Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimento dos princípios de epidemiologia, imunologia, toxicologia e higiene para aplicar em condições de campo. Capacidade de identificar problemas e colaborar na gestão técnica de explorações, visando melhorar o bem-estar, a produção e a saúde de animais e pessoas.
Conteúdos programáticos
1. O animal, o ambiente e o agente infecioso.
2. Identificação e registo dos animais.
3. Animais saudáveis e doentes.
4. Transmissão de doenças.
5. Noções de endemia, epidemia e pandemia.
6. Profilaxia médica e sanitária.
7. Imunologia. O sistema reticuloendotelial. Imunidade humoral e celular. Anticorpos. Imunidade nas superfícies e nos recém-nascidos. Mecanismos imunitários contra bactérias, vírus, fungos e parasitas. Imunoprofilaxia. Testes imunológicos.
8. Uso de medicamentos e substâncias proibidas. Resistência aos antibióticos.
9. Poluição. Contaminações radioativas e químicas.
10. Importância socioeconómica das doenças infeciosas, parasitárias, metabólicas e de produção.
11. Zoonoses e doenças profissionais.
12. O papel do solo.
13. Higiene da reprodução, gestação, parto e recém-nascido.
14. Higiene da produção leiteira.
15. Higiene dos alimentos e da água de consumo.
16. Higiene dos locais e das instalações.
17. Bioclimatologia.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo programático dá instrumentos para os
estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de
doenças em animais e pessoas, e de aumento das produções, bem como a aplicação
dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Método expositivo, com apresentação de filmes e powerpoints para transmissão de conhecimentos e como ponto de partida para discussões e o estudo da solução de diferentes problemas. Acompanhamento e execução de tarefas no campo para prevenção e solução de problemas sanitários. Estudo de casos concretos.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2), teórico-práticas, contribuindo cada uma com 50% da classificação final.
Condições para dispensa total do exame final:
O estudante pode ser dispensado do exame final se obtiver pelo menos 10 valores na média das duas provas escritas, sendo obrigatório alcançar >= 10 valores em cada prova.
Dispensa parcial:
O estudante pode ser dispensado de exame a uma das provas escritas, desde que a avaliação obtida nessa prova seja >= 10 valores.
Exame final:
Prova escrita obrigatória para todos os estudantes que não cumpriram os critérios de dispensa.
Aprovação exige classificação >= 10 valores.
Avaliação do exame final:
Para estudantes que vão diretamente a exame: 100% prova escrita.
Para estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua: 100% prova escrita, com aprovação exigindo >= 10 valores.
Validade das avaliações:
As provas escritas com aprovação serão mantidas durante 2 anos letivos consecutivo após a sua obtenção.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O conteúdo programático dá instrumentos para os
estudantes perceberem a base teórica de uma série de técnicas de prevenção de
doenças em animais e pessoas, e de aumento das produções, bem como a aplicação
dessas mesmas técnicas na prática, em diferentes situações.
MERCK & CO., INC. (2016): The Merck Veterinary Manual, eleventh edition, MERCK & CO., INC., USA, 2945 pp MERIAL (2004): CD de Imunologia. PEREIRA, A.S. (1992): Higiene e Saúde Animal, Publicações Europa-América, Mem-Martins, 233 pp PEREIRA, A.S. (2021): Notas de Microbiologia e Imunologia, ESAS, Trabalho mimeografado, 66 pp TIZARD, I. R. (2017): Veterinary Immunology, tenth edition, W. B. Saunders Company, 482 pp