercícios
Objetivo A: Conteúdos das alíneas 1; Objetivo B: Conteúdos das alíneas 2; Objetivo C: Conteúdos das alíneas 3; Objetivo D: Conteúdos das alíneas 4
Metodologia de Ensino: I. Exposição de conteúdos; II. Questionamento; III. Simulação de intervenções práticas na área do rendimento e performance desportiva; IV. Análise e reflexão sobre intervenções ocorridas em contexto real; V. Avaliação dos conteúdos abordados.
Avaliação contínua: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores) + Trabalho (35%; nota mínima de 10 valores) + Apresentação de Trabalho (15%; nota mínima de 10 valores). Exame final: Teste teórico (50%; nota mínima 10 valores) + Trabalho escrito + apresentação oral (50%; nota mínima de 10 valores). Em Época Normal, o aluno deverá optar por realizar avaliação contínua ou exame final e poderá desistir da avaliação contínua até ao momento da realização do 1º elemento de avaliação contínua, com nota mínima. Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Método de ensino I: Objetivos A, B, C, D; Método de ensino II: Objetivos A, B, C, D; Método de ensino III: Objetivos A, B, C, D; Método de ensino IV: Objetivos A, B, C, D; Método de ensino V: Objetivos A, B, C, D.