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Metodologias de Animação Sociocultural

Código: LESO10160    Sigla: MAS
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Página Web:https://apmgaleriavirtual.wordpress.com/
Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LESO1 39 Despacho n.º 12917/2016 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 8,00
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   4,00
Carlos Filipe de Almeida Colaço   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Responsável
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Pesquisar, interpretar, tratar e apresentar informação relevante no sentido de fundamentar uma reflexão sobre metodologias de animação sociocultural; O2. Reconhecer o papel destas metodologias na transformação sociocultural;  O3. Compreender a importância do trabalho em grupo/colaborativo e a necessidade do trabalho multi e interdisciplinar na educação não formal, em geral, e na animação sociocultural, em particular;  O4. Selecionar e aplicar métodos e técnicas de investigação em animação sociocultural, dando ênfase às metodologias de recolha e análise qualitativa, recorrendo (entre outras) a jogos e estratégias lúdicas; O5. Conhecer, analisar e aplicar a estrutura básica de procedimento em animação, assim como métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas de intervenção em animação e cibernanim@ção; O6. Refletir de modo sistémico sobre contextos de intervenção presenciais e a distância, cruzando os saberes adquiridos nesta UC e noutras UC do curso. 

Conteúdos programáticos

CP1. ASC na intersecção da educação formal e não formal; CP2. Questionamento dos paradigmas da ASC CP3. Modalidades cultural, socioeducativa, comunitária; CP4. Delimitação do conceito de metodologia no âmbito da ASC; CP5. Definição de conceitos adjacentes: método, técnica, estratégia, procedimento; CP6. Estrutura básica de procedimento e introdução às metodologias de investigação para diagnóstico e avaliação; de intervenção; CP7. Métodos e técnicas de diagnóstico, planificação, avaliação; CP8. Métodos e técnicas de ação em diversas modalidades da ASC aplicados a áreas específicas de intervenção presencial e a distância:  -Animação e Educação Artística, Museológica, Turística, Ambiental; -Animação e Educação de Crianças/Jovens, de Pessoas Adultas/Seniores; -Animação em meio escolar, associativo, empresarial, hospitalar; -Animação do livro, da leitura/escrita e das Bibliotecas; -Animação Territorial e Desenvolvimento Local/Comunitário, etc. CP9. Estudo de casos de animação/ciberanim@ção.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos estão declinados transversalmente nos conteúdos, visando proporcionar às/aos estudantes um espaço praxeológico, desenvolvendo e consolidando de competências essenciais de animação sociocultural. A exposição teórica por parte da docente será acompanhada de uma exploração de metodologias utilizadas em "percursos" de trabalho de projeto em animação sociocultural, centrada na participação ativa e atitude crítica dos/as estudantes.  Os conteúdos acima apresentados serão abordados tendo como base o "ofício" da animação, tentando-se: i) apoiar a reflexão sobre metodologias de animação em contextos reais de intervenção presenciais e a distância; ii) realizar um trabalho prático de análise e aplicação de métodos e técnicas de diversas modalidades e áreas específicas de intervenção em animação e ciberanim@ção.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Aulas teórico-práticas com metodologia interativa, centrada na autorresponsabilização das estudantes, de modo a atingir os objetivos propostos, baseando os conteúdos na exploração de documentos escritos e audiovisuais que permitirão realizar exercícios de reflexão crítica sobre situações concretas e de aplicação de metodologias, sob orientação presencial ou a distância. Avaliação contínua da participação em todas atividades do semestre (70% da nota):  - Realização de um trabalho de grupo sobre métodos/técnicas de ASC (40%).  - Outras atividades de participação em projetos (observação participante), análises de textos e resolução de exercícios (30%). Avaliação sumativa: Teste escrito (30%).     Exame: provas escrita (60%) e oral (40%).  Carga média trabalho autónomo:  realização de pesquisa, leitura e análise de informação (15h); Realização de trabalho de grupo (20h); Participação em projetos de animação com CJ (20h); Estudo para o teste escrito (10h).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular é de cariz teórico-prático. Os objetivos de aprendizagem pressupõem, assim, a consolidação de conhecimentos e competências prévias adquiridas ao longo do percurso académico, bem como o contacto com novas perspetivas teóricas e práticas, proporcionadas, por exemplo, pela apresentação e análise crítica de projetos e atividades já implementados presencialmente e a distância, mas também através da leitura e discussão coletiva e/ou em pequenos grupos de leituras fundamentais no âmbito dos métodos e técnicas de educação não formal e animação sociocultural.

Numa abordagem que privilegia o trabalho autónomo, os conteúdos de natureza teórica são trabalhados preferencialmente através de exercícios de discussão e debate, bem como através da produção de contributos escritos (individuais ou em pequeno grupo), que pressupõem o acompanhamento por parte dos/das estudantes das sugestões de leitura efetuadas ao longo do semestre.

A par do desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, os/as estudantes fazem um trabalho de pesquisa e aplicação, em espaço de sala de aula e em contextos reais de intervenção na comunidade local, de metodologias de diagnóstico, desenho, desenvolvimento e avaliação de atividades de animação e ciberanim@ção.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cembranos, F.; Montesinos, D. H.; Bustelo, M. (2005). La animación sociocultural: una propuesta metodológica. Madrid: Editorial Popular.

Da Silva, A. (2013). ¿(Des)investimento em arte e cultura nas políticas de I & D¿. Animação Sociocultural, Cidadania e Política Europeia, pp. 79-84, S.l: APDASC. ISBN: 978-989-98727-0-7.

Da Silva, A. (2011). Former des professionnels d¿animation socioculturelle et d¿éducation sociale pour l'économie solidaire et les clubs de troc: Atas on-line do Colóquio Internacional de Animação Sociocultural. Saragoça: Universidad Zaragoza

Da Silva, A. (2013). ¿La formation des animateurs et animatrices au Portugal¿. Revue Internationale d¿ Animation, 4, pp.13-22. http://www.atps.uqam.ca/numero/n4/pdf/ATPS_daSilva_2013.pdf ~

Da Silva, A. (2016) ¿Um olhar sobre o passado da animação sociocultural para um futuro menos tecnológico e mais humano¿. Quaderns de animació I educació social, 23, pp. 1-16. Disponível em http://quadernsanimacio.net/index_htm_files/Um%20Olhar.pdf

Da Silva, A. et al. (2009). Solidariedade Cidadã - Uma Experimentação Partilhada. Coord. Associação In Loco. São Brás de Alportel: In Loco

Lopes, M. (2011). Metodologias de Investigação em Animação Sociocultural. Chaves: Intervenção.

Marchioni, M. (2004). Planificación social y organización de la comunidad. Madrid: Editorial Popular.

Serrano, G. P. (coord.) (2001). Modelos de investigación qualitativa en educación social y animación sociocultural. Madrid: Narcea.

Trilla, J. (Coord) (2005) Animação Sociocultural. Teorias. Programas e Âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.