| Código: | MEC2106 | Sigla: | EB | |
| Área Científica: | Saúde | |||
| Área de Ensino: | 2º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| MEC21 | 12 | Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro | 1º | 5 | 0 | 0 |
| Ensino Teórico: | 12,17 |
| Teórico-Práticas: | 13,33 |
| Trabalho de Campo: | 17,08 |
| Seminários: | 1,67 |
| Orientação Tutorial: | 3,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Capacidade de compreensão da metodologia epidemiológica e bioestatística como essenciais em estudos de investigação na área da saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade de demonstração de conceber e projetar estudos de investigação, análise e interpretação de resultados, com recurso ao sistema informático SPSS
Capacidade reflexiva acerca do potencial de aplicabilidade dos resultados dos estudos epidemiológicos em enfermagem de saúde comunitária e de saúde pública
Capacidade de usar como recurso a epidemiologia no diagnóstico de saúde, vigilância epidemiológica, avaliação de programas e investigação
Epidemiologia
A interface saúde-doença.
Níveis de prevenção em saúde: da prevenção primordial à prevenção quaternária.
Vigilância epidemiológica.
Aplicação da bioestatística na vigilância epidemiológica.
Amostragem
Estatística descritiva (interpretação de dados estatísticos e principais medidas usadas na área da saúde)
Análises estatística aplicada à epidemiologia (Inferência estatística, testes paramétricos e não paramétricos)
Estudos epidemiológicos centrados nas comunidades humanas.
É fundamental que o especialista nesta área da enfermagem desenvolva conhecimentos e competências que lhe permitam agir ativamente na equipa multidisciplinar, na resolução dos problemas epidemiológicos e ambientais.
A transição epidemiológica dos últimos anos conduziu a um perfil de prevalência de doenças crónicas e à emergência de situações complexas, como as alterações climáticas, os microrganismos multirresistentes e as mutações virais, associados a movimentos anti vacinação, de expressão recente.
A medição do nível de saúde da comunidade requer instrumentos que suportem adequadamente as ações a desenvolver, na resolução dos problemas identificados.
Os conteúdos propostos visam dotar os estudantes de conhecimentos e competências que lhes permitam identificar, analisar e intervir nas variáveis epidemiológicas implicadas na saúde da comunidade.
A lecionação tem por base estratégias pedagógicas diversificadas, tendo em conta a natureza dos conteúdos e os requisitos de aprendizagem do estudante adulto. Seguindo a tipologia proposta para as horas de contacto, consideram-se: aulas expositivas/participativas, mobilizando experiência profissional dos estudantes¿ Desenvolvimento da área da vigilância epidemiológica com conferência por perito na área; Trabalho de campo, abrangendo os conteúdos abordados, demonstrando a importância da epidemiologia e bioestatística; Seminários de apresentação e discussão do trabalho de campo desenvolvido, numa lógica de aprofundamento científicos dos temas considerados. A componente autónoma deverá ser realizada pelo estudante através de: análise de bibliografia científica acerca das temáticas abordadas e outras complementares ao desenvolvimento das competências. Avaliação de processo com base nas estratégias referidas e avaliação final, de caráter sumativo, através de trabalho escrito individual.
Avaliação individual: Trabalho escrito individual - 60% + apresentação oral - 40%. A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não consiga atingir a nota mínima terá disponível as respetivas épocas de exame, mediante inscrição.
As metodologias propostas inserem-¬se numa filosofia de formação de adultos, considerando o estudante um parceiro ativo no seu processo de ensino/aprendizagem, mobilizando interesses, experiência, maturidade e desenvolvimento dos vários tipos de inteligência.
O reconhecimento de um grau elevado de autonomia na procura e construção do conhecimento, em que ao professor cabe essencialmente o papel de dinamizador e facilitador da aprendizagem, é coerente com os objetivos desta unidade curricular. Efetivamente, os verbos reconhecer, integrar e analisar remetem para um tipo de trabalho pedagógico compatível com as metodologias propostas, nomeadamente o trabalho de campo e os seminários, dinamizadas pela Orientação Tutorial, cabendo aqui ao professor um trabalho de articulação das várias metodologias.
A reflexão sobre as práticas profissionais desenvolvidas constituiu um importante recurso de construção do conhecimento neste nível de ensino, potenciado pelas metodologias expostas, nomeadamente pelo trabalho de campo e pelos seminários, na conjugação que permite de iniciativa individual, debate em grupo, questionamento de pré¬ conceitos e reorganização conceptual relativamente aos assuntos em estudo.
A conferência, por perito, na área da vigilância epidemiológica, assegura uma abordagem deste tópico do programa mais consentânea com a natureza eminentemente prática e dinâmica do mesmo.
Os aspetos mencionados asseguram a adequação e coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem propostas para esta unidade curricular.