Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Capacidade de adquirir, analisar e sintetizar conhecimentos interdisciplinares relacionados com a gravidez no ciclo de vida da mulher/casal e da família integrada no processo de transição para a parentalidade Integração de conhecimentos interdisciplinares para resolução de problemas de saúde/doença de mulheres/companheiros e famílias no ciclo gravídico-puerperal Capacidade de crítica individual e de grupo numa perspectiva interdisciplinar no cuidado de mulheres/casais e famílias durante a gravidez durante a transição para a parentalidade, incluindo reflexões sobre a tomada de decisões éticas Capacidade de análise e tomada de decisão no processo de cuidado de mulheres/casais e famílias no ciclo gravídico-puerperal apoiado numa perspectiva interdisciplinar baseada em evidências científicas
Conteúdos programáticos
Saúde sexual e reprodutiva Conceitos de saúde reprodutiva e saúde sexual e reprodutiva O programa nacional de saúde sexual e reprodutiva Dados epidemiológicos Planeamento familiar no contexto da saúde reprodutiva A gravidez no ciclo de vida da mulher/casal e da família na perspectiva da saúde/doença Período pré-conceção Período pré-natal Parto e nascimento Pós-parto A transição para a paternidade As implicações socioantropológicas da maternidade e da paternidade Multiculturalidade na gravidez e no nascimento Proteção na parentalidade Situações ético-deontológicas associadas à gravidez e à parentalidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos desta área específica do conhecimento da enfermagem baseiam-se no conjunto de aprendizagens já adquiridas pelos estudantes nas dimensões académica e profissional da enfermagem, o que significa que a perspetiva interdisciplinar é valorizada na abordagem de diferentes aspetos. A organização dos conteúdos assenta numa visão abrangente e complexa dos fenómenos da maternidade, paternidade e parentalidade situados na enfermagem e discutidos nas dimensões biofisiológica, psicológica, sociocultural e ética ao nível das competências instrumentais. É incentivada a construção do profissionalismo nos estudantes, contextualizado nas áreas da saúde sexual e reprodutiva em situações de saúde/doença; desenvolve-se a capacidade de auto e heterocrítica, análise e tomada de decisão no processo de cuidado, particularmente para mulheres/parceiros e famílias no ciclo gravídico-puerperal na perspectiva da prática baseada em evidências.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
É dada prioridade a um modelo ativo que atribui um papel central ao aluno como sujeito ativo da sua aprendizagem, recorrendo a diferentes métodos de ensino e aprendizagem. Sessões com exposição teórica e teórico-prática, realização de exercícios práticos baseados em cenários criados com base no características das pessoas e suas situações de saúde/doença. Realização de trabalhos de grupo onde se pretende refletir sobre a intervenção dos enfermeiros ao nível da SSR. A componente autónoma da unidade curricular deverá ser realizada pelo aluno através de: leitura, análise e sistematização de ideias fundamentais de trabalhos científicos recomendados e específicos bibliografia para cada tema abordado.
Avaliação
A avaliação será operacionalizada por uma prova escrita individual (50%) com obtenção igual ou superior a 10 valores e por uma avaliação de um trabalho de grupo (50%) que contempla o trabalho escrito e a apresentação oral. O resultado final da UC corresponde à média aritmética das avaliações individual e de grupo. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação igual ou superior a 10 valores. Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponível as épocas de exame, mediante inscrição.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Pretende-se que a utilização de diferentes metodologias relativamente à tipologia de ensino estimule o aluno a adquirir conhecimento dos diferentes conteúdos programáticos, bem como a desenvolver competências de análise crítica numa perspetiva interdisciplinar e de integração para a resolução de problemas de saúde/doença. Considerando a fase do aluno, a utilização de cenários contextualizados permite-lhe desenvolver as suas competências individuais e em grupo. Estas capacidades são enquadradas junto do estudante, nos diferentes níveis do processo de cuidados numa lógica interdisciplinar, em contexto académico - promovendo a sua tradução em contextos reais de cuidados.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aaberg, V., Moncunill-Martínez, E., Frías, A., Carreira, T., Cezar, R. F., Martín-Forero Santacruz, A. & Gómez-Cantarino, S. (2023). A Multicentric Pilot Study of Student Nurse Attitudes and Beliefs toward Sexual Healthcare. Healthcare, 11(16), 2238. https://doi.org/10.3390/healthcare11162238
Dias, H. (2020). Sexualidade. In R. Santos-Rocha (Ed.), Guia da gravidez ativa e Atividade física, exercício físico, desporto e saúde na gravidez e pós-parto (pp.13-15). Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Instituto Politécnico de Santarém.
Direção Geral da Saúde (2015). Programa nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco. Direção Geral da Saúde
Direção Geral da Saúde (2008). Saúde reprodutiva: Planeamento familiar (Ed. revista e atualizada). Direção Geral da Saúde
Graça, L. M. (2018). Medicina Materno Fetal (5ª ed.). Lidel