Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
OA1. Introdução aos principais fundamentos teóricos da gestão; OA2. Caracterizar as principais atividades do gestor e da gestão; OA3. Adotar uma visão global sobre as organizações no contexto das sociedades atuais; OA4. Compreender a empresa e as suas principais áreas funcionais; OA5. Analisar e apreender os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: Planeamento, Organização, Direção e Controlo. OA6. Aplicar ferramentas básicas de gestão atendendo aos contextos organizacionais.
Conteúdos programáticos
CP1 ¿ Introdução CP1.1 - Conceitos básicos CP1.2 - Funções, níveis, tarefas e competências do gestor CP2. Novos Desafios da Gestão CP3. O ambiente das organizações CP3.1 - O ambiente contextual e transacional CP3.2 - Cultura organizacional e ambiente externo CP4. Negócio e criação de valor CP4.1 - Abordagem funcional da gestão empresarial CP4.2 - Criação de negócios e geração de valor CP5. Planeamento CP5.1 - Fundamentos CP5.2 - Tipos de planeamento e modelos de gestão estratégica CP5.3 - Estratégia corporativa, de negócio e funcional CP5.4 - Implementação e controlo estratégico CP6. Organização CP6.1 - Fundamentos CP6.2 - Elementos do processo de organização CP6.3 - Desenho estrutural das organizações CP6.4 - Determinantes da estrutura organizacional CP7. Direção CP7.1. Fundamentos CP7.2 - Motivação CP7.3 - Liderança CP7.4 - Comunicação organizacional CP8. Controlo CP8.1 - Fundamentos CP8.2 - Tipos e ferramentas de controlo CP8.3 - Sistemas de monitorização do desempenho organizacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
OA1 ¿ CP1 e CP2 OA2 ¿ CP1, CP2 e CP7 OA3 ¿ CP3 e CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8 OA4 ¿ CP6 e CP4 OA5 - CP5, CP6, CP7 e CP8 OA6 - CP5, CP6 e CP8 Os CP asseguram uma progressão lógica dos conteúdos que permite aos estudantes compreender e aplicar os conceitos fundamentais da gestão. Desde os fundamentos teóricos até à aplicação prática de ferramentas de gestão, os conteúdos cobrem de forma abrangente os aspetos essenciais do processo de gestão, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para uma análise eficaz e uma gestão bem-sucedida em diversos contextos organizacionais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino: M1. Aulas expositivas - Conceitos M2. Participativas - Discussão de casos e exemplos; M3. Ativas - Casos resolvidos pelos estudantes (trabalho em grupo); M4. Autoestudo - Preparação de avaliação individual.
Avaliação
Avaliação: A1. Trabalhos em grupo (casos, relatórios, apresentações) - 30% A2. Prova final individual - 70%.. A aprovação no período de Avaliação Contínua requer a nota mínima de 7,0 valores na componente A3.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, com a seguinte distribuição: OA1: M1 e M4 OA2: M1, M2 e M4 OA3: M1 a M4 OA4. M1 a M4 OA5: M1 a M4 OA6: M1, M3 e M4
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Ferreira, M. P., Carvalho Santos, J., Reis, N., & Marques, T. (2011). Gestão empresarial (3.ª ed.). Lidel ¿ Edições Técnicas, Lda. Pinto, C., Rodrigues, J., Santos, A., Melo, L., Moreira, M., & Rodrigues, R. (2012). Fundamentos da gestão (4.ª ed.). Editorial Presença. Reis, F., & Rosa, M. J. (2014). Princípios de gestão. Edições Sílabo. Robbins, S. P., & Coulter, M. (2018). Management (14th ed.). Pearson. Teixeira, S. (2022). Gestão das organizações (4.ª ed.). Escolar Editora. Teixeira, S. (2014). Gestão estratégica (1.ª ed.). Escolar Editora. Varela, M. (2015). Introdução à gestão. Escolar Editora. Casos e artigos serão providenciados pelo docente;