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Planeamento e Delineamento Experimental

Código: MTA2100    Sigla: PDE
Área Científica: Ciências Biológicas

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MTA 5 Despacho n.º 13844/2011 de 14/10 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MTA_1

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 0,80
Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 0,80
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   0,80
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Rita Maria de Almeida Neres - ESA   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rita Maria de Almeida Neres - ESA Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conceitos e princípios do delineamento experimental. Desenvolvimento das capacidades de análise de dados, instalação e desenvolvimento de experiências e de escolha dos métodos de tratamento de resultados.

A análise dos dados será feita com recurso a um software estatístico.

Conteúdos programáticos

  1. Breve revisão de conceitos de probabilidades, estatística descritiva e inferência estatística. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos.
  2. Importância do delineamento experimental. História, princípios básicos e aplicações em diversos campos. Randomização, replicação e blocos.
  3. Principais tipos de delineamentos. Planeamento e delineamento de experiências: definição de objectivos e da população de referência; formulação das hipóteses a testar; definição de variáveis, factores e níveis de factores; validação dos pressupostos do modelo e da análise; escolha do número de repetições e casualização.
  4. Análise de Variância. Alternativas não paramétricas.
  5. Regressão linear simples e múltipla no contexto descritivo e inferencial. Regressão não linear e transformações linearizantes.
  6. Tabelas de contingência. Testes para dados de contagens.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

  1. Reconhecer a importância de uma metodologia experimental correta.
  2. Distinguir diferentes delineamentos experimentais, ter capacidade de formular perguntas rigorosas e válidas do ponto de vista do modelo estatístico e saber delinear experiências.
  3. Identificar o teste estatístico mais adequado.
  4. Analisar os dados e interpretar corretamente os resultados obtidos e adquirir capacidade crítica.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

  • Os métodos de ensino incluem sessões expositivas, sessões teórico-práticas (presenciais e remotas) e práticas (presenciais). 
  • O trabalho autónomo é essencial para a consolidação de conhecimentos. 
  • No trabalho de grupo desafiam-se os alunos a decidir o método de análise mais adequado, interpretar os resultados e tecer as conclusões.

          Será utilizado um software estatístico para a resolução de problemas e aplicação dos conceitos.



Avaliação

A aprovação na Unidade Curricular requer uma classificação superior ou igual a 10 valores (em 20), que pode ser obtida de duas formas:

  • Avaliação Contínua: Dois testes escritos teórico-práticos  (T1 e T2) e um trabalho de grupo, sendo exigida uma classificação mínima em cada teste de 8 valores. A nota do trabalho (TR) tem duas componentes, o conteúdo (75%) e a apresentação (25%), e não pode ser inferior a 10. Este regime requer a presença obrigatória em 75% das aulas.

          Cálculo da nota final da avaliação contínua:

                   NF = [(T1+T2)/2]*0.7 + TR*0.3

          Condições para dispensa total: o aluno dispensa de exame final se a NF for igual ou superior a 10 valores.

Condições para dispensa parcial: pode ter dispensa parcial um aluno cuja nota do trabalho não seja inferior a 10 e num dos testes tenha tido nota igual ou superior a 10 e no outro nota inferior a 8 valores. O aluno pode realizar esta parte em exame final e fica dispensado da outra.

  • Exame Final: Os alunos que não desejem optar pela avaliação contínua, ou que não verifiquem as condições de dispensa, realizarão o Exame Final, o qual corresponde a 100% da avaliação. Consiste numa prova teórico-prática escrita, a que estão admitidos todos os alunos regularmente inscritos na unidade curricular.

A nota do trabalho de grupo só é válida para o ano letivo corrente, não sendo transferida para o ano seguinte.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem carecem de exposição teórica para a componente conceptual, interação teórico-prática para as componentes de planeamento e análise de dados, seminários para estudos de caso e apoio tutorial para o trabalho autónomo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Andersson, Oivind (2012). Experiment!: Planning, Implementing and Interpreting. New Jersey: Wiley, 288 pp
Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and
Discovery (2nd ed), New Jersey: John Wiley & Sons, 664 pp.
Dytham, C. (2003). Choosing and Using Statistics - A Biologist's Guide (2nd ed.). Oxford: Blackwell Publishing, 249 pp.
Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2008). Design and Analysis of Experiments. Vol. 1 (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons, 631 pp.
Hinkelmann, K. & Kempthorne, O. (2005). Design and Analysis of Experiments. Vol. 2. New Jersey: John Wiley & Sons, 780 pp.
Moen, Ronald D., Nolan, Thomas W. & Provost, Lloyd P. (2012). Quality Improvement Through Planned Experimentation (3rd ed.). New York: McGraw-Hill Education, LLC., 512 pp.
Ryan, T. P. (2007). Modern Experimental Design. New Jersey: John Wiley & Sons, 593 pp.

Observações