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Temas de Ciências Físicas e Naturais

Código: M1MCN401    Sigla: TCFN
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 14 R/A-Cr 189/2015/AL02 | 2025 7 189

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 5,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 5,60
Ana Cristina Maia Fernandes   1,60
José Luís Chasqueira Fradique   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Luís Chasqueira Fradique Responsável
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC visa que os estudantes sejam capazes de:
O1. Descrever os principais acontecimentos da geohistória e da evolução da vida.
O2. Descrever e explicar as diferentes etapas do ciclo das rochas.
O3. Reconhecer as características e classificar minerais e rochas.
O4. Relacionar os fósseis com os principais acontecimentos da Geohistória.
O5. Compreender o significado de geodiversidade, geoconservação e geossítio.
O6. Conhecer estratégias de gestão e valorização dos geossítios e das áreas protegidas.
O7. Explicar causas e consequências das mudanças ambientais e formas de prevenção e de remediação dos impactos antropogénicos sobre o ambiente.
O8. Conhecer os principais processos relacionados com a fisiologia dos animais e das plantas.
O9. Caracterizar os diferentes tipos de microrganismos e o seu impacto na saúde humana.
O10. Reconhecer que a corrente elétrica transporta energia e que a variação de um campo magnético pode conduzir à criação de uma corrente elétrica.

Conteúdos programáticos

TEMA 1. Geologia e Património geológico
CP1.1. Os grandes acontecimentos da história da Terra e da Vida
CP1.1.1. Os tipos de minerais, rochas e o ciclo das rochas
CP1.1.2. Os fósseis e a sua importância para a reconstituição da história da Terra
CP1.1.3. Geohistória e evolução da vida
CP1.2. Património Geológico
CP1.2.1. Geodiversidade, Geoconservação, Geossítios e roteiros geológicos em Portugal
CP1.2.2. Gestão sustentável de recursos e valorização do património geológico
TEMA 2. Ambiente e impactos antropogénicos
CP2.1. Mudanças ambientais na história da Terra
CP2.2. Proteção e conservação da natureza
CP2.3. Áreas protegidas e ordenamento do território
CP2.4. Os impactos antropogénicos e a exploração sustentada dos recursos naturais
TEMA 3. Biologia dos animais e das plantas
CP3.1. Fisiologia geral das plantas e dos animais
CP3.2. Microbiologia
TEMA 4. Física
CP4.1. Circuitos elétricos
CP4.2. Indução eletromagnética

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos são organizados em quatro temas. O Tema I, dedicado ao estudo da geologia e do património geológico, contempla o estudo dos grandes acontecimentos da história da Terra e da Vida (CP1.1., O1, O2, O3 e O4) e a abordagem ao património geológico (CP1.2., O5 e O6). O Tema 2 visa o estudo de temáticas ambientais e dos impactos antropogénicos (CP2.1.; CP2.2.; CP2.3. e CP 2.4.; O7). O Tema 3 implica o estudo de aspetos gerais da fisiologia dos animais, das plantas e da microbiologia (CP3.1. e CP3.2.; O8 e O9). O Tema 4 é dedicado ao estudo de fenómenos físicos, nomeadamente dos circuitos elétricos e da indução eletromagnética (CP4.1. e CP4.2.; O10).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta UC funciona em regime presencial com componentes de ensino não presencial. Este formato visa proporcionar um processo educativo que estimule o desenvolvimento de diversas competências alinhadas aos objetivos da UC. Nas sessões online assíncronas (15h), mediadas pela plataforma e-campus, serão privilegiadas tarefas relacionadas com a exploração de simuladores e laboratórios virtuais, preenchimento de questionários digitais com pesquisa bibliográfica, pesquisa de informação científica em páginas web, assistir a webinares e podcasts sobre temáticas relacionadas com os conteúdos. Nas sessões online síncronas (6h), mediadas pela plataforma Zoom, a apresentação, análise e discussão de temas de ciências físicas e naturais serão as abordagens educativas preferenciais. Nas sessões presenciais (63h) serão privilegiados contextos de formação, em trabalho individual ou em grupo, que estimulem dinâmicas de autoformação, incitando os estudantes para a investigação, criando um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, dinamizado em ambientes educativos inovadores. Nessas sessões será privilegiada: a) a pesquisa, análise e discussão de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico; b) a observação de estruturas e processos geológicos, biológicos e físicos; c) a realização de trabalhos práticos (em laboratório e/ou no campo); d) a utilização de recursos educativos digitais para explorar processos naturais diversos; e) a mobilização de competências associadas ao pensamento crítico, argumentação e resolução de problemas. Nesta unidade curricular, a carga de trabalho autónomo (119h) é distribuída da seguinte forma: realização de trabalhos de pesquisa (20h); elaboração de trabalhos individuais e de grupo (40h); preparação de apresentações orais (9h); preparação de atividades práticas, estudo para o(s) teste(s) escrito(s) (50h).


Avaliação

A avaliação contínua inclui a:
a) realização de trabalhos individuais ou em grupo e participação ativa nas atividades realizadas (60%);
b) realização de outros elementos de avaliação escritos (40%).
Alguns elementos da avaliação contínua poderão ser substituídos pela participação em tarefas e iniciativas enquadradas em projetos nacionais ou internacionais, em que a instituição ou o(s) docente(s) responsável(eis) pela UC estejam envolvidos. A UC pode contemplar uma avaliação adaptada para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante e outras situações específicas previstas na legislação. Essa avaliação será estabelecida pelo(s) professor(es) responsável(eis) pela UC. A avaliação por exame consiste numa prova de caráter teórico-prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As sessões organizam-se em quatro temas. Nas sessões teórico-práticas será privilegiada a realização de trabalho laboratorial, de trabalho de campo, e de outras de caráter hands-on, promotoras do desenvolvimento do conhecimento científico e de capacidades de caráter prático dos estudantes em geologia e património geológico (Tema 1; O1, O2, O3, O4 e O5), ambiente e impactos antropogénicos (Tema 2, O6 e O7), biologia dos animais e das plantas (Tema 3; O8 e O9) e fenómenos físicos (Tema 4; O10). Ao longo das sessões serão ainda proporcionados diversos momentos de análise de evidências e de situações que permitam a aquisição de conhecimento científico necessário à interpretação de fenómenos físicos, químicos, biológicos e geológicos (O1 a O10). Estas sessões serão complementadas com a realização de trabalhos de pesquisa sobre os diferentes conteúdos e a respetiva apresentação, em diferentes suportes e em sala de aula, pelos estudantes. Os trabalhos práticos laboratoriais assumem uma importância primordial nesta UC. Serão realizadas atividades práticas laboratoriais de observação de estruturas ou fenómenos físicos, químicos, biológicos ou geológicos (Temas 1, 2, 3 e 4: O2, O3, O4, O7, O8, O9, O10). A realização de trabalhos de campo em áreas protegidas e geossítios será uma abordagem essencial para os estudantes conhecerem, em ambiente natural, as características e a importância da sua valorização e preservação do património natural (Tema 1, O1, O2, O3, O4 e O5; Tema 2, O6 e O7; Tema 3, O8 e O9). Durante a participação nas sessões, os estudantes devem argumentar de forma científica, evidenciando um pensamento crítico que contribua para a resolução dos problemas ambientais do quotidiano. O trabalho anterior será avaliado através da participação ativa nas atividades realizadas, da realização de trabalhos individuais ou em grupo e de outros elementos de avaliação escritos. Os objetivos de aprendizagem serão, também, explorados através da participação dos estudantes em eventuais atividades de projetos nacionais ou internacionais relacionados com as temáticas da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Aguiar, C. (2020). Estrutura e biologia das plantas. Imprensa Nacional.
Almeida, M. J., & Costa, M. M. (2012). Fundamentos de Física (2." Ed.). Almedina.
Bencatel ef al. (2017). Atlas de mamíferos de Portugal. UÉvora.
Brilha, J., & Pereira, P. (2012). Geossítíos a visitar em Portugal. Porto Editora.
Ferreira, W. F., Sot/sa, J. C., & Lima, N. (20210). Microbiologia. Lidel.
Goudie, A.S. (2006). The human impact on the natural environment: past, present, and future (6." Ed). Blackwell Publishing.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2021). Fundamentais of Physics (12." Ed.). John Wiley & Sons, Inc.
National Research Council (2008). Origin and evolution of Earth. National Academies Press.