Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
No final desta unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de compreender a importância da informação como um recurso estratégico, sabendo contextualizar as suas ações na realidade de uma organização desportiva para propor melhorias e alinhar os sistemas de informação (SI) com os objetivos de negócio. O aluno dominará a terminologia e os conceitos essenciais da área, conhecerá os principais tipos de soluções tecnológicas e será capaz de aplicar ferramentas práticas, como folhas de cálculo e sistemas ERP, para apoiar a gestão das organizações desportivas.
Conteúdos programáticos
fundamentos e estratégia de SI, infraestrutura tecnológica, incluindo Cloud Computing, IA, IoT, Big Data e Blockchain e o seu impacto no desporto
Gestão de dados com Bases de Dados, Business Intelligence e Data Warehousing, e ferramentas de análise e decisão, como Folhas de Cálculo e Dashboards
Sistemas Empresariais (ERP/CRM), gestão da cadeia de abastecimento e relacionamento com o cliente.
Governação e gestão de SI, planeamento estratégico, avaliação de investimentos e segurança da informação
Planeamento, desenvolvimento de sistemas, gestão da mudança e transformação digital no desporto
Seminários e estudos de caso de sucesso tecnológico no desporto.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A estrutura dos conteúdos propostos demonstra total coerência com os objetivos de aprendizagem. Inicia-se com os Fundamentos e Estratégia de SI , que estabelecem a importância da informação como recurso estratégico e introduzem a terminologia essencial. De seguida, os conteúdos de Gestão de Dados (Bases de Dados) e Folhas de Cálculo desenvolvem as competências práticas. Os Sistemas Empresariais (ERP/CRM) e os Estudos de Caso permitem conhecer e aplicar soluções na realidade das organizações desportivas. Finalmente, os temas de Governação e Transformação Digital capacitam o aluno para alinhar os SI com os objetivos de negócio e propor melhorias, cumprindo integralmente o perfil de saída.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O modelo pedagógico desta unidade curricular assenta numa abordagem mista que equilibra a exposição teórica com uma forte componente de aprendizagem ativa e contextualizada, visando o desenvolvimento de competências analíticas e práticas. As metodologias estão articuladas para garantir que o aluno transita dos conceitos fundamentais para a sua aplicação real no setor do desporto.
Método Expositivo e Interativo: Utilizado para a apresentação de conceitos, teorias e modelos fundamentais, como os tipos de sistemas de informação e a teoria da vantagem competitiva de Porter. As sessões serão interativas, com recurso a questões e debates para estimular o pensamento crítico e garantir uma base teórica sólida e partilhada.
Método Demonstrativo: Aplicado nos módulos de cariz prático para ensinar a utilização de ferramentas tecnológicas. O docente demonstrará passo a passo a execução de tarefas complexas, como a criação de tabelas dinâmicas em Excel , a construção de consultas em bases de dados ou a navegação num sistema ERP, servindo de guia para a aprendizagem autónoma.
Aprendizagem Ativa: Constitui o núcleo da componente prática. Após as demonstrações, os alunos resolverão exercícios e mini-casos práticos, aplicando diretamente os conhecimentos na manipulação de folhas de cálculo e bases de dados. Esta abordagem visa a autonomia e a consolidação das competências técnicas.
Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (PBL): Os alunos, em grupo, desenvolverão um projeto semestral. Este projeto consistirá na análise de uma organização desportiva, na modelação de um dos seus processos de negócio e na proposta de uma solução baseada em SI para o otimizar. Esta metodologia integra conhecimentos de diferentes módulos e promove o trabalho cooperativo e em equipa.
Método de Estudo de Caso e Seminários: Para garantir a contextualização no setor do desporto, serão analisados casos reais. Esta metodologia expõe os alunos às realidades, desafios e soluções tecnológicas do mercado, ligando a teoria académica à prática profissional.
Avaliação
Os alunos no modelo de avaliação contínua têm que ter uma assiduidade de 2/3 das aulas TP e teóricas e cumprirem com os parâmetros de avaliação. Os parâmetros são classificados de 0 a 20 valores, prova escrita incide sobre a matéria lecionada, os trabalhos individuais são desenvolvidos nas aulas práticas e o trabalho final e é realizado em grupo. A avaliação final é constituída por duas provas uma escrita e outra oral. Para ser aprovado, o aluno deverá ter uma média aritmética simples igual ou superior a 9,5 valores. Nota Final Avaliação Contínua = 0,5 x NotaProvaEscrita + 0,4 x TrabalhoFinal+0,1 x ApresentacaoTrabalho; Nota Final Avaliação Final = (NotaProvaEscrita+Oral)/2
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O modelo de avaliação da unidade curricular foi concebido para ser um reflexo direto e coerente dos objetivos de aprendizagem e das metodologias de ensino, garantindo uma medição equilibrada das competências teóricas, práticas e de síntese. A coerência manifesta-se na forma como cada instrumento de avaliação se alinha com uma metodologia de ensino específica para medir um determinado objetivo.
A avaliação estrutura-se em três eixos complementares:
Avaliação Teórica: Realizada através de um teste de frequência escrito, que visa aferir os objetivos de dominar a terminologia e os conceitos essenciais e de compreender a importância da informação como recurso estratégico. Este instrumento está diretamente ligado ao método expositivo e interativo, onde os modelos teóricos (e.g., Cadeia de Valor de Porter , tipos de SI ) são apresentados e debatidos, que enriquecem a base conceptual.
Avaliação Prática: Conduzida por meio de testes práticos individuais em laboratório. O seu propósito é medir o objetivo de aplicar ferramentas práticas, como a folha de cálculo para construir dashboards e a utilização de bases de dados para extrair informação. Esta avaliação é o resultado direto das metodologias demonstrativa e de aprendizagem ativa, nas quais o aluno primeiro observa a execução de tarefas pelo docente e depois as replica e adapta para resolver novos problemas.
Avaliação de Projeto: O ponto culminante é um projeto de grupo, que avalia a capacidade de síntese e aplicação integrada do conhecimento. Este trabalho prático mede os objetivos de mais alto nível: contextualizar as ações na realidade de uma organização desportiva, propor melhorias através da modelação de processos e alinhar os SI com os objetivos de negócio. A sua execução está intrinsecamente ligada à aprendizagem baseada em problemas e projetos, onde os alunos colaboram para analisar um caso real e desenvolver uma solução fundamentada.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ferreira, A. & Silva, A. (2024). Transformação Digital nos Clubes Desportivos - Ferramenta de Diagnóstico e Intervenção na Maturidade Digital das Organizações Desportivas. Editora da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, ISBN 978-989-8768-54-4
Porter, M. E., & Millar, V. E. (1985). How information gives you competitive advantage. Harvard Business Review, Reprint Service.
Rummler, G. A., & Ramias, A. J. (2010). A Framework for Defining and Designing the Structure of Work. In J. vom Brocke & M. Rosemann (Eds.), Handbook on Business Process Management 1 (pp. 83¿106). Springer Berlin Heidelberg. Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2010). Management Information Systems: Managing the Digital Firm (11th ed). Upper Saddle River, NJ: Pearson/Prentice Hall. Sobreiro, P., Bento, T., & Claudino, R. (2013). Operacionalização da estratégia das organizações desportivas através da definição de axiomas, para um contexto de melhoria. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, 3(0), 83¿95.