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Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública

Código: MEC2107    Sigla: ECSP
Área Científica: Enfermagem

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 2º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEC21 12 Despacho n.º 1291/2022, de 31 de janeiro 6 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

4MEC-SCSP

Ensino Teórico: 26,83
Teórico-Práticas: 4,17
Trabalho de Campo: 12,00
Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 4,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 2,33
Teórico-Práticas: 1,00
Trabalho de Campo: 0,93
Seminários: 0,67
Orientação Tutorial: 0,67

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 2,33
Catarina Inês Costa Afonso   2,33
Teórico-Práticas Totais 1 1,00
Catarina Inês Costa Afonso   1,00
Trabalho de Campo Totais 1 0,93
Catarina Inês Costa Afonso   0,00
Seminários Totais 1 0,67
Catarina Inês Costa Afonso   0,67
Orientação Tutorial Totais 1 0,67
Catarina Inês Costa Afonso   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Catarina Inês Costa Afonso Responsável
Marta Maria Gonçalves Rosa - ESSS Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Capacidade de análise de abordagens e estruturas conceptuais da enfermagem comunitária e saúde pública promotoras da manutenção da saúde dos grupos e da comunidade
Capacidade de análise do desenvolvimento da enfermagem como profissão e disciplina à luz dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem especializados e das competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública
Capacidade de utilização de metodologias de intervenção em enfermagem comunitária e de saúde pública
Capacidade de análise dos determinantes sociais da saúde e sua interação entre comunidade e saúde pública
Capacidade reflexiva sobre a utilização da evidência científica no contexto da especialização do conhecimento em enfermagem comunitária e saúde pública

Conteúdos programáticos

- A Comunidade como cliente - Abordagem sistémica
- A Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública. Especialização do conhecimento
- Critérios de avaliação do nível de participação comunitário e nível de saúde comunitário
- Desenvolvimento da Enfermagem: Profissão e disciplina
- Estratégias de intervenção
- Evolução dos modelos de sistemas de saúde e relação com a evolução dos CSP
­ Determinantes Sociais e da Saúde
- A prática baseada na evidência científica no contexto da especialização do conhecimento e tomada de decisão em enfermagem comunitária


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A evolução dos CSP, no contexto da globalização, tornam pertinente o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem comunitária, permitindo aos enfermeiros construírem uma visão integradora de que todas as pessoas, famílias e comunidades possam aceder de modo equitativo e participativo aos cuidados de saúde, bem como os problemas de saúde das pessoas e grupos, na perspetiva do modelo ecológico de saúde.
Pretende-se desenvolver competências no âmbito da Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública para cuidar de pessoas e grupos da comunidade, que vivem processos de saúde/doença, considerando o contexto ambiental e sociocultural, necessidades e recursos da Comunidade.
Os conteúdos têm os contributos necessários e sistematicamente reforçados nas orientações internacionais, desde Alma Ata passando pelos valores básicos que fundamentam os princípios éticos da Saúde XXI, ao atual Plano Nacional de Saúde, em que o seu Desenvolvimento Profissional, identifica as intervenções necessárias e objetivos estratégicos para a promoção de uma formação orientada para as necessidades e conteúdos específicos da área de especialização

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os pressupostos das metodologias de ensino nesta unidade curricular, desenvolvem-se tendo por base os princípios subjacentes à filosofia de educação de adultos, num paradigma de aprendizagem ao longo da vida. Valorizam-se saberes e experiências profissionais para a construção de novos saberes e meios de ação, privilegiando o papel dos formandos no saberes práticos da sua vida quotidiana, potenciado pelas metodologias propostas, nomeadamente pelos seminários, iniciativa individual, debate em grupo, questionamento e reorganização conceptual relativamente aos assuntos em estudo. 


Avaliação

Avaliação individual 25% (reflexão individual), cujo resultado terá que ser superior ou igual a 10 valores.
Avaliação de grupo 75% (trabalho escrito 60% + apresentação 40%).
O resultado final da UC corresponde à média ponderada da avaliação individual e de grupo.
A aprovação à unidade curricular pressupõe uma classificação superior ou igual a 10 valores. Caso o estudante não consiga atingir a nota mínima terá disponível as respetivas épocas de exame, mediante inscrição. 

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A opção estratégica da abordagem da Unidade Curricular suporta se na via dedutiva com o objetivo de promover a reflexão na ação e sobre a ação, mobilizando para a mesma a conceção teórica, por referência ao desenvolvimento do conhecimento em enfermagem comunitária e de saúde pública. Mobilizar a importância da consulta e interpretação de dados sociodemográficos nas diferentes bases de dados acessíveis, para a tomada de decisão do enfermeiro especialista nas políticas públicas.
Serão definidos um conjunto de temas em relação aos quais se considera pertinente uma abordagem mais profunda por parte do mestrando, cabendo a este a responsabilidade de escolha do tema com fundamentação centrada no aprofundamento que pretende desenvolver.
Com esta estratégia, pretende-se promover o desenvolvimento da competência para a revisão sistemática da literatura como suporte à prática baseada na evidência nos contextos de cuidar, em que os saberes que os enfermeiros utilizam (de diferentes tipos) podem ser enquadrados no conhecimento , no sentido em que se pensam e executam os cuidados a partir da necessidade concreta do cliente, procurando integrar na reflexão as intervenções terapêuticas que conduzem a resultados sensíveis aos cuidados de enfermagem

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

1)   -Amendoeira, J., Dias, H., Ferreira, R., Silva, M., Rosa, M., Figueiredo, M.C., Reis, A., Coelho, T. (2022). Indicadores de saúde e qualidade de vida. In J. Amendoeira Editor. Saúde individual e comunitária: A saúde no centro da transdisciplinaridade para a promoção da qualidade de vida (1ª ed., 19-36).CIEQV. ISBN: 978-989-54983-5-2.

- Bastable , Susan Bacorn (2017). Nurse as Educator: Principles of Teaching and Learning for Nursing Practice (Jones and Bartlett Series in Nursing). London, United Kingdom: Jones & Bartlett
- Caetano, F.; Santos, I. e Figueiredo, M. C. (2015). Vida sem tabaco é mais vida: projeto de intervenção em enfermagem comunitária com recurso à metodologia de planeamento em saúde. Revista UiIPS, v. 3, nº 5, pp. 215-228. ISSN: 2182-9608.
- Stanhope, M., Lancaster, J. (2011). Enfermagem de saúde pública. Cuidados de saúde na comunidade centrados na população (7ª ed.). Lisboa: Lusociência.
- Melo, P. (2020). Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lidel