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Investigação II

Código: LE-I2    Sigla: I2
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
L3ENF1 73 Licenciatura Enfermagem 3

Horas Efetivamente Lecionadas

39-B

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 20,83

39ºCE

Ensino Teórico: 15,00
Teórico-Práticas: 0,00

39-A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 21,17

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,41
Teórico-Práticas: 1,87

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 2 2,82
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE   1,40
Teórico-Práticas Totais 4 7,48
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE   3,73

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Lúcia da Silva João - ESSAUDE Responsável
Mário João Ribeiro da Silva Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Capacidade de reconhecimento dos princípios metodológicos e técnicas de investigação utilizadas no processo de investigação, da qualidade metodológica e da validade e fidelidade dos instrumentos de medida;

- Capacidade de identificação nos artigos de investigação dos aspetos teóricos, metodológicos e empíricos transferíveis;

- Capacidade de análise de dados empíricos quantitativos e qualitativos, utilizando as ferramentas informáticas;

- Capacidade de aquisição de conhecimento sobre as formas de divulgação de resultados de investigação científica.


Conteúdos programáticos

- Técnicas e instrumentos de recolha de informação;

- Qualidade metodológica e validade dos instrumentos;

- Recursos informáticos no tratamento e análise de dados quantitativos;

- Divulgação dos resultados de investigação;

- Distribuições amostrais;

- Estatística paramétrica e não paramétrica;

- Análise de dados qualitativos.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A aquisição de conhecimentos e competências é fundamental para que o estudante compreenda os princípios metodológicos dos estudos de investigação realizados e os recursos que permitem o desenvolvimento do processo de investigação.
Os conteúdos programáticos desta UC desenvolvem-se com enfoque nas técnicas de investigação, na análise quantitativa e qualitativa de dados empíricos, bem como na redação e divulgação da investigação, o que permite aos estudantes atingirem os objectivos de aprendizagem previstos para esta unidade curricular.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A  abordagem  dos conteúdos de Investigação efetua-se de forma expositiva, com estimulo à participação dos estudantes.

Os estudantes terão aulas de Estatística/Informática com recurso a um programa informático, que permite o desenvolvimento das atividades programadas para  atingir os objetivos.

Terão aulas de análise de conteúdo com recurso a um programa informático, que permite o desenvolvimento das atividades programadas para atingir os objetivos.

As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.



Avaliação

A avaliação: 

Avaliação individual 70% (1 teste escrito - 100%) cuja classificação tem de ser superior ou igual a 10 valores.
Avaliação de grupo 30% (trabalho escrito - 60% + apresentação oral - 40%).
O resultado final da UC corresponde à média ponderada das avaliações individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. 
Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponíveis as épocas de exame, mediante inscrição.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A consecução dos objetivos de domínio cognitivo, promove-se através das aulas expositivas, das leituras de textos e da discussão centrada nos conteúdos programáticos. Os objetivos centrados nas competências analíticas, exigem leitura e análise crítica. Os objetivos que se realizam na aquisição de competências operacionais requerem o recurso a estratégias mais ativas, como a utilização prática de ferramentas informáticas.   Para que os estudantes atinjam os objetivos previstos é essencial que desenvolvam trabalho de aprendizagem para além dos tempos letivos de contacto (estudo em obras de referência indicadas na bibliografia, e realização de exercícios propostos pelos professores). Nas aulas teórico práticas, os estudantes são iniciados na utilização de programas informáticos de análise qualitativa de dados e dão continuidade à análise de dados quantitativos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3ª ed.).  Edições 70.

Bryman, Alan. (2012). Social Research Methods. (4º Edition). Oxford University Press.  809pp. ISBN 978-0-19-958805-3

Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor.

Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta.

Gonçalves, S.; Gonçalves, J & Marques, C. (2021). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor editora

Lessard-Hébert, M., Boutin, G., & Goyette, G. (2013). Investigação qualitativa (5ª ed.). Instituto Piaget.

Delaunay, C., Augusto, A., & Santos, M. (2020). Invisible Vulnerabilities: Ethical, Practical and Methodological Dilemmas in Conducting Qualitative Research on the Interaction with IVF Embryos. Societies, 10, 7; doi:10.3390/soc10010007   

Observações