Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular visa que os estudantes sejam capazes de:
O1. Analisar e discutir investigação em educação.
O2. Conhecer e articular diferentes métodos e técnicas de investigação em educação.
O3. Identificar problemáticas e formular questões de investigação a partir da prática educativa.
O4. Selecionar metodologias de investigação em educação e modo coerentes com objetivos de investigação.
O5. Conhecer e mobilizar técnicas e instrumentos de recolha de dados e criar categorias de análise.
O6. Analisar resultados e discutir conclusões de uma pesquisa centrada na prática educativa.
O7. Estruturar um projeto de pesquisa centrada na prática educativa.
Conteúdos programáticos
CP1. Investigação como produção de conhecimento: abordagens epistemológicas e metodológicas gerais na investigação em educação.
CP2. Investigação na prática como processo de desenvolvimento profissional do professor: o professor como profissional reflexivo e o
perfil do professor.
CP3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação: estudo de caso; investigação-ação; investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida); pesquisa documental (investigação conceptual); observação; inquérito
(questionário; entrevista).
CP4. Construção de um projeto de pesquisa articulado com a prática: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a
justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e
interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A unidade curricular pretende dotar os estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um
trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de desenvolvimento profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada, que integram a componente de estágio. Por isso, os conteúdos focam o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais de educação e metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação, contribuindo para desenvolvimento das competências previstas (O1-O6). Os conteúdos visam preparar os
estudantes para serem capazes de desenvolver um projeto de pesquisa (O7) articulado com a prática que será ser integrado no Relatório
de Estágio, a apresentar e defender publicamente no final do mestrado.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Esta UC funciona em regime presencial com componentes de ensino não presencial. Este formato visa proporcionar um processo
educativo que estimule o desenvolvimento de diversas competências alinhadas aos objetivos da UC.
Nas sessões presenciais (27h) serão privilegiados contextos de formação de natureza teórica e de natureza prática de modo articulado e promovidas dinâmicas de trabalho diversificadas, com realização de trabalhos individualmente e em pequenos grupos. Pretende-se que os estudantes realizem pesquisa e aprofundamento dos conteúdos da UC através da análise crítica e síntese de textos científicos no domínio da investigação em educação (artigos científicos, capítulos de livros, etc), que apresentam estudos empíricos. Nessas sessões, será dado destaque à análise do foco do estudo, da metodologia seguida e dos resultados e conclusões apresentados em confronto com o quadro teórico e o objetivo da investigação. Irão, também, ocorrer, m F momentos de discussão coletiva, com apresentação e discussão do(s) trabalho(s) dos estudantes. Nesta UC cada estudante vai iniciar a elaboração do projeto de investigação e discuti-lo com os docentes.
Esse projeto será considerado para a designação do orientador da componente investigativa do relatório de estágio, ouvidos os
estudantes, que será desenvolvido nos semestres seguintes.
Nas sessões online assíncronas (7h), mediadas pela plataforma e-campus, serão privilegiadas tarefas relacionadas com a análise crítica e síntese de textos científicos no domínio da investigação em educação (artigos científicos, capítulos de livros, etc),
Nas sessões online síncronas (2h), mediadas pela plataforma Zoom, a apresentação, análise e discussão de metodologias de investigação em educação serão as estratégias educativas preferenciais.
Nesta unidade curricular a carga de trabalho autónomo (45h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (10h); elaboração de trabalhos individuais ou em grupo (10h); elaboração do projeto de investigação (20h). preparação de apresentações orais (5h).
Avaliação
A avaliação contínua basear-se-á na:
A) Participação do estudante nas propostas de trabalho apresentadas nas sessões presenciais ou nas sessões online (20%);
B) redação e apresentação individual do projeto de pesquisa (50%)
C) análise e apresentação de um trabalho sobre um estudo empírico relativo a investigação em educação (30%)
Alguns elementos da avaliação contínua poderão ser substituídos pela participação em tarefas e iniciativas enquadradas em projetos
nacionais ou internacionais, em que a instituição ou o(s) docente(s) responsável(eis) pela UC estejam envolvidos.
A UC pode contemplar uma avaliação adaptada para estudantes com estatuto de trabalhador-estudante e outras situações específicas
previstas na legislação. Essa avaliação será estabelecida pelo(s) professor(es) responsável(eis) pela UC.
A avaliação por exame consiste numa prova de caráter teórico-prático.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os docentes apresentarão os temas a desenvolver no âmbito de um trabalho de natureza teórico-prática que será complementada pela
leitura e discussão de textos sobre esses temas, promovendo capacidade dos estudantes de analisar e discutir investigação em educação (O1) e o conhecimento sobre diversos métodos e técnicas (O2). Esse trabalho de apresentação pelos docentes é complementado pelo trabalho dos estudantes de realização de pesquisas sobre metodologia de investigação em educação, de modo a se apropriarem dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nas leituras propostas aos estudantes fomenta-se também a leitura de artigos científicos e dissertações ou teses, familiarizando os estudantes com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de trabalhos académicos de modo a contribuir para os objetivos previstos, em particular O3, O4, O5 e O6. Esse trabalho decorre no âmbito das horas de contacto com os docentes e também das horas de trabalho autónomo dos estudantes.
Em grupo, os estudantes devem selecionar uma publicação sobre investigação em educação que irão analisar criticamente e apresentar
oralmente. A preparação desse trabalho desenvolve-se na componente de trabalho autónomo. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas, com vista ao apoio na identificação de possíveis questões de investigação para a elaboração do projeto de investigação a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar, confrontando com o campo teórico estudado. Os estudantes desenvolvem na UC os seus projetos de pesquisa em discussão com os docentes e os outros colegas, integrando-se este trabalho nas horas de contacto e nas horas de trabalho autónomo (25h). Ao longo do semestre serão facultadas mais referências bibliográficas de acordo com o trabalho em curso.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Bogdan, R. E., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6.ª Ed.). Routledge
Froehlich, D., Hobusch, U., & Moeslinger, K. (2021). Research methods in teacher education: Meaningful engagement through service learning. Frontiers in Education, 6.
Hill, M. M., & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Edições Sílabo
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto Editora
Santos, R., Vale. C., Bogoni, B., & Kirkegaard (2021). Investigação de campo qualitativa em contexto educacional: Definição e
considerações. New Trends in Qualitative Research, 7, 190¿199.
Vilelas, J. (2020). Investigação. O processo de construção do conhecimento (3.ª ed.). Edições Silabo.
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3ª ed.). Sage Publications