• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LEV1100
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Bioquímica

Código: LEV1100    Sigla: BIOQ
Área Científica: Biologia e Bioquímica

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LENFV 40 Registo n.º R/A-CR 171/2024 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

2025LENFV_1A

Ensino Teórico: 6,00
Ensino Prático e Laboratorial: 12,00

2025LENFV_1B

Ensino Teórico: 6,00
Ensino Prático e Laboratorial: 12,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,93
Ensino Prático e Laboratorial: 2,07

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,93
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   0,93
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,14
Maria José Cambalacho Rosa Mendes Diogo - ESA   2,07
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   2,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento dos aspetos estruturais e funcionais das biomoléculas e importância da relação estrutura-função. Compreensão das principais vias metabólicas e a sua influência no binómio saúde-doença. Aplicação de conhecimentos em contexto profissional.

Conteúdos programáticos

TEÓRICA. 1. Conceitos de química orgânica: grupos funcionais, polaridade; quiralidade e atividade biológica. 2. Biomoléculas, estruturas e funções: glúcidos, aminoácidos e proteínas, lípidos. 3. Ácidos nucleicos e trasnferência de informação genética. 4. Enzimas, cofatores e regulação da atividade enzimática. 5. Metabolismo energético: reservas energéticas, oxidação de glucose e de ácidos gordos, formação de ATP; corpos cetónicos. 6. Homeostase da glucose: síntese e degradação de glucose e sua regulação. 7. Metabolismo das proteínas e aminoácidos: proteólise, catabolismo dos aminoácidos, ciclo da ureia.

PRÁTICA E LABORATORIAL. 1. Unidades de concentração, preparação de soluções e de soluções tampão. 2. Equilíbrio ácido-base. 3. Propriedades das biomoléculas. 4. Propriedades dos enzimas. 5. Análise de estudos caso de alterações metabólicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A unidade curricular é iniciada com a introdução de conceitos sobre química orgânica de forma a facilitar a compreensão das características e propriedades das moléculas biológicas. Pretende-se dar os princípios dos processos químicos que ocorrem no organismo, focando para isso primeiro as moléculas biológicas, caracterização e propriedades, para seguidamente focar os principais processos de obtenção de energia e de síntese de moléculas biológicas. As aulas práticas e laboratoriais pretendem dotar os estudantes de competências práticas, integrar os conhecimentos teóricos com base em estudos caso e estimular a análise crítica. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A Unidade Curricular terá uma abordagem mista que integre aulas expositivas, onde os conceitos fundamentais são apresentados de forma clara e contextualizada, com a promoção de discussões em grupo para estimular o pensamento crítico e a aplicação dos conhecimentos em situações práticas. Serão utilizados recursos audiovisuais, como vídeos e simulações, para tornar o conteúdo mais dinâmico e facilitar a compreensão de processos complexos, como os relacionados com o metabolismo energético. Para a componente prática e laboratorial, é adotada uma abordagem hands-on, proporcionando aos estudantes a oportunidade de realizar experiências e manipular equipamentos de laboratório, consolidando assim os conhecimentos teóricos adquiridos e desenvolvendo competências técnicas laboratoriais. A resolução de estudos de caso, especialmente relacionados com alterações metabólicas, permite a aplicação dos conceitos aprendidos na análise e resolução de problemas reais, promovendo a integração interdisciplinar e a formação de profissionais críticos e reflexivos no campo da enfermagem veterinária.


Avaliação

Avaliação contínua: Componente teórica (CT) - 1 prova escrita individual. Componente prática (CP) - até quatro fichas ou relatórios em grupo elaborados nas aulas práticas.
Condições de dispensa total = 70% (CT)+ 30% (CP), e CP = média das fichas/relatórios. O resultado terá de ser >= 10 valores e nenhuma das componentes poderá ter nota inferior a 10 valores.
Para dispensa total é obrigatória a presença nas aulas laboratoriais.
Exame: prova escrita, com componente teórica e prática, cuja aprovação requer uma nota >=10.

Dispensa parcial: o estudante pode dispensar a uma das componentes do exame desde que a nota da respetiva componente tenha sido >=10.
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua = 70 % CT + 30 % CP. Neste caso, a classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores.
As avaliações com aprovação na componente prática ou teórica serão mantidas durante 1 ano letivo após a sua obtenção. Caso não deseje manter estas condições o/a estudante deve informar por e-mail a responsável da UC até 15 dias após o início das aulas. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Na componente teórica os estudantes são avaliados quanto à sua capacidade de assimilar e aplicar os conceitos teóricos apresentados durante as aulas expositivas e discussões em grupo. Esta avaliação permite verificar o conhecimento dos aspetos estruturais e funcionais das biomoléculas, bem como a compreensão das principais vias metabólicas e sua influência na saúde e na doença. Por outro lado, a componente prática, composta por fichas ou relatórios em grupo elaborados durante as aulas práticas, oferece aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em situações práticas e contextos profissionais simulados. Essa abordagem permite a demonstração da capacidade dos alunos em relacionar a estrutura e a função das biomoléculas, bem como aplicar os conceitos de vias metabólicas na resolução de problemas práticos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Rodwell, V.W., Bender, D. A., Botham, K. M., Kennely, P. J., & Weil, P. A. (2015). Harper's illustrated biochemistry (30th ed.). NY: McGraw-Hill.
(Acessível em https://archive.org/details/HARPERSILLUSTRATEDBIOCHEMISTRY30th)
Ahern, K.; Rajagopal, I.; Tan T. Biochemistry: Free For All. (2018). Oregon State University (acessível em https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/866)
Recursos online
https://oli.cmu.edu/courses/biochemistry-open-free/
https://www.nature.com/scitable/ebooks/essentials-of-cell-biology-14749010/