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Investigação

Código: MEC2103    Sigla: I
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 12 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 4 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 0,80
Seminários: 0,33
Orientação Tutorial: 0,93

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Mário João Ribeiro da Silva   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,80
Mário João Ribeiro da Silva   0,80
Seminários Totais 1 0,33
Mário João Ribeiro da Silva   0,33
Orientação Tutorial Totais 1 0,93
Mário João Ribeiro da Silva   0,93

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Mário João Ribeiro da Silva Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa - ESSS Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Critica os paradigmas subjacentes à investigação científica no domínio da Enfermagem;
Aprofunda conhecimentos no âmbito das diferentes metodologias de investigação em Enfermagem numa perspetiva de construção de conhecimento científico
Desenvolve Revisão Sistemática da Literatura como orientação para a prática baseada na evidência
Desenvolve as habilidades inerentes à elaboração de um projeto de investigação científica em Enfermagem
Critica a qualidade de artigos científicos em Enfermagem 

Conteúdos programáticos

Paradigmas epistemológicos e de investigação em Enfermagem.
Desenho de Projeto de Investigação científica em Enfermagem.
A Revisão Sistemática da Literatura.
As Unidades/Centros de Investigação em Enfermagem.
A divulgação de resultados e a translação do conhecimento.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular privilegia a análise de temas de Investigação, designadamente a avaliação crítica de estudos e sua importância para a prática baseada na evidência, enfatizando-se a Revisão Sistemática como estratégia para identificação das evidências mais atuais. A identificação de áreas de interesse a investigar no processo de cuidados, constitui-se como uma atividade a desenvolver para promover a investigação orientada para as necessidades reais das pessoas, famílias e comunidade. Assume-se a importância de que os ciclos da investigação sejam finalizados através da divulgação dos resultados, constituindo-se esta unidade curricular como suporte à organização dos projetos de investigação, posteriormente concretizados na relação com outras unidades do curso. Uma abordagem dinâmica baseada na consulta, interpretação e análise de artigos de investigação que abordem as mais diversas problemáticas em saúde

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Abordagem teórico concetual das diferentes temáticas, com leitura e análise crítica de artigos de investigação, orientação tutorial e Seminário. O trabalho autónomo é o tempo utilizado pelo estudante para pesquisa, análise e preparação do estudo de conteúdos da UC, promovendo a auto aprendizagem e, que corresponde à diferença entre as horas de contacto (HC) e as horas totais (HT) previstas na UC. 


Avaliação

Artigo de investigação individual (numa relação próxima com a unidade curricular Enfermagem). Em grupo, a crítica  de projeto de investigação por parte dos mestrandos. 

A avaliação individual 65%. A avaliação em grupo 35%. 
O resultado final da unidade curricular corresponde à média ponderada da avaliação individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. 
Caso o estudante não atinja a nota mínima terá disponível as respetivas épocas de exame, mediante inscrição. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As metodologias interativas, privilegiam o envolvimento dos estudantes no processo ensino aprendizagem, centrado na procura, interpretação e análise de artigos científicos, assumem -se como o garante da consecução dos objetivos da unidade curricular. Por outro lado, o envolvimento dos estudantes em projetos em curso, coordenados pelo docente da unidade curricular e outros docentes que colaboram, permitem a ponte entre os aspetos teóricos e a prática da investigação científica.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Fourth edition. Oxford: Oxford University press
Grove, S., Burns, N., Gray, J. (2013) Practice of nursing research. Appraisal, Synthesis and generation evidence. Seventh edition. Elsevier Krippendorff, K. (2018). Content Analysis. An Introduction to Its methodology. 4 ed. London: Sage Publications
Richards, D., Hansen, T., Borglin, G. & Amendoeira, J. (2018). The second triennial Systematic Literature Review of European Nursing Research: impact on patient outcomes and implications for evidence-based practice. WORLDVIEWS ON EVIDENCE-BASED NURSING, 15(5). 333-343. HTTPS://DOI.ORG/10.1111/WVN.1232025
Streubert, Helen J. ; Carpenter, Dona R (2013). Investigação qualitativa em enfermagem: avançando o imperativo humanista. 5ª ed. Lisboa: Lusociência,
Webb, C., Roe, B. (2007) Reviewing research evidence for nursing practice. Systematic reviews. Oxford: Blackwell Publishing