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Estágio II - Diagnóstico de situação em contexto comunitário

Código: LE-E2    Sigla: E2
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 80 Licenciatura Enfermagem 7

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 0,27
Estágio: 7,20
Orientação Tutorial: 3,25

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 4 1,08
Cristina Isabel Gaspar dos Santos   0,27
Dina Isabel Coito Bernardino   0,27
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   0,27
Estágio Totais 1 7,20
Orientação Tutorial Totais 4 13,00
Cristina Isabel Gaspar dos Santos   3,00
Dina Isabel Coito Bernardino   3,00
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Lemos Branco Saragoila Responsável
Mário João Ribeiro da Silva Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de aquisição, reflexão e transposição teoria/prática na elaboração do diagnóstico de um grupo populacional em contexto comunitário
Capacidade de colheita e análise de dados a partir de diferentes fontes para identificação do diagnóstico, num grupo populacional com base numa abordagem teórico-conceptual de enfermagem
Capacidade de trabalhar em grupo analisando a importância do diagnóstico no processo de cuidados   

Conteúdos programáticos

Saúde do jovem, adulto e idoso
Contextos de desenvolvimento
Programas nacionais de saúde
Os grupos, inseridos no ambiente geopolítico e sociocultural
Parceiros sociais em projetos de saúde na comunidade
Perspetiva sistémica
Promoção da saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos organizam-se em torno do diagnóstico, enquanto fase da primeira etapa do processo de enfermagem, aos grupos populacionais de jovens, adultos e idosos, inseridos em contextos de desenvolvimento: escolas, empresas, centros de dia e outros da comunidade, bem como com os parceiros sociais, mobilizando as dimensões: cognitiva, metodológica, tecnológica e linguística relacionadas com as competências instrumentais, no âmbito da promoção da saúde, tendo por referência, as diretrizes dos programas nacionais de saúde.
Na reflexão sobre o diagnóstico valorizam-se as competências interpessoais, bem como as competências sistémicas no âmbito da capacidade para aprender, na construção do conhecimento, na compreensão e valorização da centralidade dos grupos no processo de cuidados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A organização e desenvolvimento do ensino clínico assume a centralidade do estudante no processo de aprendizagem, adotando-se a transposição teoria/prática de enfermagem, mobilizando conhecimentos pelo estudante, numa perspetiva metaparadigmática sistémica, face ao diagnóstico de grupos populacionais (jovem, adulto ou idoso) em contexto comunitário, com produção de um trabalho de grupo correspondente à elaboração do diagnóstico de situação de um grupo populacional.
Com a orientação de enfermeiros cooperantes, prevê-se orientação científico-pedagógica do professor e inerente avaliação formativa e sumativa.
A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo estudante através de pesquisa bibliográfica que suporte a elaboração do diagnóstico de saúde de um grupo populacional em contexto comunitário.


Avaliação

Avaliação de desempenho - 30%, cujo resultado terá que ser superior ou igual a 10 valores.
Trabalho escrito em grupo (diagnóstico de situação) - 70%.
O resultado final da unidade curricular corresponde à média ponderada do resultado da avaliação individual e de grupo e terá de ser superior ou igual a 10 valores.
As unidades curriculares estágio não poderão ser realizadas por exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias de ensino organizam-se em simultâneo ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas. Face à diversidade dos estudantes e dos contextos, os professores e os enfermeiros são parceiros neste processo, na formação e dinamização de grupos de trabalho para cooperação entre os mesmos nas atividades e participação ativa na aprendizagem; da criação de espaços de intercomunicação entre os estudantes e o professor  e da elaboração de cronograma de atividades cooperativas. Com estas estratégias, pretende-se que o estudante adquira capacidades para analisar dados provenientes dos grupos populacionais e de informantes-chave, na primeira etapa do processo de cuidados, mobilizando o pensamento crítico, perante situações em ambiente real de cuidados nos contextos da comunidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Direção-Geral da Saúde (2015). Programa nacional de saúde escolar. Direção-Geral da Saúde.
Ministério da Saúde (2018). Programa nacional de saúde ocupacional (PNSOC)- Extensão 2018/2020.Direção-Geral da Saúde.
Direção-Geral da Saúde (2004). Programa nacional para a saúde das pessoas idosas. Direção-Geral da Saúde.
Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lidel.
Laverack, G. (2008). Promoção da saúde poder e empoderamento. Lusociência.
Loureiro, I. & Miranda, N. (2018). Promoção da saúde: dos fundamentos à Ação. (3ª Ed.). Almedina.
Ribeiro, O. & Paúl, C. (2018). Manual de envelhecimento ativo (2ª ed.). Lidel.
Stanhope, M., & Lancaster, J. (Org.). (2011). Enfermagem de Saúde Pública: Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lusodidacta.
Tomey, A. & Alligood, M. (2004). Teóricas de enfermagem e sua obra: modelos e teorias de enfermagem (5ª ed.). Lusociência.

Observações