Código: | LZOO1300 | Sigla: | AVI | |
Área Científica: | Produção Agrícola e Animal |
Área de Ensino: | Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LZOO | 32 | Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 | 3º | 5 | 60 | 140 |
Teórico-Práticas: | 12,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento da capacidade de compreensão da estrutura e do funcionamento, tanto internos como externos, dos mercados, das fileiras de carne e de ovos, das explorações avícolas e das principais técnicas de produção e gestão. No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de aplicar estes conhecimentos de forma profissional no acompanhamento e na execução de tarefas de maneio e de gestão técnica em explorações avícolas, abrangendo áreas como a reprodução, a higiene e sanidade, a alimentação, o conforto e o bem-estar animal.
A unidade curricular aborda a análise do mercado nacional, europeu e global de aves e ovos, bem como a estrutura e organização do setor avícola. São estudados a caracterização da produção de frangos e de ovos, as bases da produtividade, a reprodução e incubação, assim como as instalações e os equipamentos utilizados nos diferentes modos de produção, incluindo o controlo ambiental, a robotização e a aplicação de inteligência artificial em avicultura. São igualmente tratados os planos de biossegurança, as novas regras de bem-estar animal aplicáveis ao setor e os sistemas de produção extensiva e biológica de frangos e ovos. A importância da qualidade dos produtos avícolas, o abate e a comercialização da carne de aves, a produção de perús com particular atenção às estirpes utilizadas e às técnicas de maneio, e o estudo das raças autóctones portuguesas de galinhas constituem igualmente pontos centrais do programa.
A unidade curricular promove uma abordagem integradora ao funcionamento dos principais sistemas de produção de aves e ovos, articulando-os com a qualidade dos produtos obtidos e com o respectivo impacto ambiental. A aprendizagem desenvolve-se numa dupla vertente: por um lado, na exploração, com o objectivo de compreender a sua estrutura e modo de funcionamento; por outro, nas tarefas práticas, de forma a capacitar os estudantes para a sua execução.
Sessões presenciais: sessões teóricas, teórico-práticas e visitas de estudo com apresentação dos diversos sistemas de produção avícola e respetivo funcionamento.
Nas sessões teóricas apresentam-se os conceitos fundamentais dos sistemas tradicionais das explorações avícolas.
Llobet; A. Castello (2009) Bioseguridade en Avicultura. Real Escuela de Avicultura
Llobet; A. Castello (2010) Producción de Huevos. Real Escuela de Avicultura
Llobet; A. Castello; Benet, R.C. (2002) Produccion de carne de pollo . Real Escuela de Avicultura
Abad, J.C.;Llobet, J.A. Castello (2003) Reproduccion e Incubaccion en Avicultura. Real Escuela de Avicultura.
Mar, Maria del; Suñé, B.; Valls, J. B. (2006) Higiene y Patologia Aviar. Real Escuela de Avicultura
Carbó, C.B. (1984) El pollo de carne . Ed. Mundi-Prensa
Jornadas profesionales de Avicultura Leon 2013 Pollos; Alimentación; Patología; Reproducción; Incubación; Huevos;Innovación
Jornadas profesionales de Avicultura Sevilha 2014 Producción de huevos; Producción de carne; Patologia
Jornadas profesionales de Avicultura 2015 - Producción de carne
- Revista Selecciones Avícolas (Mensal)
- Revista Aves e Ovos - FEPASA (Bimestral)
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