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Seminário em Gestão do Desporto II: Tecnologias e Inovação na Gestão do Desporto

Código: MGD0014    Sigla: SGD II
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2025/26 - 2S

Área de Ensino: MGD - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MGD 20 Despacho n.º 2372/2024 6 30 150

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,00
Alan de Carvalho Dias Ferreira - ESD   0,67
Gastão Fernando Silva Sousa   0,67
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD   0,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hugo Gonçalo Duarte Louro - ESD Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Sensibilizar os alunos para as condicionantes da tecnologia e da inovação como fatores de produtividade e competitividade com impacto nas organizações do desporto; 

2. Interpretar a origem e desenvolvimento das tendências de inovação na sociedade, nas estruturas organizacionais, nos serviços e nas tecnologias utilizadas pelos diferentes tipos de consumidores de desporto; 
3. Proporcionar metodologias para diagnosticar, analisar e prescrever ações de melhoria tecnológica nas organizações do desporto; 
4) Explorar oportunidades para comercializar novos serviços, equipamentos, processos ou modelo de negócios; 
5. Capacitar os estudantes para utilizarem metodologias e técnicas que permitam práticas de gestão da inovação (tecnológica ou não tecnológica) nas organizações do desporto.

Conteúdos programáticos

Contexto e tendências
Caraterização tecnológica
Inovação em desporto
Contexto e tendências
Inovação e design organização do desporto
Modelo de negocio
Gestão da inovação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

o estudo do contexto, das tendências, da justificação e princípios da inovação do desporto e tecnologia associadas e do design de serviços das organizações dota os estudantes dos conhecimentos necessários para que compreendam o processo de inovação na Gestão.

O estudo das definições e princípios do modelo de negócio dota os estudantes dos conhecimentos necessários para distinguir os seus elementos constituintes e reconhecer os principais fatores que determinam pontos de rutura e oportunidades de inovação

Complementarmente, o estudo de múltiplos métodos e modelos de negócio .

O estudo de múltiplos métodos de exploração dota os estudantes das competências necessárias para criar representações visuais ou físicas que ponham em evidência hipóteses de inovação e para preparar situações de teste que permitam informar iterações futuras no processo de inovação.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Os métodos de ensino utilizados são a exposição de conteúdos, a realização de exercícios e a discussão de tarefas inerentes a um caso de estudo


Avaliação

Os elementos de avaliação são o teste / Implementação de projeto na instituição (30%) e, projeto (40%) e a apresentação (30%), todos individuais e podendo conter várias instâncias. A classificação final é expressa de 0 a 20 valores e resulta da média ponderada dos elementos de avaliação.

A aprovação requer uma classificação mínima de 9,5 valores em cada elemento de avaliação, caso contrário ser-lhes-ão atribuídos zero valores e a nota nunca será superior a 9 valores.

A avaliação contínua requer, independentemente do estatuto do estudante, a frequência de 2/3 das aulas teórico-práticas e a adoção de uma postura responsável. Optando por este processo, os estudantes podem realizar o caso em equipa, mas estão impedidos de realizar o exame final de época normal.

O exame final exige a entrega da apresentação com dois dias de antecedência

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

objetivos relacionados com conhecimento de base são predominantemente desenvolvidos através da exposição e do estudo autónomo dos alunos e avaliados através de teste escrito ou implementação de estudo caso e de discussão durante as revisões de caso. Os objetivos de integração e aplicação são predominantemente desenvolvidos através dos exercícios e da realização e discussão em sala de aula das tarefas relacionadas com o caso, e avaliados através das revisões de caso e das apresentações.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Desbordes, M. (2002). Empirical analysis of the innovation phenomena in the sports equipment industry. Technology Analysis & Strategic Management, 14, 481¿498.
Mallen, C. (Ed.). (2019). Emerging technologies in Sport: Implications for sport management. London: Routledge.
Ratten, V. (2016). Sport innovation management: Towards a research agenda. Innovation, 18(3), 238-250.
Ratten, V. (2021). Introduction: Innovation and entrepreneurship in sport management. In Innovation and Entrepreneurship in Sport Management. Edward Elgar Publishing.
Smolianov, P., Schoen, C., Norberg, J., Dion, S., Smith, J., & Calpino, K. (2018). Innovative technology for high performance and mass participation sport. The Use of Technology in Sport-Emerging Challenges, 5.
Winand, M., Vos, S., Zintz, T., & Scheerder, J. (2013). Determinants of service innovation: A typology of sports federations. International Journal of Sport Management and Marketing, 13(1/2), 55-73.

Observações