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Delineamento experimental

Código: MEA2101    Sigla: DE
Área Científica: Estatística

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEA 26 Despacho n.º 5598/2020 de 18/05 5 45 125

Horas Efetivamente Lecionadas

MEA_1_A

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   3,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Maria de Almeida Neres - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objectivos
Conhecer os princípios e conceitos fundamentais da experimentação, delinear experiências e fazer a respetiva análise estatística.
Utilizar um software estatístico para o tratamento de dados, quer em aplicações, quer na investigação.

Aptidões e Competências
Capacidade para selecionar e organizar informação, aplicar algumas ferramentas estatísticas essenciais na análise de diversos delineamentos experimentais.
Validar os pressupostos das diferentes abordagens paramétricas e saber aplicar alternativas não paramétricas, caso os mesmos não se verifiquem.
Utilizar o software adotado para a disciplina e interpretar outputs de análise estatística.
Adquirir autonomia no estudo com adaptação a novas situações.

Conteúdos programáticos

Revisões dos principais conceitos de Estatística descritiva e Inferencial.

Importância do Delineamento Experimental. Tipos de Delineamentos.

Princípios do delineamento experimental.

Planeamento da recolha de dados/delineamento experimental.

Testes de hipóteses.

Associação entre variáveis.

Regressão linear e não linear.

Análise de variância.

Alternativas não paramétricas aos testes de hipóteses e à análise de variância.


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O programa apresenta os princípios do delineamento experimental e procura capacitar os estudantes para a delineamento de experiências/recolha de dados, organização dos dados, escolha dos métodos de análise estatística adequados, análise estatística e interpretação de resultados.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição de matéria em sessões teóricas e aplicação em sessões teórico-práticas.

O trabalho autónomo é essencial para a consolidação de conhecimentos adquiridos. Nos trabalhos de grupo desafiam-se os alunos a decidir o método de análise mais adequado, interpretar os resultados e tecer as conclusões.

Será utilizado um software estatístico para a resolução de problemas, análise de dados e aplicação dos conceitos.





Avaliação

Duas modalidades de avaliação

Modalidade 1: Avaliação Contínua + Teste Parcial

Avaliação Contínua = Trabalhos de grupo e Mini-teste individual.

Nota de cada trabalho: conteúdo (80%) e apresentação/discussão (20%)

         

        Nota da avaliação contínua: 60% dos trabalhos (nota mínima de 10 valores)

40% do mini-teste (nota mínima de 8 valores).

Teste Parcial - realizado na data do Exame Final.

Notas mínimas:

Avaliação Contínua: 10 valores.

Teste Parcial: 8 valores

 

Classificação final = 60% avaliação contínua + 40% teste parcial.

Esta modalidade requer a presença obrigatória em 75% das aulas.


 Modalidade 2 - Exame Final

O exame final consiste na realização de uma única prova teórico-prática.

 

As notas da avaliação contínua são válidas no corrente ano letivo.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação, com exercícios direcionados, focando a resolução de problemas atuais e reais, com o objetivo de desenvolver o gosto e interesse pela disciplina e mostrar a sua utilidade.
Serão expostos os conceitos e teorias base, aplicados na prática e complementados com o trabalho dentro e fora das aulas e com apoio tutorial, para cumprimento dos objetivos fixados. Enfoque na interpretação e análise de dados recorrendo sempre que possível a outputs do software utilizado.
Pretende-se que os alunos participem ativamente na resolução e discussão dos exercícios propostos e que procurem esclarecer dúvidas. É requerido trabalho autónomo para assimilação dos conceitos e resolução de exercícios.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Apontamentos e apresentações das aulas

Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and Discovery (2nd ed), John Wiley & Sons, 664 pp.
Hocking R. R. (2013). Methods and applications of linear models: regression and the analysis of variance (3rd ed.). Wiley, 720 pp.
Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics: A Biologist's Guide (2nd ed.). Blackwell Publishing, 249 pp.
Eason G., Coles C.W., Gettinby G. (1996). Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. John Wiley&Sons Inc., 1986.
Murteira B., Ribeiro C.S., Silva J.A., Pimenta F., Pimenta C. (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.) Escolar Editora.
Reis E., Melo P., Andrade R., Calapez, T. Estatística Aplicada, vols 1 e 2. Sílabo, 2015

Observações