| Código: | MESMP06 | Sigla: | DPCT | |
| Área Científica: | Enfermagem | |||
| Área de Ensino: | 2º Ciclo |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| MESMP | 12 | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | 1º | 6 | 60 | 150 |
| Ensino Teórico: | 25,00 |
| Teórico-Práticas: | 6,67 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Aprofundar conhecimentos sobre as teorias de comunicação terapêutica
Reconhecer a importância da comunicação humana no processo terapêutico
Desenvolver a consciência de si mesmo no estabelecimento de comunicação terapêutica
Reconhecer os limites da relação profissional e o impacto de si próprio na relação terapêutica.
Processos de autoconhecimento e consciencialização de si
Teorias de comunicação terapêutica
O processo de transferência/contra transferência
Os impasses terapêuticos
O uso de si mesmo na relação terapêutica
Com os conteúdos expressos pretende-se que o estudante adquira competências sobre: Comunicação humana no processo terapêutico; processos de transferência e contratransferência, técnicas de comunicação terapêutica, entre outros.
Nesta UC valoriza-se um ambiente que estimule o estudante como agente da sua própria aprendizagem. O professor como um facilitador co-planifica com o estudante o trabalho autónomo potenciando a autoaprendizagem e a metacognição, desenvolvendo no estudante o seu potencial para a aprendizagem ao longo da vida.
Em sala de aula poderão ser desenvolvidas metodologias pedagógicas ativas, como a aprendizagem cooperativa, as estratégias para resolução de problemas, mapas de conceitos, gamificação, reflexão problematização da realidade e debates, entre outras.
A avaliação quantitativa inclui um teste escrito (50%) e a realização de trabalhos de grupo, com apresentação oral (50%), que em função de um problema enunciado a partir da sua realidade, poderão ser utilizados diferentes tipos de apresentação, nomeadamente: Filmes; Áudios; Propostas de Protocolos; Propostas de Planos e sessões de formação; Role-Play; eposter; Guide Lines; APP; apelando à inovação e criatividade e a respostas concretas
As estratégias serão adaptadas aos conteúdos programáticos respetivos e ao desenvolvimento dos estudantes. Para além do método
expositivo serão privilegiadas metodologias ativas, com a participação dos estudantes na resolução de situações problema e a sua
discussão em grupo. A possibilidade de realizarem trabalhos de grupo será também uma oportunidade dos estudantes trabalharem em
equipa desenvolvendo competências comunicativas que serão úteis para valorização do trabalho em equipa com os profissionais. Com a discussão final dos temas cria-se um espaço para o desenvolvimento de competências analítico-reflexivas gerador de debates mais
consistentes fomentando a competência da aprendizagem colaborativa.
As metodologias adotadas, centradas no estudante, serão facilitadoras do desenvolvimento de competências no alinhamento direto com os objetivos apresentados e privilegiam o envolvimento dos estudantes promovendo a capacidade de mobilizar e aplicar conhecimentos nos contextos da prática em saúde mental e psiquiátrica.
Campos S, Coutinho E, Gil N, Cruz C, Cunha M, Amaral O, et al. (2018). Capacitação para a comunicação não-violenta.
http://projects.essv.ipv.pt/msmental/manualeducamente/
Cardoso, R. M. (Coord.). (2012). Competências clinicas de comunicação. Porto: Afrontamento.
Coelho, T. (2021). Comunicação terapêutica. in Eunice H. (coord.) (2021). O Cuidado Centrado no Cliente- Da apreciação à Intervenção de
Enfermagem. Sabooks. Coelho, T. (2021). Relação de ajuda. in Eunice H.(coord.) (2021). O Cuidado Centrado no Cliente- Da apreciação à
Intervenção de Enfermagem. Sabooks.
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