Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição, integração de conhecimentos e desenvolvimento de
competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais
adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação
das necessidades nutricionais dos animais.
Conteúdos programáticos
Ensino TP (45,5h): 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3.Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e sua previsão.
Ensino PL (7h): Demonstração: colheita de amostras, esquemas analíticos - Weende e van Soest.
OT (7,5h): Apoio à elaboração do relatório.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Através dos componentes teóricos e práticos da Unidade Curricular, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências na avaliação dos alimentos e na determinação das necessidades nutricionais dos animais. O enfoque incide nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos, estabelecendo a sua relação com a avaliação laboratorial. O estudante deverá compreender quais os objectivos da análise laboratorial e como interpretar e aplicar os resultados obtidos. Posteriormente, são exploradas outras metodologias de avaliação, as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Assim, o estudante ficará apto a rentabilizar a utilização do laboratório, das tabelas e das equações de previsão, selecionando de forma mais adequada os alimentos em função da espécie animal e da finalidade zootécnica.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo. Ensino prático-laboratorial: métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 relatório (RLT), com apresentação.
Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x média RLT (escrita e apresentação). Condições de dispensa de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas. Admissão ao exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos ao exame final. Exame final: prova escrita - uma.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Nas sessões teórico-práticas, os conteúdos são apresentados com o apoio de diapositivos em PowerPoint, recorrendo a exemplos de aplicação prática e promovendo a participação ativa dos estudantes. Os estudantes realizam fichas de questões e exercícios de aplicação dos conhecimentos, que incluem a interpretação e tratamento de resultados analíticos, a análise de artigos científicos, a consulta de tabelas de composição química e de valor nutricional, bem como de tabelas de necessidades nutricionais, e ainda a aplicação de equações de previsão da digestibilidade, da energia, das necessidades e da ingestão, entre outras. Nas sessões prático-laboratoriais, procede-se à demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos, bem como das principais metodologias analíticas.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA. McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp. Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands. Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA. Webgrafia: http://www.allaboutfeed.net http://www.etsia.upm.es/fedna http://www.feedipedia.org