| Código: | MEA2101 | Sigla: | DE | |
| Área Científica: | Estatística | |||
| Área de Ensino: | Ciências Matemáticas - CM |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| MEA | 26 | Despacho n.º 5598/2020 de 18/05 | 1º | 5 | 45 | 125 |
| Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Objectivos
Conhecer os princípios e conceitos fundamentais da experimentação, delinear experiências e fazer a respetiva análise estatística.
Utilizar um software estatístico para o tratamento de dados, quer em aplicações, quer na investigação.
Aptidões e Competências
Capacidade para selecionar e organizar informação, aplicar algumas ferramentas estatísticas essenciais na análise de diversos delineamentos experimentais.
Validar os pressupostos das diferentes abordagens paramétricas e saber aplicar alternativas não paramétricas, caso os mesmos não se verifiquem.
Utilizar o software adotado para a disciplina e interpretar outputs de análise estatística.
Adquirir autonomia no estudo com adaptação a novas situações.
Revisões dos principais conceitos de Estatística descritiva e Inferencial.
Importância do Delineamento Experimental. Tipos de Delineamentos.
Princípios do delineamento experimental.
Planeamento da recolha de dados/delineamento experimental.
Testes de hipóteses.
Associação entre variáveis.
Regressão linear e não linear.
Análise de variância.
Alternativas não paramétricas aos testes de hipóteses e à análise de variância.
O programa apresenta os princípios do delineamento experimental e procura capacitar os estudantes para a delineamento de experiências/recolha de dados, organização dos dados, escolha dos métodos de análise estatística adequados, análise estatística e interpretação de resultados.
Exposição de matéria em sessões teóricas e aplicação em sessões teórico-práticas.
O trabalho autónomo é essencial para a consolidação de conhecimentos adquiridos. Nos trabalhos de grupo desafiam-se os alunos a decidir o método de análise mais adequado, interpretar os resultados e tecer as conclusões.
Será utilizado um software estatístico para a resolução de problemas, análise de dados e aplicação dos conceitos.
Duas modalidades de avaliação
Modalidade 1: Avaliação Contínua + Teste Parcial
Avaliação Contínua = Trabalhos de grupo e Mini-teste individual.
Nota de cada trabalho: conteúdo (80%) e apresentação/discussão (20%)
Nota da avaliação contínua: 60% dos trabalhos (nota mínima de 10 valores)
40% do mini-teste (nota mínima de 8 valores).
Teste Parcial - realizado na data do Exame Final.
Notas mínimas:
Avaliação Contínua: 10 valores.
Teste Parcial: 8 valores
Classificação final = 60% avaliação contínua + 40% teste parcial.
Esta modalidade requer a presença obrigatória em 75% das aulas.
Modalidade 2 - Exame Final
O exame final consiste na realização de uma única prova teórico-prática.
As notas da avaliação contínua são válidas no corrente ano letivo.
Apontamentos e apresentações das aulas
Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and Discovery (2nd ed), John Wiley & Sons, 664 pp.
Hocking R. R. (2013). Methods and applications of linear models: regression and the analysis of variance (3rd ed.). Wiley, 720 pp.
Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics: A Biologist's Guide (2nd ed.). Blackwell Publishing, 249 pp.
Eason G., Coles C.W., Gettinby G. (1996). Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. John Wiley&Sons Inc., 1986.
Murteira B., Ribeiro C.S., Silva J.A., Pimenta F., Pimenta C. (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.) Escolar Editora.
Reis E., Melo P., Andrade R., Calapez, T. Estatística Aplicada, vols 1 e 2. Sílabo, 2015