| Código: | LEV1100 | Sigla: | BIOQ | |
| Área Científica: | Biologia e Bioquímica | |||
| Área de Ensino: | Ciências Químicas e Físicas (CQF) |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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| LENFV | 40 | Registo n.º R/A-CR 171/2024 | 1º | 5 | 45 | 125 |
| Ensino Teórico: | 6,00 |
| Ensino Prático e Laboratorial: | 12,00 |
| Ensino Teórico: | 6,00 |
| Ensino Prático e Laboratorial: | 12,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecimento dos aspetos estruturais e funcionais das biomoléculas e importância da relação estrutura-função. Compreensão das principais vias metabólicas e a sua influência no binómio saúde-doença. Aplicação de conhecimentos em contexto profissional.
TEÓRICA. 1. Conceitos de química orgânica: grupos funcionais, polaridade; quiralidade e atividade biológica. 2. Biomoléculas, estruturas e funções: glúcidos, aminoácidos e proteínas, lípidos. 3. Ácidos nucleicos e trasnferência de informação genética. 4. Enzimas, cofatores e regulação da atividade enzimática. 5. Metabolismo energético: reservas energéticas, oxidação de glucose e de ácidos gordos, formação de ATP; corpos cetónicos. 6. Homeostase da glucose: síntese e degradação de glucose e sua regulação. 7. Metabolismo das proteínas e aminoácidos: proteólise, catabolismo dos aminoácidos, ciclo da ureia.
PRÁTICA E LABORATORIAL. 1. Unidades de concentração, preparação de soluções e de soluções tampão. 2. Equilíbrio ácido-base. 3. Propriedades das biomoléculas. 4. Propriedades dos enzimas. 5. Análise de estudos caso de alterações metabólicas.
A unidade curricular é iniciada com a introdução de conceitos sobre química orgânica de forma a facilitar a compreensão das características e propriedades das moléculas biológicas. Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades, para seguidamente focar os principais processos de obtenção de energia e de síntese de moléculas biológicas. As aulas práticas e laboratoriais pretendem dotar os estudantes de competências práticas, integrar os conhecimentos teóricos com base em estudos caso e estimular a análise crítica.
A Unidade Curricular terá uma abordagem mista que integre aulas expositivas, onde os conceitos fundamentais são apresentados de forma clara e contextualizada, com a promoção de discussões em grupo para estimular o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos em situações práticas. Serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos e simulações, para tornar o conteúdo mais dinâmico e facilitar a compreensão de processos complexos, como os relacionados com o metabolismo energético. Para a componente prática e laboratorial, é adotada uma abordagem hands-on, proporcionando aos estudantes a oportunidade de realizar experiências e manipular equipamentos de laboratório, consolidando assim os conhecimentos teóricos adquiridos e desenvolvendo competências técnicas laboratoriais. A resolução de estudos de caso, especialmente relacionados com alterações metabólicas, permite a aplicação dos conceitos aprendidos na análise e resolução de problemas reais, promovendo a integração interdisciplinar e a formação de profissionais críticos e reflexivos no campo da enfermagem veterinária.
Avaliação contínua: Componente teórica (CT) - 1 prova escrita individual. Componente prática (CP) - até quatro fichas ou relatórios em grupo elaborados nas aulas práticas.
Condições de dispensa total = 70% (CT)+ 30% (CP), e CP = média das fichas/relatórios. O resultado terá de ser >= 10 valores e nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 10 valores.
Para dispensa total é obrigatória a presença nas aulas laboratoriais.
Exame: prova escrita, com componente teórica e prática, cuja aprovação requer uma nota >=10.
Na componente teórica os estudantes são avaliados quanto à sua capacidade de assimilar e aplicar os conceitos teóricos apresentados durante as aulas expositivas e discussões em grupo. Esta avaliação permite verificar o conhecimento dos aspetos estruturais e funcionais das biomoléculas, bem como a compreensão das principais vias metabólicas e sua influência na saúde e na doença. Por outro lado, a componente prática, composta por fichas ou relatórios em grupo elaborados durante as aulas práticas, oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações práticas e contextos profissionais simulados. Essa abordagem permite a demonstração da capacidade dos alunos em relacionar a estrutura e a função das biomoléculas, bem como aplicar os conceitos de vias metabólicas na resolução de problemas práticos.
Rodwell, V.W., Bender, D. A., Botham, K. M., Kennely, P. J., & Weil, P. A. (2015). Harper's illustrated biochemistry (30th ed.). NY: McGraw-Hill.
(Acessível em https://archive.org/details/HARPERSILLUSTRATEDBIOCHEMISTRY30th)
Ahern, K.; Rajagopal, I.; Tan T. Biochemistry: Free For All. (2018). Oregon State University (acessível em https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/866)
Recursos online
https://oli.cmu.edu/courses/biochemistry-open-free/
https://www.nature.com/scitable/ebooks/essentials-of-cell-biology-14749010/