Código: | MAFS5112 | Sigla: | CAMFEVCC | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 19 | NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 | 1º | 4 | 30 | 100 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A. Compreender as variáveis que determinam a proficiência do desempenho motor;
B. Compreender as variáveis mais importantes para a aprendizagem de comportamentos de motores;
C. Entender como a informação pode ser usada na solução de certos problemas práticos;
D. Desenvolver a capacidade de usar informações do envolvimento para coordenar diversos segmentos corporais.
E. Ser capaz de combinar, completar e atingir um nível avançado de análise comportamental, combinando com outros campos de estudo, nomeadamente a biomecânica e a neurofisiologia.
1. Ciclo Percepção-Ação: análise dos mecanismos perceptivos;
2. Escala corporal: avaliação do Valor;
3. Teoria dos Sistemas Dinâmicos: análise da transição de fase e modelação do potencial de atração;
4. Lei da Prática: determinação da dificuldade da tarefa;
5. Variabilidade das condições da prática: medição do erro (AE, TE, VE);
6. Coordenação Motora: avaliação dos padrões de coordenação (Em-fase; Anti-fase)
7. Neurociências no Desporto
Após os conteúdos programáticos 1, 2 e 3, o estudante terá atingido os objetivos A e B; Após os conteúdos programáticos 4, 5, 6 e 7, o estudante terá atingido o objetivo C e D; o objetivo E, será atingido após todos os conteúdos terem sido experimentados durante as aulas.
1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias do comportamento motor de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde.
2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados.
3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos.
6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística da Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
7. Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modo que estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.
A avaliação desta UC é constituída por:
Avaliação contínua: 1) Recolha e tratamento de dados utilizando metodologias de Comportamento Motor (30%) + Trabalho individual/grupo (50%) + Defesa do Trabalho (20%).
Avaliação final: compor-se-á pela entrega de um projeto de estudo experimental, defendido em modo de apresentação durante a avaliação oral, com uma ponderação de 50% para o projeto de estudo experimental e de 50% para a avaliação oral.
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Famose, J.-P. (1990). Apprentissage Moteur et Difficulté de la Tâche. Paris: INSEP Pub.
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Kelso, J. A. S. (1995). Dynamic Patterns ¿ The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.
Laczko, J., & Latash, M. L. (2016). Progress in Motor Control: Theories and Translations. Springer International Publishing.
Latash, M. L. (1998). Neurophysiological Basis of Movement. Champaign, Illinois: Human Kinetics.
Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints led approach principles for sports coaching and practice design. Routledge.
Schmidt, R. A., Lee, T. D., Winstein, C. J., Wulf, G., & Zelaznik, H. N. (2019). Motor control and learning: a behavioral emphasis (Sixth edition. ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.