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Higiene e Proteção da Saúde Animal

Código: LZOO1202    Sigla: H&PSA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 32 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_2_A

Teórico-Práticas: 16,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Fernanda Rosa - ESA   0,50
Mario Marcondes dos Santos - ESA   1,60
Sofia Varela Van Harten - ESA   1,90

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Varela Van Harten - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimento dos princípios de epidemiologia, imunologia, toxicologia e higiene para aplicar em condições de campo. Capacidade de identificar problemas e colaborar na gestão técnica de explorações, visando melhorar o bem-estar, a produção e a saúde de animais e pessoas.

Conteúdos programáticos

1. O animal, o ambiente e o agente infecioso. 
2. Identificação e registo dos animais. 
3. Animais saudáveis e doentes. 
4. Transmissão de doenças. 
5. Noções de endemia, epidemia e pandemia. 
6. Profilaxia médica e sanitária. 
7. Imunologia. O sistema reticuloendotelial. Imunidade humoral e celular. Anticorpos. Imunidade nas superfícies e nos recém-nascidos. Mecanismos imunitários contra bactérias, vírus, fungos e parasitas. Imunoprofilaxia. Testes imunológicos. 
8. Uso de medicamentos e substâncias proibidas. Resistência aos antibióticos. 
9. Poluição. Contaminações radioativas e químicas. 
10. Importância socioeconómica das doenças infeciosas, parasitárias, metabólicas e de produção. 
11. Zoonoses e doenças profissionais. 
12. O papel do solo. 
13. Higiene da reprodução, gestação, parto e recém-nascido. 
14. Higiene da produção leiteira. 
15. Higiene dos alimentos e da água de consumo. 
16. Higiene dos locais e das instalações. 
17. Bioclimatologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático dá instrumentos para os estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de doenças em animais e pessoas, e de aumento das produções, bem como a aplicação dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Método expositivo, com apresentação de filmes e powerpoints para transmissão de conhecimentos e como ponto de partida para discussões e o estudo da solução de diferentes problemas. Acompanhamento e execução de tarefas no campo para prevenção e solução de problemas sanitários. Estudo de casos concretos.


Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), teórico-práticas, contribuindo cada uma com 50% da classificação final.  
Condições para dispensa total do exame final: O estudante pode ser dispensado do exame final se obtiver pelo menos 10 valores na média das duas provas escritas, sendo obrigatório alcançar >= 10 valores em cada prova. 
Dispensa parcial: O estudante pode ser dispensado de exame a uma das provas escritas, desde que a avaliação obtida nessa prova seja >= 10 valores. 
Exame final: Prova escrita obrigatória para todos os estudantes que não cumpriram os critérios de dispensa. Aprovação exige classificação >= 10 valores. 
Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame: 100% prova escrita. Para estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua: 100% prova escrita, com aprovação exigindo >= 10 valores. 
Validade das avaliações: As provas escritas com aprovação serão mantidas durante 2 anos letivos consecutivo após a sua obtenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O conteúdo programático dá instrumentos para os estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de doenças em animais e pessoas, e de aumento das produções, bem como a aplicação dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

FOREYT, W.J. (2001): Veterinary Parasitology. Reference Manual, Fifth Edition, Blackwell Publishing, 235 pp
MERCK & CO., INC. (2016): The Merck Veterinary Manual, eleventh edition, MERCK & CO., INC., USA, 2945 pp
MERIAL (2004):  CD de Imunologia.
PEREIRA, A.S. (1992):  Higiene e Saúde Animal, Publicações Europa-América, Mem-Martins, 233 pp
PEREIRA, A.S. (2021):  Notas de Microbiologia e Imunologia, ESAS, Trabalho mimeografado, 66 pp
TIZARD, I. R. (2017):  Veterinary Immunology, tenth edition, W. B. Saunders Company, 482 pp


Observações