Código: | M1MCN405 | Sigla: | PES2MCN | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 14 | R/A-Cr 189/2015/AL02 | 2025 | 1º | 4 | 108 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta unidade curricular visa que os/as estudantes sejam capazes de: O1. Conhecer o contexto e as problemáticas associadas ao ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB. O2. Interagir e colaborar com todos os intervenientes no processo educativo. O3. Observar e analisar contextos da prática profissional, dentro e fora da sala de aula, de um modo crítico na perspetiva do seu desenvolvimento profissional. O4. Planear, implementar e avaliar ações educativas em matemática e ciências que promovam a aprendizagem ativa dos alunos. O5. Mobilizar os conhecimentos adquiridos em situações concretas da prática profissional. O6. Refletir criticamente sobre a eficácia da sua prática de ensino e apresentar propostas de mudança dessa prática orientada para a melhoria da aprendizagem dos seus alunos.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto do ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A UC visa o contacto inicial com o contexto de estágio, no qual o/a estudante desempenhará o papel de professor/a estagiário/a de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Através da observação do contexto e, em específico, dos/as alunos/as das turmas em que vai atuar, pretende-se que o/a estudante compreenda esse contexto e as problemáticas associadas ao ensino da Matemática e das Ciências Naturais no 2.º CEB (O1, O3). Durante a sua prática, deve procurar interagir e colaborar com todos os intervenientes no processo educativo (O2). O estudante irá ter as primeiras experiências de planeamento, implementação e avaliação de ações educativas em matemática e ciências que promovam a aprendizagem ativa dos alunos (O4) e mobilizar criticamente os conhecimentos adquiridos, em situações concretas da prática profissional (O5). A reflexão critica sobre a eficácia da sua prática de ensino em relação à aprendizagem dos/as alunos/as deve ser transversal a todos os momentos da ação educativa (O6).
Esta UC funciona em regime presencial com componentes de ensino não presencial. Este formato visa proporcionar um processo educativo que estimule o desenvolvimento de diversas competências alinhadas aos objetivos da UC. O estágio (E) é realizado de forma totalmente presencial e é orientado pelos/as professore/as da escola cooperante e pelos/as professores/as supervisores da ESE/IPSantarém, com supervisão em contexto. Em sessões presenciais ou a distância, nas tipologias de Seminário (S) e de Orientação Tutorial (OT), as observações e as planificações da intervenção serão discutidas e analisadas, com foco na aprendizagem dos/as alunos/as em Matemática e Ciências Naturais. Serão, também, discutidas e aprofundadas as situações vivenciadas pelo/a estudante na prática de ensino supervisionada, mobilizando os referentes teóricos necessários para uma reflexão crítica e construtiva. As sessões online organizam-se em sessões síncronas (2h) e assíncronas (2h). O contacto com os docentes será mediado por tecnologias adequadas à experiência de aprendizagem dos estudantes que se pretende proporcionar em consonância com os objetivos de aprendizagem previstos. As horas de estágio (40h) incluem o trabalho direto com os/as alunos/as, bem como a participação em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na instituição. As horas de trabalho autónomo dos/as estudantes (60h) visam o estudo de bibliografia da especialidade, documentos curriculares e documentos orientadores da instituição cooperante, para o aprofundamento do conhecimento profissional para a lecionação em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (25h), reflexão sobre a prática (25h), bem como a redação de secções do Relatório de Estágio (10h).
Esta UC assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática da Matemática e de Didática das Ciências e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise de contextos associados ao ensino da Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (O1) e uma iniciação à intervenção nesses contextos (O2 a O6). Para tal, o/a estudante irá observar e intervir em aulas nas disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB, realizando um trabalho direto com os/as alunos/as (O2, O3 e O4), bem como participar em reuniões ou outras atividades desenvolvidas na instituição (O2). Nesses momentos, o/a estudante terá a supervisão do/a professor/a cooperante que exerce as funções, responsabilidades e competências definidas no protocolo de colaboração entre a instituição cooperante e a ESE/IPSantarém. Cabe ao(s) professor(es) supervisor(es) da ESE/IPSantarém acompanhar todo o processo do período de estágio e apoiar os intervenientes. A intervenção do/a estudante deverá ser pautada pela mobilização dos conhecimentos adquiridos, em situações concretas da prática profissional (O5) e apoiada por uma permanente reflexão critica sobre a eficácia da sua prática de ensino na aprendizagem de todos/as os/as alunos/as (O6). Os momentos reflexivos da prática de ensino supervisionada, presenciais ou online, irão envolver a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional, mobilizando os referentes teóricos necessários, com o intuito de levar os estudantes a desenvolver competências de atuação como profissionais de educação (O1 a O6). Nesta UC será fomentada a participação do/a) estudante em tarefas e iniciativas enquadradas em projetos nacionais ou internacionais, em que a ESE/IPSantarém ou a instituição de estágio esteja envolvida, ou em eventos científicos.
Branco, N., & Cavadas, B. (2020). Estudo de aula interdisciplinar na formação de futuros professores de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Quadrante, 29(1), 159-183. Cavadas, B., Rézio, S., Nogueira, J.R., & Branco, N. (2022). A framework and a research design proposal to identify preservice teachers¿ integration performance of science and mathematics. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 22, 101-129. Galvão et al. (2017). Avaliação do currículo das Ciências Físicas e Naturais: Percursos e interpretações. IE ULisboa. GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM. Martins et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. MEC OECD (2024). Curriculum flexibility and autonomy, Promoting a thriving learning environment. OECD Publishing. Ponte, J. P. (Org.) (2014). Práticas profissionais dos professores de Matemática. IE ULisboa. Documentos curriculares em vigor.