| Código: | MESMP02 | Sigla: | GE | |
| Área Científica: | Enfermagem | |||
| Área de Ensino: | 2º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| MESMP | 12 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 3 | 30 | 75 |
| Ensino Teórico: | 4,17 |
| Teórico-Práticas: | 4,17 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Conhecer a gestão e organização dos cuidados de enfermagem nas organizações de saúde;
Analisar criticamente os modelos e políticas de saúde.
Identificar as especificidades do mercado da saúde.
Reconhecer os elementos de suporte à tomada de decisão no consumo de cuidados de saúde.
Criticar teorias e modelos de gestão eficiente de recursos humanos, materiais e da informação.
1.Economia da saúde e Finanças:
Princípios
Os cuidados de saúde e a noção de utilidade
Características específicas do mercado da saúde
Acesso e utilização de serviços de saúde
Sistemas de saúde e financiamento
2. Qualidade e desenvolvimento dos serviços de saúde:
O marketing na gestão
Marketing estratégico e operacional
Conceitos e modelos de qualidade
Qualidade de produtos e serviços
Contratualização e auditorias
Gestão do risco
Segurança do Doente e Profissionais
Gestão e organização dos cuidados de enfermagem
3.Gestão de pessoas:
Liderança, delegação, dotações seguras, supervisão
Gestão de conflitos
Desempenho profissional e avaliação
Formação como instrumento de gestão
Questões Legais associadas aos cuidados de saúde
4.Gestão de recursos materiais:
Eficiência e racionalização
Níveis e reposição de stocks
Distribuição interna
5.A gestão da informação como elemento de mudança da gestão:
Informação clínica e administrativa
A aquisição de conhecimentos no domínio da gestão em saúde e em particular da enfermagem permitem uma maior compreensão dos modelos e teorias seguidos pelas organizações, facilitando o pensamento reflexivo sobre as diferentes áreas de intervenção. Por outro lado, a abordagem sobre métodos e estratégias de intervenção, permitirá aos profissionais desenvolverem nos seus locais de trabalho outras formas de intervenção mais dinâmicas e criativas. Os conteúdos programáticos estão, pois, em coerência com os objetivos da unidade curricular dado que o programa apresentado associa conceitos e conteúdos facilitadores e impulsionadores de competências conducentes à conceção e implementação de uma gestão eficaz e eficiente.
As metodologias adotadas privilegiam a participação ativa dos estudantes, combinando a exposição oral com recursos audiovisuais, a resolução de problemas e a reflexão crítica. O docente assume o papel de facilitador da aprendizagem, promovendo o trabalho autónomo e a autoaprendizagem, de modo a estimular a metacognição e o desenvolvimento de competências para a aprendizagem ao longo da vida. As sessões serão interativas, integrando questionamento crítico, debates e análise de situações práticas, de forma a aumentar a motivação dos estudantes. Pretende-se ainda fomentar a capacidade de análise e discussão crítica de artigos científicos e de experiências profissionais.
A avaliação assume o cariz de avaliação contínua e incluiu uma avaliação individual (teste). A aprovação à UC pressupõe a obtenção de uma classificação igual ou superior a 10 valores. No caso de não aproveitamento haverá um exame, em época normal, e outro em época de recurso.
As metodologias centram-se na participação ativa dos estudantes.
Nas aulas teóricas será privilegiado o método expositivo e reflexivo com exposição dos conceitos dos conteúdos, e análise.
Nas aulas teórico-práticas será realizada a aplicação prática dos conceitos de cada tópico, através da resolução de diferentes exercícios
O trabalho autónomo do estudante prevê a pesquisa em bases de dados científicas, sociedades e/ou organizações idóneas e realização de trabalho individual ou de grupo sobre os conteúdos programáticos com supervisão do docente.
Barroso, F., Sales, L., & Ramos, S. (2021). Guia prático para a segurança do doente: Conceitos, prática e intervenção. LIDEL. ISBN 978-989-752-414-1.
Correia, T., Martins, M. M., Barroso, F., Pinho, L., Longo, J., & Valentim, O. (2025). Patient and family-centered care to promote inpatient safety: An exploration of nursing care and management processes. Nursing Reports. https://doi.org/10.3390/nursrep15070260
Correia, T. S. P., Martins, M. M. F. P. S., Barroso, F. F., Valentim, O., Fonseca, C., Lopes, M., & Pinho, L. G. (2022). Safety and family-centered care during restriction of hospital visits due to COVID-19: The experience of family members. Journal of Personalized Medicine. https://doi.org/10.3390/jpm12101546
Correia, T., Martins, M. M., & Barroso, F. (2021). A presença da família nos hospitais em tempos de pandemia e o paradoxo da segurança do doente. Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação. https://doi.org/10.33194/rper.2021.176
Correia, T. S. P., Martins, M. M. F. P. S., & Forte, E. (2020). Gestão de enfermagem: Estratégias para a segurança de clientes e profissionais. Millenium - Journal of Education Technologies and Health, 2(11), 73¿80.
Correia, T. S. P., Martins, M. M. F. P. S., & Barroso, F. F. M. (2020). The family and safety of the hospitalized patient: An integrative literature review. Portuguese Journal of Public Health. http://hdl.handle.net/10400.26/42256
Correia, T. S. P., Martins, M. M. F. P. S., & Forte, E. (2017). Processos desenvolvidos por gestores de enfermagem face ao erro. Revista de Enfermagem Referência, 12, 75 84.