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Nutrição Animal I

Código: LZOO1204    Sigla: NA 1
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 15 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_2_A

Teórico-Práticas: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Fabiano Dahlke - ESA   1,70
Maria Inês Carvalho Martins Pimentel Carolino - ESA   1,20
Shirley Motta de Souza - ESA   1,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fabiano Dahlke - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Aquisição, integração de conhecimentos e desenvolvimento de competências sobre a avaliação dos alimentos para animais, a seleção dos mais adequados a cada espécie animal e a cada função zootécnica; avaliação das necessidades nutricionais dos animais.


Conteúdos programáticos

Ensino TP (45,5h): 1. Introdução. 2. Alimentos e Nutrientes. 2.1. Classificações e funções dos nutrientes. 2.2 Tipos de Alimentos. 3.Avaliação dos alimentos. 3.1. Análise laboratorial. 3.1.1. Colheita de amostras. 3.1.2 Esquema analítico Weende. 3.1.3. Esquema analítico van Soest. 3.2. Digestibilidade. 3.3. Energia. 4. Matérias-primas para alimentação animal. 5. Tabelas de valor nutritivo. 5.1. Necessidades nutricionais. 6. Ingestão voluntária e sua previsão. Ensino PL (7h): Demonstração: colheita de amostras, esquemas analíticos - Weende e van Soest. OT (7,5h): Apoio à elaboração do relatório.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Através dos componentes teóricos e práticos da Unidade Curricular, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências na avaliação dos alimentos e na determinação das necessidades nutricionais dos animais. O enfoque incide nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos, estabelecendo a sua relação com a avaliação laboratorial. O estudante deverá compreender quais os objectivos da análise laboratorial e como interpretar e aplicar os resultados obtidos. Posteriormente, são exploradas outras metodologias de avaliação, as necessidades nutricionais e a ingestão voluntária dos alimentos. Assim, o estudante ficará apto a rentabilizar a utilização do laboratório, das tabelas e das equações de previsão, selecionando de forma mais adequada os alimentos em função da espécie animal e da finalidade zootécnica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Ensino teórico-prático: métodos expositivo, ilustrativo e interrogativo.
Ensino prático-laboratorial: métodos expositivo, demonstrativo e interrogativo.



Avaliação

Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) e 1 relatório  (RLT), com apresentação. 
Fórmula de classificação: 0,8 x média das provas escritas + 0,2 x média RLT (escrita e apresentação). 
Condições de dispensa de exame final: obter um mínimo de 10 valores em cada uma das provas escritas.
Admissão ao exame final: todos os estudantes inscritos na UC estão admitidos ao exame final.
Exame final: prova escrita - uma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Nas sessões teórico-práticas, os conteúdos são apresentados com o apoio de diapositivos em PowerPoint, recorrendo a exemplos de aplicação prática e promovendo a participação ativa dos estudantes. Os estudantes realizam fichas de questões e exercícios de aplicação dos conhecimentos, que incluem a interpretação e tratamento de resultados analíticos, a análise de artigos científicos, a consulta de tabelas de composição química e de valor nutricional, bem como de tabelas de necessidades nutricionais, e ainda a aplicação de equações de previsão da digestibilidade, da energia, das necessidades e da ingestão, entre outras. Nas sessões prático-laboratoriais, procede-se à demonstração da colheita e preparação de amostras de alimentos, bem como das principais metodologias analíticas. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Kellems, O. R.; Church, D. C. (2010) Livestock feeds & feeding, 6th ed., Prentice-Hall Inc., USA.
McDonald, P.; Edwards, R. A.; Greenhalgh, J. F. D.; Morgan C. A. (2011) Animal Nutrition, 7th ed., Pearson Education Limited / Prentice Hall, UK, 665pp.
Moughan, P. J.; Hendriks, W. H. (2018) Feed avaluation science, Wageningen:Academic Publishers, The Netherlands.
Pond, W. G.; Church, D. C.; Pond, K. R.; Schoknecht, P. A. (2005) Basic Animal Nutrition and Feeding, 5th ed., USA.
Webgrafia:
http://www.allaboutfeed.net
http://www.etsia.upm.es/fedna
http://www.feedipedia.org

Observações

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