• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LAGPL1311
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Vinificação e Enologia

Código: LAGPL1311    Sigla: V&E
Área Científica: Indústrias Alimentares

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciência e Tecnologia Alimentar (CTA)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LAGRPL 10 Registo n.º R/A-CR 16/2013/AL02 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LAGPL_3A

Teórico-Práticas: 0,00

LAGPL_3DIA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Cordeiro de Sousa Mira - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos teóricos e práticos sobre enologia. Na enologia moderna o vinho é esboçado do copo até à uva ("from glass to grape"). Pretende-se que os estudantes conheçam e saibam utilizar as ferramentas tecnológicas que hoje estão ao dispor dos enólogos para elaborar vinhos de diferentes estilos de acordo com os consumidores a que se destinam.

Conteúdos programáticos

1. Introdução. 2. Vinificação de vinhos: brancos, tintos, rosados, espumantes. 3. Vinificações especiais. 4. Composição do vinho e sua ligação com a análise sensorial. 5. Estabilização do vinho. 6. Colagem. 7. Filtração. 8. O uso da madeira (barricas ou alternativos) no vinho. 9. Doenças e contaminações. 10. Higienização da adega. 11. Resolução de exercícios. 12. Ensaios laboratoriais. 13. Avaliação de Boletins de análise de vinhos. 14. Introdução à prova de vinhos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aprendizagem das matérias acima referidas tem por objetivo dotar o aluno de uma base técnicocientífica para compreender e integrar os conceitos, por forma a ficarem aptos a poderem trabalhar em adega, na produção de vinhos, no controlo da qualidade de vinhos, e comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Sessões teórico-práticas. As sessões teóricas, expositivas, serão complementadas com as sessões práticas. 

Todos os estudantes legalmente inscritos estão admitidos a exame.

 


Avaliação


Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 trabalho de pesquisa escrito em grupo (TPG), com apresentação (escrita 50 % e apresentação 50 %).
Condições para dispensa total: [70 % (PE1 + PE2) / 2] + 30 % (TPG); o resultado terá de ser >= 10 valores e cada uma das provas escritas (PE) a classificação terá de ser >= 8 valores e o TPG >= 10 valores.
Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final:
O exame consta de uma prova teórica escrita (PE) e uma prova laboratorial escrita (PP).
- Classificação de exame (caso não tenha optado por avaliação continua): PE*0,7 + PP*0,3; a aprovação requer uma classificação >= 10 valores, nenhuma das provas pode ter classificação < 8 (oito) valores;
-Classificação de exame (caso não tenha obtido classificação positiva na avaliação continua): PE*0,6 + PP * 0,2 + TPG * 0,2; a aprovação requer uma classificação >= 10 valores, nenhuma das provas pode ter classificação < 8 (oito) valores;

A avaliação com aprovação do trabalho de pesquisa será mantida durante 2 anos letivos consecutivos após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões expositivas serão apresentados os conceitos e metodologias fundamentais à compreensão dos conteúdos programáticos, complementados nas aulas práticas laboratoriais e na adega.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Curvelo-Garcia, A.S., Barros, P. (2023) - Química enológica - métodos analíticos. Avanços recentes no controlo da qualidade de vinhos e de outros produtos vitivinícolas. 2ª Ed. Agrobook. 803 pp.
Dias-Cardoso, A. (2019). O vinho: da uva à garrafa. 2ª Ed. Agrobook. 444pp.
Iland, P.; Bruer, N.; Ewart, A.; Markides, A.; Sitters, J. (2004). Monitoring the winemaking process from grapes to wine techniques and concepts. 116pp.
Iland, P; Edward, G.; Wilkes, E.; Bruer, N. (2004). Chemical Analysis of Grapes and Wine: Techniques and Concept
Jackson, R.S. (2002). Wine Tasting: a professional handbook. U.F.S.C. (editora).
Ribéreau-Gayon, P.; Dubourdieu, D., Donèche, B.; Lonvaud, A. (2006). Handbook of Enology.
Volume 1: The Microbiology of Wine and Vinifications;
Volume 2: The Chemistry of Wine Stabilization and Treatments. John Wiley & Sons.
Robinson, J. (2001). Guia de castas. Cotovia.