| Código: | LEV1106 | Sigla: | TGT | |
| Área Científica: | Ciências empresariais | |||
| Área de Ensino: | Gestão e Marketing e Economia e Desenvolvimento (GMED) |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LENFV | 42 | Registo n.º R/A-CR 171/2024 | 1º | 2,5 | 22,5 | 62,5 |
| Teórico-Práticas: | 9,00 |
| Teórico-Práticas: | 9,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Com esta UC pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos, aptidões e competências para:
OA1 - compreender a importância de gerir o tempo, em contexto pessoal, profissional e organizacional
OA2 - gerir o tempo de forma eficaz, evitando distrações e procrastinação
OA3 - utilizar as principais técnicas de gestão do tempo
OA4 - reconhecer e utilizar tecnologias de apoio à gestão do tempo.
1. Introdução à Gestão do tempo.
2. Importância e objetivos da gestão do tempo.
3. A relação entre gestão do tempo, produtividade e qualidade de vida.
4. Planeamento, estabelecimento de metas e de prazos, priorização.
5. Delegação, foco, e combate à distração e à procrastinação.
6. Erros da gestão do tempo e como evitá-los.
7. Principais Técnicas de gestão do tempo:
7.1. Pomodoro
7.2. Kanban
7.3. GTD
7.4. SMART
8. Tecnologias de apoio à gestão do tempo.
OA1: CP1, CP2 e CP3.
OA2: CP3, CP4, CP5 e CP6.
OA3: CP7.
OA4: CP8.
As aulas serão teórico-práticas, sendo adotados os seguintes métodos:
Expositivo (M1) para enquadramento teórico das temáticas a abordar em cada capítulo.
Demonstrativo (M2) promovendo a aprendizagem baseada em exemplos, casos, e vídeos ilustrativos da matéria lecionada.
Participativo (M3), através da discussão em grupo acerca de exemplos, casos e vídeos relacionados com os conteúdos programáticos.
Ativo (M4), através da autoaprendizagem com base em trabalhos individuais e de grupo.
Avaliação continua: a classificação final em regime de avaliação contínua inclui:
A1 - teste individual (50%)
A2 - trabalho individual (25%)
A3 - trabalho de grupo (25%)
Condições para dispensa total: os alunos não podem ter um resultado inferior a 7 valores em qualquer um dos elementos da avaliação contínua, e a média ponderada terá de ser maior ou igual a 9,5 valores.
Exame final: uma prova individual escrita cuja aprovação requer uma classificação maior ou igual a 10 valores.
A prossecução do OA1 é coerente com M1, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
a prossecução do OA2 é coerente com M1 e M2, sendo a respetiva consecução aferida em A1;
a prossecução do OA3 é coerente com M1, M2 e M4, sendo a respetiva consecução aferida em A2 e A3;
a prossecução do OA4 é coerente com M3 e M4, sendo a respetiva consecução aferida em A2 e A3.
Batista, L., Fernandes, J., Boque, N., Reis, D. & Caçola, M. (2013). Gestão do Tempo. Lisboa, Escolar Editora.
Boavida, F. (2021), Gestão de Tempo e Organização do Trabalho, Lisboa, Pactor.
Bird, P. (2014), Gestão do Tempo, Lisboa, Actual Editora.
Mata, G.G. (2015), Ainda não tive tempo, Lisboa, Porto Editora.
Moran, B. & Lennington, M. (2017), Fazer Mais em Menos Tempo - O plano das 12 semanas, Lisboa, Clube do Autor.