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Estágio em Organizações Desportivas

Código: LLGO20159    Sigla: EOD
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: LGOD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LLGO1 20 Despacho n.º 4725/2016, de 6 de abril de 2016 8 180 200

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Estágio: 10,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Estágio Totais 1 10,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Abel Francisco de Oliveira Santos - ESD   0,33
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   1,32
Alfredo José Henriques Carvalho da Silva - ESD   0,99
Elsa Regina Monteiro Vieira - ESD   0,33
Hugo Filipe Barra Dinis - ESD   1,32
Miguel Alexandre de Almeida Santos Pacheco - ESD   0,99
Paulo Filipe da Rosa - ESD   0,99
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT   0,99
Pedro Duarte da Silva Fonseca Gandara Raposo - ESD   0,99

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Nuno de Alexandre Sobreiro - ESD / ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Escolher e utilizar soluções técnicas e metodológicas adequadas a cada situação. Fundamentar as suas opções e decisões em informação factual de qualidade, evitando argumentos estritamente especulativos. Enquadrar adequadamente cada situação suportando as suas opções e decisões em argumentos bem estruturados e que façam sentido, quer em termos teóricos quer em termos práticos. Executar o trabalho inerente aos compromissos assumidos, procurando ultrapassar os eventuais obstáculos ou impedimentos. Implementar sistemas de monitorização e avaliação e alavancar a informação gerada em benefício da melhoria contínua da organização. Agir com vista a ter um impacto positivo na organização. Preparar, estruturar e comunicar adequadamente as suas propostas e pontos de vista. Assumir responsabilidades de forma proactiva, inovadora e com sentido de oportunidade. Trabalhar bem em equipa e demonstrar capacidade de liderança. Autoavaliar-se e investir na melhoria contínua da sua capacidade.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos variam consoante o Plano Individual de Formação (PIF) de cada estagiário. Do PIF consta a identificação e programação das tarefas que serão alvo de avaliação, tendo por referência as atividades e as componentes de estágio selecionadas pelos interessados. As Componentes de Estágio são o(s) serviço(s), produto(s), programa(s), projeto(s), e/ou processo(s) da entidade de acolhimento no âmbito do qual se atribui um papel ao estagiário. As Atividades de Estágio são as intervenções atribuídas ao estagiário dentro de cada uma das componentes de estágio. Cada estagiário, em articulação com os orientadores, tem a responsabilidade de definir o quadro teórico e metodológico onde a sua intervenção se deverá situar e as tarefas que terá de executar. Naturalmente, da natureza destas opções dependerão os conteúdos programáticos de cada estágio em concreto, situando-se, em geral, dentro dos conteúdos programáticos abordados no âmbito do plano de estudos do curso.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O Plano Individual de Formação (PIF) tem de estar ajustado, por um lado, aos objetivos de aprendizagem e ao esforço estipulado para o estágio, e por outro, tem de ser útil para a entidade de acolhimento. Como referido anteriormente, os conteúdos programáticos são selecionados em função do PIF (componentes, atividades e tarefas de estágio), podendo variar de estagiário para estagiário, conforme o contexto e os interesses da entidade de acolhimento.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O estágio tem 4 fases: ARRANQUE: estabelece-se a relação entre estagiário (E), Orientador Académico (OA) e Orientador da Entidade de Acolhimento (OEA), numa 1ª reunião a 2 (OA+E) e depois numa 2ª reunião a 3 (OA+OEA+E), que resulta num Plano de Integração (PI); INTEGRAÇÃO: o estagiário é integrado na entidade de acolhimento (EA) e elabora o Plano Individual de Formação (PIF); DESENVOLVIMENTO: o estagiário executa o PIF, o OEA apoia o estagiário e o OA orienta a sua intervenção; e FECHO: o estagiário realiza uma apresentação pública e produz um relatório, a partir do Portefólio. O processo de estágio tem um Documento Orientador de Estágio (DOE). 


Avaliação

A avaliação incide na apreciação do portefólio e relatório de estágio, é realizada a meio e no final do estágio. Há uma autoavaliação e auscultação do OEA. O portefólio é estruturado em 6 critérios de acordo com os objetivos de aprendizagem. A Classificação Final é: CF = C1 x 0.3 + C2 x 0.3 + C3 x 0.1 + C4 x 0.1 + C5 x 0.1 + C6 x 0.1, onde cada critério é avaliado de 0 a 10, em que:

  • C1 = CRITÉRIO 1. Qualidade Técnica
  • C2 = CRITÉRIO 2. Execução
  • C3 = CRITÉRIO 3. Impacto na Organização
  • C4 = CRITÉRIO 4. Iniciativa e Inovação
  • C5 = CRITÉRIO 5. Atitude, Responsabilidade e Trabalho em Equipa
  • C6 = CRITÉRIO 6. Relatório, Poster e Apresentação
Estão aprovados, alunos com Classificação Final >= 10.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os métodos de ensino propostos privilegiam uma relação muito personalizada entre estagiário e orientadores, como é característico no estágio, para além de que colocam gradualmente o estagiário em situações que exigem a mobilização das competências inerentes aos objetivos de aprendizagem. Do ponto de vista dos métodos de avaliação, a coerência é verificada de forma direta, uma vez que o próprio Portefólio está organizado de acordo com os objetivos de aprendizagem.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bibliografia constante dos programas das unidades curriculares relevantes para cada estágio, tendo em conta o respetivo Plano Individual de Formação.

Observações

Para que o estudante possa realizar o estágio curricular, é necessário que tenha obtido aprovação a 85% do total de ECTS (Créditos do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) concluídos até ao final do 4º semestre.
O estudante poderá analisar o plano de estudos em vigor e calcular a percentagem de ECTS das unidades curriculares concluídas em relação ao total de ECTS acumulados nos quatro primeiros semestres. O valor obtido através da seguinte fórmula de cálculo deve ser superior ou igual a 85%:
(Total de ECTS Concluídos)/(Total de ECTS dos 4 Primeiros Semestres)×100¿85%
Se considerarmos por exemplo um plano de estudos onde os quatro primeiros semestres correspondem a 120 ECTS, isto significa que o aluno para ingressar no estágio, deverá concluir os ECTS iguais ou superiores a 102 = 0.85 x 120.