Código: | MAFS5115 | Sigla: | BE | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MAFS - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAFS | 18 | NOVO | DGES-R/A-Ef 3311/2011/AL02, de 27/02/2025 | 1º | 4 | 30 | 100 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A. Rever as principais variáveis e métodos tradicionais de recolha de dados biomecânicos;
B. Conhecer métodos de recolha de dados biomecânicos recentes (e.g., Pressão Plantar, Sensores inerciais);
C. Conhecer a importância e as principais formas de avaliação biomecânica em diferentes exercícios;
D. Conhecer as principais aplicações da biomecânica do exercício, com destaque particular para as fases especiais da vida;
E. Conhecer a relação entre Carga Biomecânica e Saúde;
F. Realizar uma análise biomecânica considerando os sistemas abordados.
1. Revisões gerais sobre as variáveis de estudo em biomecânica: Cinemática (Posição, Velocidade, Aceleração) e Cinética (Força, Impulso, Pressão).
2. Revisões gerais sobre os equipamentos e métodos utilizados em biomecânica: sensores inerciais, plataforma de forças, plataforma de pressão, análise de imagem e eletromiografia;
3. Relação entre carga biomecânica e saúde: efeitos biopositivos e bionegativos;
4. Quantificação da carga biomecânica e modelos biomecânicos;
5. Principais aplicações da biomecânica do exercício com destaque para as fases especiais da vida;
6. Análise biomecânica do exercício de marcha e corrida humana, com destaque para as fases especiais da vida;
7. Estruturação de projetos de biomecânica do exercício.
Após dos conteúdos programáticos 1 e 2, os estudantes terão atingindo os Objetivo A e B; Após os conteúdos 2 e 4, os estudantes terão atingindo o Objetivo B; Após os conteúdos 4,5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo C; Após os conteúdos 5 e 6, os estudantes terão atingindo o Objetivo D; Após os conteúdos 3, os estudantes terão atingindo o Objetivo E; Após os conteúdos 7, os estudantes terão atingindo o Objetivo F.
1. Aulas Expositivas: As aulas teóricas terão um foco de expor os conhecimentos e teorias da biomecânica do exercício de modo a fornecer uma base teórica sólida aos estudantes. Esta metodologia torna-se particularmente útil para introduzir conceitos-chave e compreender de que forma as teorias fundamentais são aplicadas na área especifica da Atividade Física e Saúde.
2. Aprendizagem Baseada em Problemas: Em cada momento, a aplicação dos conteúdos à área de intervenção baseia-se no levantamento de problemas e questões que permitem os estudantes analisar a pertinência e possíveis soluções a partir dos conteúdos abordados.
3. Atividades Práticas e Laboratoriais: Cada tópico é abordado com metodologias específicas de recolha, tratamento e interpretação de dados, com o intuito de proporcionar, aos estudantes, competências no "saber fazer". Esta abordagem visa que os alunos desenvolvam habilidades práticas e ganhem experiência prática na área.
4. Análise, Reflexão e Discussão: Estimular debates e discussões em grupo permite promover a troca de ideias, perspetivas e experiências entre os estudantes, além de aprofundar a compreensão dos tópicos discutidos.
5. Tecnologias Educacionais, Profissionais e de Investigação: A utilização de tecnologias educacionais, tais como plataformas online, simuladores, metodologias de e-learning e recursos multimídia, pode enriquecer a experiência de aprendizagem e atender às diferentes preferências de aprendizagem dos estudantes. Além disso, numa geração que tem tecnologia constantemente disponível, torna-se pertinente mostrar como a tecnologia pode ser utilizada no contexto profissional e em investigação científica, destacando-se de que forma a tecnologia disponível pode ajudar a aplicar os conteúdos nos dois contextos.
6. Colaboração Interdisciplinar: pretende-se incentivar a colaboração entre Unidades Curriculares o que permite oferecer uma visão holística da Atividade Física e Saúde, preparando os estudantes para abordagens interdisciplinares na prática profissional e na procura de soluções para os problemas que possam encontrar.
7. Mentoria: No caso de estudantes com maior dificuldade em atingir os objetivos, serão estabelecidos programas de mentoria, de modo que estes possam receber orientação individualizada por parte dos docentes e/ou de colegas.
A avaliação da UC será constituída por:
Avaliação contínua: 1) Recolha de dados com metodologias biomecânicas (30%) + Trabalho de grupo/individual (50%) + Defesa do trabalho (20%).
Avaliação Final: Trabalho individual (50%) + Defesa do trabalho (50%).
Os alunos em situação especial devem cumprir os mesmos elementos de avaliação, sendo considerado o seu enquadramento em termos de frequência de acordo com o enquadramento legal específico.
Para melhor obtenção dos objetivos, todas as metodologias de ensino serão aplicadas em todos os conteúdos programáticos.
Bartlett, R (1999). Sports Biomechanics. Reducing Injury and Improving Performance. London and New York: Spon Press.
Completo, A., & Fonseca, F. (2019). Fundamentos de Biomecânica Músculo-Esquelética e Ortopédica (2.ªed). Quântica.
Flanagan (2019). Biomechanics: a case-based approach (Second edition. ed.). Jones & Bartlett Learning.
Müller & Wolf (2018). Handbook of Human Motion. Springer International.
Payton, Burden, & BASES (2018). Biomechanical evaluation of movement in sport and exercise: the British Association of Sport and Exercise Sciences guide (2nd edition). Routledge, Taylor & Francis.
Robertson, Caldwell, Hamill, Kamen, & Whittlesey (2014). Research Methods in Biomechanics (Second ed.). Human Kinetics.
Santos-Rocha R (2022). Exercise and Physical Activity During Pregnancy and Postpartum. 2ed. Springer.