| Código: | LE-I2 | Sigla: | I2 | |
| Área Científica: | Enfermagem | |||
| Área de Ensino: | 1º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| L3ENF1 | 73 | Licenciatura Enfermagem | 2º | 3 |
| Ensino Teórico: | 0,00 |
| Teórico-Práticas: | 20,83 |
| Ensino Teórico: | 15,00 |
| Teórico-Práticas: | 0,00 |
| Ensino Teórico: | 0,00 |
| Teórico-Práticas: | 21,17 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Capacidade de reconhecimento dos princípios metodológicos e técnicas de investigação utilizadas no processo de investigação, da qualidade metodológica e da validade e fidelidade dos instrumentos de medida;
- Capacidade de identificação nos artigos de investigação dos aspetos teóricos, metodológicos e empíricos transferíveis;
- Capacidade de análise de dados empíricos quantitativos e qualitativos, utilizando as ferramentas informáticas;
- Capacidade de aquisição de conhecimento sobre as formas de divulgação de resultados de investigação científica.
- Técnicas e instrumentos de recolha de informação;
- Qualidade metodológica e validade dos instrumentos;
- Recursos informáticos no tratamento e análise de dados quantitativos;
- Divulgação dos resultados de investigação;
- Distribuições amostrais;
- Estatística paramétrica e não paramétrica;
- Análise de dados qualitativos.
A aquisição de conhecimentos e competências é fundamental para que o estudante compreenda os princípios metodológicos dos estudos de investigação realizados e os recursos que permitem o desenvolvimento do processo de investigação.
Os conteúdos programáticos desta UC desenvolvem-se com enfoque nas técnicas de investigação, na análise quantitativa e qualitativa de dados empíricos, bem como na redação e divulgação da investigação, o que permite aos estudantes atingirem os objectivos de aprendizagem previstos para esta unidade curricular.
A abordagem dos conteúdos de Investigação efetua-se de forma expositiva, com estimulo à participação dos estudantes.
Os estudantes terão aulas de Estatística/Informática com recurso a um programa informático, que permite o desenvolvimento das atividades programadas para atingir os objetivos.
Terão aulas de análise de conteúdo com recurso a um programa informático, que permite o desenvolvimento das atividades programadas para atingir os objetivos.
As horas de trabalho autónomo serão utilizadas pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo dos conteúdos da UC.
A avaliação:
A consecução dos objetivos de domínio cognitivo, promove-se através das aulas expositivas, das leituras de textos e da discussão centrada nos conteúdos programáticos. Os objetivos centrados nas competências analíticas, exigem leitura e análise crítica. Os objetivos que se realizam na aquisição de competências operacionais requerem o recurso a estratégias mais ativas, como a utilização prática de ferramentas informáticas. Para que os estudantes atinjam os objetivos previstos é essencial que desenvolvam trabalho de aprendizagem para além dos tempos letivos de contacto (estudo em obras de referência indicadas na bibliografia, e realização de exercícios propostos pelos professores). Nas aulas teórico práticas, os estudantes são iniciados na utilização de programas informáticos de análise qualitativa de dados e dão continuidade à análise de dados quantitativos.
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo (3ª ed.). Edições 70.
Bryman, Alan. (2012). Social Research Methods. (4º Edition). Oxford University Press. 809pp. ISBN 978-0-19-958805-3
Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor.
Fortin, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Lusodidacta.
Gonçalves, S.; Gonçalves, J & Marques, C. (2021). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor editora
Lessard-Hébert, M., Boutin, G., & Goyette, G. (2013). Investigação qualitativa (5ª ed.). Instituto Piaget.
Delaunay, C., Augusto, A., & Santos, M. (2020). Invisible Vulnerabilities: Ethical, Practical and Methodological Dilemmas in Conducting Qualitative Research on the Interaction with IVF Embryos. Societies, 10, 7; doi:10.3390/soc10010007