Código: | LESO10149 | Sigla: | I | |
Área Científica: | Línguas e Literaturas Estrangeiras |
Área de Ensino: | Línguas e Literaturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LESO1 | 22 | Despacho n.º 12917/2016 | 1º | 4 | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 13,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Inglês
O objetivo geral consiste no aperfeiçoamento da língua inglesa em ambiente académico, social e no contexto de trabalho em Educação Social. Os objetivos específicos (nível B1do QECRL) são os seguintes:
A. Oralidade (receção e produção)
1. Compreender expressões e vocabulário
2. Extrair adequadamente informações
3. Responder e fazer perguntas simples e de desenvolvimento
4. Repetir, clarificar, reformular e comparar informação
5. Expor e justificar opiniões
6. Relacionar causa e efeito
7. Estabelecer sequências
8. Estruturar e realizar intervenções orais
9. Participar em debates com diferentes formatos e graus de formalidade
B. Leitura e escrita
1. Compreender expressões e vocabulário
2. Extrair adequadamente informações
3. Distinguir diferentes protótipos textuais
4. Clarificar, reformular e comparar informação
5. Expressar e justificar opiniões
6. Relacionar causa e efeito
7. Estabelecer sequências
8. Identificar e aplicar mecanismos de coerência e coesão textual
9. Citar e referenciar adequadamente
1. Técnicas de compreensão e expressão escrita e oral
2. Protótipos textuais
3. Definições e verbetes
4. Comparação de ideias / conceitos / factos
5. Desenvolvimento de argumentos
6. Informação essencial e acessória
7. Estruturas linguísticas e organizações textuais
8. Expressões de causalidade
9. Expressões de sequência
10. Estatísticas / tendências / gráficos / figuras
11. Ética e Fiabilidade de fontes
12. Citações e referências bibliográficas
Dada a especificidade da Unidade Curricular, todos os objetivos de aprendizagem visam uma melhor expressão em língua inglesa, que permita a comunicação eficaz, tanto em contexto académico e profissional nacional, como internacional. Deste modo, os objetivos são concretizados através do explorar de tópicos gramaticais e vocabulário específico, quer a nível oral, quer a nível escrito.
A exploração de diversas produções orais e escritas pretende culminar num tratamento eficaz da informação recebida, tanto na ótica da sua aquisição, como reprodução.
No domínio da oralidade, prevê-se que os alunos consigam comunicar eficazmente não só em contexto estritamente académico, mas também num contexto social de troca de informações e experiências com colegas internacionais, tanto durante o seu percurso escolar, como posteriormente enquanto profissionais.
Metodologia
O ensino será teórico-prático: a docente realiza o enquadramento concetual das temáticas, orientando depois o trabalho individual e de pequeno grupo. Destaque para a realização de tarefas e interpretação de textos, e posterior reformulação escrita e oral, bem como para o desenvolvimento das competências orais dos alunos.
O número máximo de 16 alunos por turma permite um contacto próximo e um melhor controlo da aprendizagem.
Apesar de a maioria das horas de ensino ter lugar no contexto de sala de aula, há também uma componente de eLearning.
O ensino a distância será um espaço onde os alunos terão acesso a materiais multimédia em Inglês que apresentam temas diversos. Os alunos deverão realizar tarefas relacionadas com esses tópicos, os quais serão posteriormente utilizados nas discussões em sala de aula.
1. Assiduidade e participação (oral /escrita) individual nas aulas e na plataforma (20%)
2. Trabalho em grupo (componente escrita e oral) (40%)
3. Teste individual (40%)
As metodologias previstas estão focadas na aprendizagem dos alunos, concretizada pelo atingir dos objetivos de aprendizagem elencados. O tratamento dos conteúdos explora um conjunto diversificado de textos e recursos adaptados às competências gerais e comunicativas mais diretamente relacionadas com a língua que se pretendem desenvolver.
A utilização de materiais didáticos de natureza diversa adequados às necessidades específicas da Unidade Curricular também concorre para o sucesso da aprendizagem. O uso de materiais autênticos (artigos, palestras, entrevistas, etc.) também concorre para a destreza na utilização do Inglês para Fins Académicos em contexto real.
Está prevista a simulação de situações de comunicação relativas ao futuro desempenho académico dos alunos que lhes permitirão desenvolver a compreensão e utilização dos processos de estruturação em discursos interacionais, orais e escritos.
A esta UC (4ECTS) correspondem 48TP de contacto e 52h de trabalho autónomo [distribuídas da seguinte forma: preparação de elaboração e apresentação de trabalhos (18h), resolução de fichas de atividades (14h), preparação de prova de avaliação (10h) e resolução de trabalhos no Moodle (10h).
Carter R. & McCarthy M. (2006), Cambridge Grammar of English: a Comprehensive Guide. Cambridge: CUP.
Crystal, D. (2003) English as a Global Language. Cambridge: CUP.
Dummett, Paul & Hird, Jon (2015). Oxford EAP: Pre-Intermediate/B1: Student's Book. Oxford: OUP.
McCarthy, Michael & O'Dell, Felicity (2016). Academic Vocabulary in Use. Cambridge: CUP.
Murphy, Raymond (2012). English Grammar in Use. Cambridge: CUP.
Paterson, Ken & Wedge, Roberta (2013). Oxford Grammar for EAP: English grammar and practice for Academic Purposes. Oxford: OUP.
Redman, Stuart (2011). English Vocabulary in Use: Pre-Intermediate and Intermediate. Cambridge: CUP.
Williams, Erica (2008). Presentations in English. Find your voice as a Presenter. UK: Macmillan.
NB: Outros recursos e matérias didáticos serão disponibilizados nas aulas e no Moodle.