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Avaliação e Prescrição do Exercício em Condições Clínicas I

Código: MAFS5101    Sigla: APECC I
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 18 NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 5 30 125

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,66
Seminários: 0,66
Outras: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,66
A contratar_ Mestrado   0,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,34
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   0,20
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,07
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,07
Seminários Totais 1 0,66
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,20
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   0,20
Rodrigo Miguel Arsénio dos Santos Ruivo - ESD   0,13
Teresa Paula Domingues da Cunha Bento - ESD   0,13
Outras Totais 1 0,66
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,47
Paulo Alexandre Alves Figueiredo - ESD   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecimentos:
1.Aprofundar o conhecimento da fundamentação científica e recomendações para a atividade física em condições clínicas especificas doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas (ex: osteoporose, osteoartrite), fragilidade e metabólicas (ex: diabetes e obesidade)) 2.Conhecer as principais caraterísticas, capacidades, necessidades e objetivos das populações com as condições clínicas acima indicadas 3.Conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício as populações com as condições clínicas anteriormente referidas Competências:
4.Interpretar as recomendações para a atividade física para populações com condições clínicas especificas;
5.Aplicar e interpretar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde; 6.Planear as componentes da prescrição do exercício, em programas de exercício ajustados às condições especificas das populações abordadas

Conteúdos programáticos

A. Atividade física, exercício físico e saúde: evidência científica em condições clínicas
B. Características, alterações anatomofuncionais e necessidades especificas em condições clínicas.
C. Avaliação pré-exercício, avaliação das componentes da condição física relacionadas com a saúde, funcionalidade e prescrição doexercício em populações com determinadas condições clínicas.
D.Desenvolvimento e adaptação de programas de exercício físico.
E.Objetivos, benefícios e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação em populações com determinadas condições clínicas.
F.Metodologias de avaliação que integram várias componentes da aptidão física, particularmente das alterações posturais e equilíbrio.
G.Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício e treino individual, em populações com determinadas condições clínicas.
H. Adaptação do exercício em aula de grupo em populações com determinadas condições clínicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma: AO 1 e 2 » CP A e B
AO 3 » CP C
AO 4; 5; 6 » CP - D; E; F; G; H

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

I. Exposição dos conteúdos e questionamento;
II. Realização de sessões práticas de avaliação e de intervenção pedagógica;

III. Análise, reflexão e discussão de situações especificas


Avaliação

Os estudantes terão possibilidade de escolher o método de avaliação a realizar, considerando que a avaliação contínua apenas está disponível durante a época normal.


Avaliação Contínua: 1. Individual - Conceção de um plano de treino funcional ajustado a uma das populações abordadas (10%) + 2. Individual - lecionação de parte do plano de sessão (50%) + 1 trabalho de grupo ¿ elaboração de um programa de exercício para uma das populações abordadas e ajustado ao modelo CERT (40%) Nota mínima de cada elemento de avaliação: 9,5 valores.

Avaliação Final - Exame: 1 teste escrito (50%) + prova oral (25%) + prova prática (25%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A coerência entre as metodologias de ensino (ME) e os objetivos de aprendizagem (OA) fica demonstrada da seguinte forma: OA ¿ 1; 2; 3 » M - I; II
OA - 4; 5; 6 » M - I; II; III

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- ACSM (2016).ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4ed). Human Kinetics
- ACSM( 2018). ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer.
- ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer.
- Klinger, W. & Schleip, R. (2015).Fascia as a body-wide tensional network: Anatomy, biomechanics and physiology. Fascia in Sport andmovement; 24-36.
- Myers, T. W. (2011).Anatomy Trains. London: Urban & Fischer.
- Pezarat-Correia, P., Mil-Homens, P., & Vilhena de Mendonça, G. (Eds) (2017).Treino da Força: Volume 2-Avaliação, Planeamento eAplicações. Lisboa: Edições FMH.
. Pezarat¿Correia, P., Mendonça, G.,& Mil¿Homens, P. (2015) (Eds.).Treino da Força, Volume I: Princípios Biológicos e Métodos de
Treino. Lisboa: Edições FMH