• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > M1MCN405
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Prática de Ensino Supervisionada no 2.º CEB-Matemática e Ciências Naturais I

Código: M1MCN405    Sigla: PES2MCN
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 14 R/A-Cr 189/2015/AL02 | 2025 4 108

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 7,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 7,00
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   1,50
Carla Manuela de Pacífico Cardoso David Dias   0,50
Célia Cristina Fidalgo Mercê   0,50
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   1,50
Neusa Cristina Vicente Branco   1,50
Raquel Filipa Marques dos Santos   1,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Neusa Cristina Vicente Branco Responsável
Marisa Sofia Monteiro Correia Coordenação Científica
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira Coordenação Científica
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Coordenação Científica
Maria Clara Marques dos Santos Martins Coordenação Científica
Nelson José Mestrinho Lopes Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade curricular visa que os/as estudantes sejam capazes de: O1. Conhecer o contexto e as problemáticas associadas ao ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB. O2. Interagir e colaborar com todos os intervenientes no processo educativo. O3. Observar e analisar contextos da prática profissional, dentro e fora da sala de aula, de um modo crítico na perspetiva do seu desenvolvimento profissional. O4. Planear, implementar e avaliar ações educativas em matemática e ciências que promovam a aprendizagem ativa dos alunos. O5. Mobilizar os conhecimentos adquiridos em situações concretas da prática profissional. O6. Refletir criticamente sobre a eficácia da sua prática de ensino e apresentar propostas de mudança dessa prática orientada para a melhoria da aprendizagem dos seus alunos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto do ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC visa o contacto inicial com o contexto de estágio, no qual o/a estudante desempenhará o papel de professor/a estagiário/a de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Através da observação do contexto e, em específico, dos/as alunos/as das turmas em que vai atuar, pretende-se que o/a estudante compreenda esse contexto e as problemáticas associadas ao ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB (O1, O3). Durante a sua prática, deve procurar interagir e colaborar com todos os intervenientes no processo educativo (O2). O estudante irá ter as primeiras experiências de planeamento, implementação e avaliação de ações educativas em matemática e ciências que promovam a aprendizagem ativa dos alunos (O4) e mobilizar criticamente os conhecimentos adquiridos, em situações concretas da prática profissional (O5). A reflexão critica sobre a eficácia da sua prática de ensino em relação à aprendizagem dos/as alunos/as deve ser transversal a todos os momentos da ação educativa (O6).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Esta UC funciona em regime presencial com componentes de ensino não presencial. Este formato visa proporcionar um processo educativo que estimule o desenvolvimento de diversas competências alinhadas aos objetivos da UC. O estágio (E) é realizado de forma totalmente presencial e é orientado pelos/as professore/as da escola cooperante e pelos/as professores/as supervisores da ESE/IPSantarém, com supervisão em contexto. Em sessões presenciais ou a distância, nas tipologias de Seminário (S) e de Orientação Tutorial (OT), as observações e as planificações da intervenção serão discutidas e analisadas, com foco na aprendizagem dos/as alunos/as em Matemática e Ciências Naturais. Serão, também, discutidas e aprofundadas as situações vivenciadas pelo/a estudante na prática de ensino supervisionada, mobilizando os referentes teóricos necessários para uma reflexão crítica e construtiva. As sessões online organizam-se em sessões síncronas (2h) e assíncronas (2h). O contacto com os docentes será mediado por tecnologias adequadas à experiência de aprendizagem dos estudantes que se pretende proporcionar em consonância com os objetivos de aprendizagem previstos. As horas de estágio (40h) incluem o trabalho direto com os/as alunos/as, bem como a participação em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na instituição. As horas de trabalho autónomo dos/as estudantes (60h) visam o estudo de bibliografia da especialidade, documentos curriculares e documentos orientadores da instituição cooperante, para o aprofundamento do conhecimento profissional para a lecionação em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (25h), reflexão sobre a prática (25h), bem como a redação de secções do Relatório de Estágio (10h).


Avaliação

A avaliação resulta da ponderação de dois elementos:
a) Desempenho no estágio da prática de ensino supervisionada (60%);
b) Relatório da PES (40%).
Esta UC não contempla avaliação por exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática da Matemática e de Didática das Ciências e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise de contextos associados ao ensino da Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (O1) e uma iniciação à intervenção nesses contextos (O2 a O6). Para tal, o/a estudante irá observar e intervir em aulas nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, realizando um trabalho direto com os/as alunos/as (O2, O3 e O4), bem como participar em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na instituição (O2). Nesses momentos, o/a estudante terá a supervisão do/a professor/a cooperante que exerce as funções, responsabilidades e competências definidas no protocolo de colaboração entre a instituição cooperante e a ESE/IPSantarém. Cabe ao(s) professor(es) supervisor(es) da ESE/IPSantarém acompanhar todo o processo do período de estágio e apoiar os intervenientes. A intervenção do/a estudante deverá ser pautada pela mobilização dos conhecimentos adquiridos, em situações concretas da prática profissional (O5) e apoiada por uma permanente reflexão critica sobre a eficácia da sua prática de ensino na aprendizagem de todos/as os/as alunos/as (O6). Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada, presenciais ou online, irão envolver a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, com o intuito de levar os estudantes a desenvolver competências de atuação como profissionais de educação (O1 a O6). Nesta UC será fomentada a participação do/a) estudante em tarefas e iniciativas enquadradas em projetos nacionais ou internacionais, em que a ESE/IPSantarém ou a instituição de estágio esteja envolvida, ou em eventos científicos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Branco, N., & Cavadas, B. (2020). Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Quadrante, 29(1), 159-183. Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A framework and a research design proposal to identify preservice teachers¿ integration performance of science and mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101-129. Galvão et al. (2017). Avaliação do currículo das Ciências Físicas e Naturais: Percursos e interpretações. IE ULisboa. GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM. Martins et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. MEC OECD (2024). Curriculum flexibility and autonomy, Promoting a thriving learning environment. OECD Publishing. Ponte, J. P. (Org.) (2014). Práticas profissionais dos professores de Matemática. IE ULisboa. Documentos curriculares em vigor.