Código: | MAFS5101 | Sigla: | APECC I | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 18 | NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 | 1º | 5 | 30 | 125 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Conhecimentos:
1.Aprofundar o conhecimento da fundamentação científica e recomendações para a atividade física em condições clínicas especificas doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas (ex: osteoporose, osteoartrite), fragilidade e metabólicas (ex: diabetes e obesidade)) 2.Conhecer as principais caraterísticas, capacidades, necessidades e objetivos das populações com as condições clínicas acima indicadas 3.Conhecer as linhas orientadoras da avaliação pré-exercício, avaliação da condição física e prescrição do exercício as populações com as condições clínicas anteriormente referidas Competências:
4.Interpretar as recomendações para a atividade física para populações com condições clínicas especificas;
5.Aplicar e interpretar as principais formas de avaliação pré-exercício e das componentes da condição física relacionadas com a saúde; 6.Planear as componentes da prescrição do exercício, em programas de exercício ajustados às condições especificas das populações abordadas
A. Atividade física, exercício físico e saúde: evidência científica em condições clínicas
B. Características, alterações anatomofuncionais e necessidades especificas em condições clínicas.
C. Avaliação pré-exercício, avaliação das componentes da condição física relacionadas com a saúde, funcionalidade e prescrição doexercício em populações com determinadas condições clínicas.
D.Desenvolvimento e adaptação de programas de exercício físico.
E.Objetivos, benefícios e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação em populações com determinadas condições clínicas.
F.Metodologias de avaliação que integram várias componentes da aptidão física, particularmente das alterações posturais e equilíbrio.
G.Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício e treino individual, em populações com determinadas condições clínicas.
H. Adaptação do exercício em aula de grupo em populações com determinadas condições clínicas.
A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (AO) fica demonstrada da seguinte forma: AO 1 e 2 » CP A e B
AO 3 » CP C
AO 4; 5; 6 » CP - D; E; F; G; H
I. Exposição dos conteúdos e questionamento;
II. Realização de sessões práticas de avaliação e de intervenção pedagógica;
Os estudantes terão possibilidade de escolher o método de avaliação a realizar, considerando que a avaliação contínua apenas está disponível durante a época normal.
A coerência entre as metodologias de ensino (ME) e os objetivos de aprendizagem (OA) fica demonstrada da seguinte forma: OA ¿ 1; 2; 3 » M - I; II
OA - 4; 5; 6 » M - I; II; III
- ACSM (2016).ACSMs Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (4ed). Human Kinetics
- ACSM( 2018). ACSMs Resources for the Exercise Physiologist. 2ed. Wolters Kluwer.
- ACSM (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription. 11ed. Wolters Kluwer.
- Klinger, W. & Schleip, R. (2015).Fascia as a body-wide tensional network: Anatomy, biomechanics and physiology. Fascia in Sport andmovement; 24-36.
- Myers, T. W. (2011).Anatomy Trains. London: Urban & Fischer.
- Pezarat-Correia, P., Mil-Homens, P., & Vilhena de Mendonça, G. (Eds) (2017).Treino da Força: Volume 2-Avaliação, Planeamento eAplicações. Lisboa: Edições FMH.
. Pezarat¿Correia, P., Mendonça, G.,& Mil¿Homens, P. (2015) (Eds.).Treino da Força, Volume I: Princípios Biológicos e Métodos de
Treino. Lisboa: Edições FMH