Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Coordenação Científica
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta UC, e de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de Aprendizagem (OA) do CE, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1- Compreender a importância de ser digitalmente literato;
OA2- Aprender a recolher e organizar informação nas bases de dados bibliográficas;
OA3- Aprender a construir recursos multimédia em função de diferentes contextos;
OA4- Compreender o impacto da utilização de ferramentas web 2.0 em contextos profissionais e académicos;
OA5- Promover a utilização dos recursos digitais de forma segura e competente;
OA6- Aprender a criar e partilhar informação através das redes sociais;
Conteúdos programáticos
CP1- Literacia Digital
1.1 Conceito, competências, desafios e possibilidades para o educador social
1.2 Literacia de Informação
1.2.1 Repositórios científicos e bases de dados
1.2.2 Pesquisa, seleção, organização e análise de informação
CP2- Produção de recursos multimédia
2.1 Exploração de ferramentas e aplicações em função de objetivos, conteúdos e contextos no âmbito da educação social
2.2 Elaboração de recursos multimédia
2.3 Divulgação, integração e partilha de recursos multimédia em ambientes online e offline
CP3- As redes sociais na educação social
3.1 Desafios e possibilidades
3.2 Criação de comunidades de interação, comunicação, partilha e divulgação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos de aprendizagem enunciados. Para se compreender a importância da Literacia Digital tora-se necessário desenvolver competências analíticas e compreensivas do se impacto na educação em particular e na sociedade em geral. Procurar-se-á levar os estudantes a refletirem sobre as suas estratégias de seleção, utilização e produção da informação e de conteúdos mediáticos, a partir de situações reais de observação, análise e conceção. Os conteúdos encontram-se em sintonia com os objetivos programáticos da UC, uma vez que os conteúdos a abordar irão permitir desenvolver as competências já descritas, dotando os estudantes com a capacidades de criação, edição e manipulação de conteúdos digitais no âmbito da Educação Social. Os estudantes ficarão igualmente aptos a desenvolver competências de trabalho autónomo, de pensamento e raciocínio críticos, bem como as capacidades de compreensão e resolução de problemas, sendo capaz de construir e fundamentar a sua própria argumentação. As competências de comunicação e de colaboração também serão desenvolvidas, primordialmente em contextos presenciais, mas abrangendo igualmente os contextos online, na sequência da utilização da plataforma de apoio à UC, em específico o Moodle. Pretende-se ainda, desenvolver e fomentar competências de aprendizagem ao longo da vida. Os conteúdos visam, ainda, dar resposta ao estipulado no Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 Março, Capítulo II, artigo 5º, alíneas a) a f). Os estudantes terão não apenas o papel de utilizadores, mas também o de críticos e de produtores da informação e dos conteúdos mediáticos, refletindo sobre assuntos, formatos e dispositivos. Deste modo, o OA1 e OA2 respondem ao CP1; o OA3 e OA4 são atingidos através do CP2; e os PA5 E OA6 são suportados pelos CP2 e CP3.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As metodologias de ensino e aprendizagem nesta unidade curricular são articuladas com o modelo pedagógico do curso que enfatiza uma abordagem teórico-prática, alinhada com os objetivos delineados, visando proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem abrangente e aplicada.
Privilegia-se uma metodologia de trabalho baseada em projeto (project-based learning) e uma metodologia de sala de aula invertida (flipped classroom). Estas metodologias inovadoras proporcionam experiências de aprendizagem mais envolventes, interativas, centradas no estudante, e relevantes para as suas necessidades e interesses. Também o recurso a metodologias de ensino ativas, tais como o trabalho de grupo, a dramatização, as simulações e a aprendizagem apoiada e/ou mediada pela tecnologia, pode facilitar a interação e criar uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, envolvente e transformadora.
As aulas são concebidas para promover a participação ativa dos alunos, envolvendo-os diretamente com os conceitos e tecnologias abordados. Nesse contexto, os docentes desempenham um papel crucial, não apenas na transmissão de conteúdos teóricos, mas também na orientação dos alunos para uma exploração crítica e na aplicação prática do conhecimento adquirido. No final de cada tarefa ou exercício, os estudantes apresentarão os resultados, estimulando-se a comunicação eficaz e a partilha de experiências e de conhecimento e fomentando-se o debate crítico e a troca de ideias. Esta abordagem visa preparar os estudantes para desafios práticos no ramo do audiovisual, promovendo autonomia, criatividade e desenvolvimento de competências de resolução de problemas.
A ênfase na participação interativa nas aulas e na plataforma online, assim como o cumprimento das tarefas semanais, reflete a importância dada ao envolvimento contínuo dos alunos no processo de aprendizagem. Essa abordagem contínua permite uma avaliação holística das contribuições dos alunos ao longo do curso.
Em suma, as metodologias adotadas procuram equilibrar teoria e prática, promovendo uma abordagem interativa e contínua que prepara os estudantes não apenas para compreender conceitos, mas também para os aplicar de forma significativa no desenvolvimento de projetos na área da Literacia digital em Educação Social.
Avaliação
Avaliação por frequência
A avaliação contínua será centrada no desenvolvimento de atividades práticas realizadas em sala de aula e de projetos realizados em grupo, bem como na participação ativa nas aulas e na plataforma de aprendizagem online, culminando na realização de uma frequência. Cada componente terá um peso específico para refletir a importância atribuída a diferentes competências.
Participação/intervenção dos estudantes ao longo das aulas - 10%;
Realização de uma frequência teórica- 40%;
Realização de um trabalho colaborativo final- 30%
Desenvolvimento e apresentação de trabalho práticos colaborativos- 20%
Avaliação por exame
A avaliação por exame afere os conhecimentos, aptidões e competências definidos nos objetivos de aprendizagem. O exame será constituído por uma parte teórica (50%) e uma parte prática (50%).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Privilegiar-se-á o contacto direto entre o estudante e o computador. As aulas assumirão um carácter TP, cabendo ao docente a função de apresentação e enquadramento ferramentas e recursos alvo de estudo, orientando o estudante na sua exploração crítica. A adoção desta metodologia implica a distribuição dos estudantes por grupos de trabalho. Prevê-se a participação dos estudantes em projetos de intervenção e investigação a decorrer na ESES. No caso dos estudantes que não possam frequentar em presença a UC e desejem ter aproveitamento por avaliação por frequência é necessário que realizem os exercícios disponibilizados no Moodle e os publiquem em local próprio para o efeito. A avaliação irá refletir o carácter TP da unidade curricular. Todos os estudantes deverão estar inscritos na disciplina Moodle correspondente. A avaliação só poderá ser aplicada aos estudantes que se encontram inscritos na referida UC em virtude de parte da sua realização depender desta ferramenta. A UC tem um total de 135 horas, sendo que 60 horas são de contacto e 75 horas são de trabalho autónomo. Estima-se, assim, que o estudante de forma a cumprir as atividades propostas pela UC, disponha de:
Levantamento e análise de bibliografia sobre os temas abordados na UC = 15h
Elaboração e apresentação dos trabalhos práticos de grupo =20h
Elaboração do trabalho colaborativo final = 30h
Estudo dos conteúdos para realização da frequência = 10h
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Daniela, L. (2022) Inclusive Digital Education. Series Title: Educational Communications and Technology: Issues and Innovations. Springer Cham. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-031-14775-3
IFLA. (2025). Media and Information Literacy recommendations (policy brief).
Jacob, T., & others. (2023). Effectiveness of H5P in improving student learning outcomes. BMC Medical Education, 23, 221.
Kerr, A., et al. (2025). Fostering self-regulated learning with H5P technology. International Journal of E-Learning & Distance Education, 40(1).
OECD. (2023). OECD Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Education Ecosystem. OECD Publishing. Disponível em: https://doi.org/10.1787/c74f03de-en.
Saunders, L. (2023). Librarian perspectives on misinformation: A follow-up and expansion. College & Research Libraries, 84(7), 1135-1157.
Tomczyk, L., Fedeli, L. (2022) Digital Literacy for Teachers. Springer Singapore. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-19-1738-7