Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A u.c. tem por objetivo familiarizar os alunos com os princípios e práticas relacionadas com o funcionamento dos mercados, a comercialização de produtos e serviços agropecuários, as políticas atuais e seus efeitos na produção e consumo sustentáveis. Serão transmitidos conhecimentos necessários para a u.c subsequente (LZOO1351) e que os capacitem para tomar decisões em ambiente profissional em diferentes contextos económicos e políticos rurais. Pretende-se que o aluno: identifique os principais fatores que determinam a oferta e a procura de produtos e serviços agrícolas, aplique os conceitos e teorias económicas à análise de problemas e desafios rurais, percecione as características e comportamentos dos consumidores atuais e potenciais, explore estratégias para promover práticas de produção e consumo sustentável e compreenda as tendências do mercado, integrando as análises da concorrência e da envolvente numa visão sistémica de melhoria da competitividade da sua organização.
Conteúdos programáticos
1.Caraterização do sector agrícola, pecuário e alimentar na economia portuguesa e internacional. 2. Noções de economia necessárias à compreensão dos mercados agropecuários. Papel dos mercados agroalimentares na economia global. 3.Estratégias e Políticas rurais e o seu impacto no desenvolvimento sustentável. 4.Transição Verde e Sustentabilidade na Pecuária. Sistemas alimentares sustentáveis. Produção e Consumo sustentáveis. Pecuária Regenerativa e Novas Práticas Agropecuárias. Sustentabilidade no contexto dos mercados agrícolas e agroalimentares. 5. Tendências de mercado e comportamento dos consumidores Novas Tendências de Mercado Agroalimentar. Perceções e comportamento dos consumidores. Circuitos de comercialização agroalimentares.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Serão abordadas técnicas de estudos de mercado, políticas de preço, produto, distribuição e comunicação, dotando os alunos das competências de economia, marketing e políticas agrárias e ambientais. Especificamente pretende-se proporcionar os conhecimentos básicos necessários para apoiar, a nível da decisão estratégica e das ações operacionais, e transmitir como integrá-los nas práticas da gestão da organização em que irá trabalhar ou que irá criar. Para que o conteúdo programático se articule e integre corretamente, abordam-se brevemente os fatores relevantes na perceção da qualidade dos produtos agropecuários determinantes do comportamento dos consumidores. As preocupações sentidas e os requisitos impostos aos produtores para participarem em mercados globalizados serão também discutidos e evidenciados como fundamentais ao conhecimento dos efeitos gerados pelas políticas públicas nacionais e internacionais.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
A metodologia segue o regime presencial, interligando o método expositivo e o diálogo participativo com os estudantes. Promove-se a utilização das ferramentas disponibilizadas na plataforma de apoio à aprendizagem e a pesquisa em bases de dados eletrónicas de agências nacionais e internacionais com informação sobre o setor.
Avaliação
Avaliação contínua: 2 provas escritas (PE1 e PE2) É obrigatória a inscrição na primeira prova, no Moodle, até 24 horas antes da sua realização. Só podem comparecer à 2.ª prova os alunos com classificação igual ou superior a 8,0 valores na 1.ª prova. Condições para dispensa total: o resultado terá de ser maior ou igual a 10 valores e cada uma das provas escritas PE1 ou PE2 a classificação terá de ser igual ou superior a 8,0 valores. Dispensa parcial: classificação igual ou superior de 10 valores em PE1 ou PE2. Exame final: prova escrita cuja aprovação requer uma classificação igual ou superior a 10 valores. Avaliação do exame final: Para estudantes que vão diretamente a exame = 100 % prova escrita. Para os estudantes que não obtiveram aprovação na avaliação contínua e dispensaram a uma das partes = 50%PE1+ 50%PE2. A classificação obtida na prova escrita terá de ser >= 10 valores. A opção pela dispensa de uma das partes deverá ser declarada na respetiva folha da prova escrita de exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Considerando as principais temáticas abordadas no contexto teórico-prático, procura-se estabelecer um equilíbrio entre os conhecimentos e as competências a adquirir. Considerando-se fundamental que os estudantes inscritos nesta u.c. tenham as competências adequadas para analisarem diferentes situações reais impõe-se a abordagem expositiva preponderante nas aulas iniciais.
As metodologias de ensino tentam responder a grandes intenções, nomeadamente: - que os conteúdos programáticos sejam compreendidos e facilmente assimilados; - que assegurem uma relação intensa entre conhecimento e prática; - que garantam a consolidação dos conhecimentos adquiridos, nesta fase, ou em fases posteriores, a nível profissional ou quando pretendam dar continuidade a outros ciclos de estudos.
As metodologias de ensino que se pretendem adotar respondem à definição dos objetivos expressos e à tipologia, essencialmente teórico-prática da u.c.. Na aquisição dos conceitos teóricos fundamentais considera-se que o mais adequado é o método expositivo, o que não implica que o estudante não seja obrigado a participar na identificação dos conceitos a difundir. Se para os conceitos estruturantes de economia, marketing e políticas e respetivas funções, não se esgotam as metodologias expositivas, para que os estudantes dominem as dinâmicas dos mercados juntam-se outras metodologias que permitem a aquisição de competências para analisar, compreender e decidir entre as diferentes cenários a opção estratégica a adotar na sua organização. Acresce ainda a existência de linhas orientadoras e suporte bibliográfico específico que é disponibilizado pelo(s) docente(s) na forma de acompanhamento tutorial para a realização dos desafios lançados e para que os estudantes tenham a informação necessária para a tomada de decisão perante os vários cenários alternativos nos problemas que hoje são propostos ou que com que poderão vir a ser confrontados num contexto profissional.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, V. (2021). Mercator. 25 anos - O marketing na era digital (18ª edição atualizada). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
GPP (2025). Cultivar: cadernos de Análise e Prospetiva nº 28