Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Capacidade de aquisição, compreensão e mobilização dos conhecimentos no âmbito da anatomia e fisiologia humana; - Capacidade de compreensão da estrutura e funcionamento do corpo humano ao longo do ciclo de vida.
Conteúdos programáticos
- Conceitos gerais de anatomia; - Conceitos de fisiologia geral e fisiologia humana; - Fisiologia celular; - Matéria viva: aspetos gerais de sua organização, funcionamento e desenvolvimento; - Organização do corpo humano; - Anatomia e fisiologia do sistema respiratório; - Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular; - Anatomia e fisiologia do sistema digestivo; - Anatomia e fisiologia do sistema nervoso; - Anatomia e fisiologia do sistema locomotor; - Anatomia e fisiologia do sistema urinário; - Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor; - Anatomia e fisiologia do sistema endócrino; - Anatomia e fisiologia do sistema imunitário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos organizam-se em torno da abordagem à anatomia e fisiologia humana, mobilizando as dimensões cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com a compreensão dos fenómenos associados à vida a partir da organização e funcionamento do corpo. A complexidade inerente à compreensão da fisiologia promove a valorização das competências interpessoais, nomeadamente a interdisciplinaridade, mobilizando as competências sistémicas no âmbito da construção do conhecimento, da compreensão e da sensibilidade para a mobilização do conhecimento das estruturas do corpo e da sua fisiologia, sempre numa perspetiva da prática baseada na evidência.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Nas aprendizagens no domínio cognitivo privilegia-se o método expositivo, salientando-se a aprendizagem pela mobilização de conhecimentos.
Para a lecionação dos conteúdos de natureza teórico-prática recorre-se ao suporte de modelos anatómicos.
A centralidade do estudante no processo de aprendizagem constitui-se no pressuposto à organização e desenvolvimento da unidade curricular, assumindo-se uma perspetiva de abordagem a partir da aquisição de conceitos básicos com mobilização da interdisciplinaridade no que respeita à interpretação e compreensão de conteúdos no domínio das ciências biomédicas.
As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.
Avaliação
Avaliação individual 100% (1.º teste escrito - 50% + 2.º teste escrito - 50%), cuja classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores. O resultado final da unidade curricular corresponde à média aritmética da avaliação individual. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Face ao estádio de aprendizagem dos estudantes no curso (1º ano), a lecionação de aulas teóricas e teórico práticas, ocorrerão em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas de pesquisa e reflexão sobre os conteúdos, quer em grupo, quer individualmente, em trabalho autónomo, no sentido de responsabilizar o estudante pelo seu processo de aprendizagem. Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para a aquisição, análise e compreensão de conteúdos com natureza interdisciplinar, mobilizando as competências interpessoais que lhe permitirão posteriormente transferir estes conhecimentos no âmbito dos processos de avaliação das capacidades das pessoas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Drake, R. L., Vogl, A. W., & Mitchell, A. W. M. (2015). Gray's anatomia clínica para estudantes (3ª ed.). Rio de Janeiro: Elsevier. Netter, F. H. (2014). Atlas de Anatomia Humana (4 ed.). São Paulo: Elsevier. Pina, J. A. E. (2007). Anatomia Humana do coração e vasos. Lisboa: Lidel. Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana da Locomoção (5 ed.). Lisboa: Lidel. Pina, J. A. E. (2017). Anatomia Humana dos Orgãos (2ª ed.). Lisboa: Lidel. Seeley, R. R., Stephens, T. D., & Tate, P. (2011). Anatomia e Fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusodidacta. Sobotta, J. (2013). Atlas de anatomia humana (23 ed.). Rio de Janeiro: Nova Guanabara. Tate, P., Kennedy, J., & Seeley, R. R. (2011). Guia de estudo para a utilização de anatomia e fisiologia (8ª ed.). Loures: Lusociência Tortora, G. J., & Derrickson, B. H. (2016). Principios de anatomia e fisiologia (14 ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.