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Química

Código: LAGPL1106    Sigla: Q
Área Científica: Química

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 25 Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_1DIA

Ensino Teórico: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

LAGPL_1A

Ensino Teórico: 6,00
Ensino Prático e Laboratorial: 8,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,00
Rute Maria Filipe Vitor - ESA   2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rute Maria Filipe Vitor - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aprofundar e consolidar conhecimentos em química geral.

Conteúdos programáticos

Teórica
1. Estrutura Atómica e Tabela Periódica. 2. Ligação Química. 3. Compostos de Coordenação. 4. Água e soluções aquosas. 5. Introdução à Termoquímica. 6. Cinética Química. 7. Equilíbrio Químico. 8. Reações Ácido-Base. 9. Reações de Precipitação. 10. Química dos colóides. 11. Reações de oxirredução.

Prática laboratorial
1. Unidades de concentração: Cálculos e preparação de soluções. 2. Equilíbrio químico. 3. Reações ácido-base: Volumetria, soluções tampão. 4. Produto de solubilidade. 5. Reações redox.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se rever e aprofundar os conceitos de química geral, de modo a que o estudante compreenda os fenómenos químicos que ocorrem nos diversos compartimentos ambientais (solo, ar e água) e ao longo da produção e processamento alimentar. Espera-se que o discente consiga formular questões por forma a impulsionar a obtenção de soluções inovadoras para problemáticas emergentes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino tutorial, laboratorial e ensino pela pesquisa/busca por soluções de forma autónoma.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), 1 trabalho de pesquisa em grupo com apresentação oral (TPG) e 3 fichas laboratoriais realizadas em grupo e relativas à interpretação e análise dos trabalhos laboratoriais (FLG1 + FLG2 + FLG3).
O trabalho de pesquisa em grupo (TPG) é um projeto exploratório de problemáticas cientificas/profissionais conectadas aos conhecimentos em química geral.

Condições para dispensa total: [60 % (PE1 + PE2) / 2] + 20 % (TPG) + [20% (FLG1 + FLG2 + FLG3) / 3]; o resultado terá de ser >= 10 valores e todas as avaliações deverão ter a classificação >= 8.
Dispensa parcial: o estudante pode dispensar de exame a uma das provas escritas, desde que a avaliação seja >= 10 valores.

Exame final: 1 prova escrita (PE) + 1 prova laboratorial (PL). Na prova escrita serão também avaliadas as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de pesquisa em grupo.
Avaliação do exame final: Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua, terão classificação final calculada através da seguinte fórmula: 0,80 PE+0,20 PL, que terá de ser >= 10 valores.

As avaliações com aprovação do trabalho de pesquisa em grupo (TPG) e fichas laboratoriais em grupo (FLG) serão mantidas durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teóricas pretende-se dar os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos. Nas sessões teórico-práticas e laboratoriais pretende-se efetuar exercícios de aplicação da matéria lecionada nas sessões teóricas, bem como a realização de trabalhos laboratoriais de aplicação de conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas. Nas sessões dedicadas ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa em grupo (TPG), as equipas são conduzidas ao aprofundamento de metodologias que lhes permitirão explorar e comunicar problemáticas que possam conduzir a soluções inovadoras.   

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atkins, P.& Beran, J. (1992). General Chemistry (2nd ed.). USA: Scientific American Books, 922 pp.
Boikess, R. (2009). How to Solve General Chemistry Problems (8th ed.). USA: Prentice Hall, 325 pp.
Chang, R.& Goldsby, K. A. (2017). Química (12ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill, 1085 pp.
Weiss, G. S., Greco, T. G & Rickard, L. H. (2014). Experiments in General Chemistry (9th ed.). Harlow: Pearson, 328 pp.