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Enfermagem na Maternidade e Paternidade

Código: LE-EMP    Sigla: EMP
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 80 Licenciatura Enfermagem 7

Horas Efetivamente Lecionadas

37B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 17,50
Seminários: 6,67
Orientação Tutorial: 1,67

37A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 17,50
Seminários: 6,67
Orientação Tutorial: 2,50

37º CE

Ensino Teórico: 27,50
Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 3,73
Teórico-Práticas: 2,80
Seminários: 0,80
Orientação Tutorial: 0,27

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 3,73
Maria da Conceição Fernandes Santiago   1,00
Maria de Lourdes Ramos Caraça   0,67
Susana Isabel do Vale Martins Soeiro Delgadinho   0,40
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   1,67
Teórico-Práticas Totais 2 5,60
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,67
Susana Isabel do Vale Martins Soeiro Delgadinho   1,60
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   3,33
Seminários Totais 4 3,20
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,80
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,80
Orientação Tutorial Totais 8 2,16
Maria da Conceição Fernandes Santiago   0,27
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS   0,27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Margarida Inácio Silva Carreira ESSS Responsável
Mário João Ribeiro da Silva Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de adquirir, analisar e sintetizar conhecimentos interdisciplinares relacionados com a gravidez no ciclo de vida da mulher/casal e da família integrada no processo de transição para a parentalidade
Integração de conhecimentos interdisciplinares para resolução de problemas de saúde/doença de mulheres/companheiros e famílias no ciclo gravídico-puerperal
Capacidade de crítica individual e de grupo numa perspectiva interdisciplinar no cuidado de mulheres/casais e famílias durante a gravidez durante a transição para a parentalidade, incluindo reflexões sobre a tomada de decisões éticas
Capacidade de análise e tomada de decisão no processo de cuidado de mulheres/casais e famílias no ciclo gravídico-puerperal apoiado numa perspectiva interdisciplinar baseada em evidências científicas

Conteúdos programáticos

Saúde sexual e reprodutiva
Conceitos de saúde reprodutiva e saúde sexual e reprodutiva
O programa nacional de saúde sexual e reprodutiva
Dados epidemiológicos
Planeamento familiar no contexto da saúde reprodutiva
A gravidez no ciclo de vida da mulher/casal e da família na perspectiva da saúde/doença
Período pré-conceção
Período pré-natal
Parto e nascimento
Pós-parto
A transição para a paternidade
As implicações socioantropológicas da maternidade e da paternidade
Multiculturalidade na gravidez e no nascimento
Proteção na parentalidade
Situações ético-deontológicas associadas à gravidez e à parentalidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos desta área específica do conhecimento da enfermagem baseiam-se no conjunto de aprendizagens já adquiridas pelos estudantes nas dimensões académica e profissional da enfermagem, o que significa que a perspetiva interdisciplinar é valorizada na abordagem de diferentes aspetos.
A organização dos conteúdos assenta numa visão abrangente e complexa dos fenómenos da maternidade, paternidade e parentalidade situados na enfermagem e discutidos nas dimensões biofisiológica, psicológica, sociocultural e ética ao nível das competências instrumentais. É incentivada a construção do profissionalismo nos estudantes, contextualizado nas áreas da saúde sexual e reprodutiva em situações de saúde/doença; desenvolve-se a capacidade de auto e heterocrítica, análise e tomada de decisão no processo de cuidado, particularmente para mulheres/parceiros e famílias no ciclo gravídico-puerperal na perspectiva da prática baseada em evidências.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

É dada prioridade a um modelo ativo que atribui um papel central ao aluno como sujeito ativo da sua aprendizagem, recorrendo a diferentes métodos de ensino e aprendizagem. Sessões com exposição teórica e teórico-prática, realização de exercícios práticos baseados em cenários criados com base no características das pessoas e suas situações de saúde/doença. Realização de trabalhos de grupo onde se pretende refletir sobre a intervenção dos enfermeiros ao nível da SSR. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo aluno através de: leitura, análise e sistematização de ideias fundamentais de trabalhos científicos recomendados e específicos bibliografia para cada tema abordado. 


Avaliação

A avaliação será operacionalizada por uma prova escrita individual (50%) com obtenção igual ou superior a 10 valores e por uma avaliação de um trabalho de grupo (50%) que contempla o trabalho escrito e a apresentação oral.
O resultado final da UC corresponde à média aritmética das avaliações individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponível as épocas de exame, mediante inscrição. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Pretende-se que a utilização de diferentes metodologias relativamente à tipologia de ensino estimule o aluno a adquirir conhecimento dos diferentes conteúdos programáticos, bem como a desenvolver competências de análise crítica numa perspetiva interdisciplinar e de integração para a resolução de problemas de saúde/doença. Considerando a fase do aluno, a utilização de cenários contextualizados permite-lhe desenvolver as suas competências individuais e em grupo. Estas capacidades são enquadradas junto do estudante, nos diferentes níveis do processo de cuidados numa lógica interdisciplinar, em contexto académico - promovendo a sua tradução em contextos reais de cuidados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aaberg, V., Moncunill-Martínez, E., Frías, A., Carreira, T., Cezar, R. F., Martín-Forero Santacruz, A. & Gómez-Cantarino, S. (2023). A Multicentric Pilot Study of Student Nurse Attitudes and Beliefs toward Sexual Healthcare. Healthcare, 11(16), 2238. https://doi.org/10.3390/healthcare11162238

Dias, H. (2020). Sexualidade. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa e Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto (pp.13-15). Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Instituto Politécnico de Santarém.

Direção Geral da Saúde (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. Direção Geral da Saúde

Direção Geral da Saúde (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). Direção Geral da Saúde

Graça, L. M. (2018). Medicina Materno Fetal (5ª ed.). Lidel

Reis,T.A. & Almeida, L.P. (2021). Enfermagem na Prática Materno-Neonatal. (2ªed.). Guanabara Koogan.