• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LEV1103
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Contenção e Manipulação

Código: LEV1103    Sigla: C&M
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LENFV 44 Registo n.º R/A-CR 171/2024 2,5 22,5 62,5

Horas Efetivamente Lecionadas

2025LENFV_1A

Teórico-Práticas: 7,50

2025LENFV_1B

Teórico-Práticas: 7,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 3,00
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Isabel Canejo Lalanda Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir competências para a manipulação segura das diversas espécies animais. Contenção adequada para procedimentos clínicos que assegure a segurança do animal e do operador. Exognósia (conhecer as características morfológicas das diferentes espécies e raças dos animais).

Conteúdos programáticos

Reconhecimento de situações de medo, ansiedade e fatores de stress. A contenção e o bem-estar animal e a saúde. Companhia e exóticos: Métodos de contenção: física e farmacológica. Técnicas adequadas aos procedimentos. Materiais utilizados. Fármacos na contenção química. A contenção ajustada às várias idades, tamanho e temperamento. Cuidados na contenção de animais dispneicos. Transporte de animais. Captura de animais errantes. Técnicas de contenção e manipulação de animais silvestres. Produção: Métodos de contenção: física e farmacológica. Contenção física: materiais e abordagens consoante a espécie, tipo de produção e finalidade. Espaços destinados à manipulação e contenção. Contenção farmacológica: materiais e fármacos. Diferença na contenção de jovens e adultos. Condução e derrube. Manipulação e transporte. Contenção de aves e coelhos. Exognósia: Características morfológicas e biomecânicas. Regiões exteriores e particularidades. Aptidões das raças autóctones e não autóctones.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos, os conteúdos programáticos irão permitir que os alunos adquiram conhecimentos teórico-práticos sobre os principais aspetos relacionados com a contenção e manipulação das diferentes espécies animais (os métodos, materiais, fármacos e cuidados a ter), assim como identificar as particularidades morfológicas das diferentes espécies e raças dos animais de interesse.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os alunos serão estimulados e incentivados:
- por meio de tecnologias recentes (hardwares e softwares);
- slides interativos durantes as aulas, relacionados aos temas propostos da UC;
- leitura e análise crítica de artigos científicos sobre as temáticas propostas.

Ensino-aprendizagem:
- aulas teórico-práticas de natureza colaborativa;
- integração de tecnologia online;

Metodologias baseadas:
- Método expositivo pelo docente e prática de atividades pelos alunos após demonstração pelo docente.
-
Problem based learning / Aprendizagem baseada em problemas;
- Reverse classroom / Aprendizagem invertida.
- Abordagem Hands-on


Avaliação

A avaliação contínua consiste em 3 momentos de avaliação e implica presença em 75% das aulas:
1- resolução de 8 questionários individuais em aula (Q) - 40%;
2- resolução de problema em grupo (PG) - 20%;
3- prova prática individual com estações rotativas (PP)- 40%

Fórmula dispensa de exame: (0,4*Q + 0,2* PG + 0,4*PP) igual ou superior a 10 valores;
- Dispensa de exame final: classificação igual ou superior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação; classificação igual ou superior a 10 valores na fórmula de dispensa de exame.

Exame final: 1 prova escrita (PE), classificação igual ou superior a 10 valores.
- Admissão a exame final: todos os estudantes inscritos na UC são admitidos a exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Com as sessões teórico-práticas pretende-se que os alunos adquiram competências sobre os principais aspetos relacionados com a contenção e manipulação das diferentes espécies animais, através da exposição dos temas abordados e obtenham prática em campo, com os animais, na execução de tarefas no âmbito da manipulação, contenção e identificação de características morfológicas das diferentes espécies animais.
Na sessão de ensino tutorial será realizado um debate sobre um tema da atualidade.
Os elementos de avaliação visam avaliar os conhecimentos adquiridos tanto na componente teórica, como na prática.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bassert, J. (2020). McCurnin's Clinical Textbook for Veterinary Technicians and Nurses, 10th edition, Saunders, 1264 pp.
Feitosa, F. L. F. (2020). Semiologia veterinária: a arte do diagnóstico, 4ª edição. São Paulo: Roca. 704 pp. ISBN: 9788527736152.
Cooper, B., Mullineaux, E., & Turner, L. (Eds.). (2020). BSAVA Textbook of Veterinary Nursing (6ª ed.). British Small Animal Veterinary Association. ISBN: 978-1-910-44339-2.