Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos - A profissão de treinador nos diversos contextos de intervenção profissional: a competição; o treino; a direção técnica; a formação e treino de treinadores. O processo de planeamento do treino em alta competição e as metodologias de aplicação e de controlo do plano. A intervenção pedagógica e profissional do treinador em alta competição e as estratégias utilizadas nos diversos contextos. O processo de avaliação e controlo do processo de treino e as metodologias utilizadas.
Competências - Analisar o processo de planeamento e utilizar as técnicas e estratégias da execução do plano em ambiente real ou virtual. Analisar e refletir sobre a intervenção profissional, bem como estudar casos de boas práticas de intervenção dos treinadores.
Saber Ser e Estar - Refletir sobre as perspetivas éticas do desporto, bem como discutir os conceitos e as práticas de fair play no desporto. Promover, interpretar e discutir um código de conduta profissional dos treinadores.
Conteúdos programáticos
A Intervenção Pedagógica do Treinador no Alto Rendimento
T1: O Planeamento da Época Desportiva
Decisões de planeamento (do conceptual ao operacional)
T2: A Dimensão Pedagógica do Treinador no Treino
A preparação do treino; a gestão e organização do treino; a instrução e o feedback pedagógico - comunicação verbal e não verbal; a direção e orientação das atividades; a observação; o clima relacional; a motivação e satisfação dos atletas; o trabalho multidisciplinar; a avaliação e correção dos atletas; a análise da sessão de treino.
T3: A Dimensão Pedagógica do Treinador na Competição
Preleção da PC; instrução; observação e feedback pedagógico; condução dos atletas.
T4: Ética e fair play em desporto
Construção e adequação do regulamento disciplinar.
T5: Treinador e intervenção social em alta competição
Uma perspetiva sistémica e multifatorial da prática desportiva;
T6: A profissão de treinador em alta competição
Os treinadores experts como elementos do desenvolvimento desportivo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas abordados refletem as principais dimensões da intervenção pedagógica do treinador no seu exercício profissional, ao nível da elevada performance e da alta competição. Assim, cada tema terá um desenvolvimento significativo, com corpo teórico adequado, de modo que o mestrando possa explorar os artigos e investigações realizadas, podendo assim tornar-se referências para a sua prática profissional ou de investigação. As práticas de investigação aplicada aos contextos reais serão uma metodologia a desenvolver nos diversos temas.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Sessões de aplicação dos temas e instrumentos abordados (questionários - Google forms; entrevistas - Nvivo);
Utilização de metodologias de ensino à distância (plataformas moodle e zoom), utilizando computadores individuais;
Elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes (plataforma B-on; software Zotero);
Fichas de avaliação setoriais em funções de temas de conteúdo;
Sessões de desenvolvimento de modelos concretos ou virtuais de investigação aplicada;
Sessões de informação e exposição de conteúdos
Os alunos são informados na aula anterior sobre os conteúdos a abordar na aula seguinte para que estes sejam lecionados em regime de debate;
Utilização de vídeos para análises in loco de determinados conteúdos;
Aplicação de sistemas de observação para potenciar análises e debates nas aulas e nos fóruns;
Alguns elementos de avaliação são construídos durante as aulas, enquanto outros exigem trabalho de grupo e individual nas horas de trabalho autónomo dos estudantes;
Sessões de seminário aplicadas aos instrumentos de investigação utilizados nesta área da Pedagogia do Desporto.
Avaliação
Processos de avaliação disponíveis
Avaliação Contínua e Exame Final
Condições de acesso e critérios de adesão a cada processo de avaliação
Os alunos terão de cumprir o regime de frequência, conforme previsto no artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESDRM, uma vez que se define neste programa, para o aluno ter avaliação contínua deverá cumprir 80% de presenças (no mínimo) às aulas (teóricas, teórico-práticas e práticas de laboratório).
Os alunos podem optar formalmente por não efetuar a avaliação contínua, realizando o exame final.
Avaliação Contínua:
A avaliação contínua dos estudantes efetua-se durante o semestre através da realização de uma frequência teórica (individual) sobre a matéria lecionada nas aulas e de um relatório técnico pedagógico efetuado fora do horário das aulas, em contexto de observação de um treinador de alto rendimento (específico por modalidade).
O Exame Final compreende uma prova escrita e uma prova oral, aplicado aos alunos que optem por não efetuar a avaliação contínua.
Cálculo da avaliação final em cada processo de avaliação
Exame Final = (0,50 * Exame escrito) + (0,50 * Exame oral), sendo que para acesso à prova oral é necessário obter 9,5 valores na prova escrita.
Regime específico para alunos em situação especial Os alunos em regime especial devem dirigir-se ao regente da UC para que o mesmo articule e define os moldes da avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os temas abordados são realizados presencialmente e à distância através de exposição teórica e reflexiva, apresentando as diferentes referências e estudos sobre os temas. Esta metodologia possibilita a reflexão sobre os processos pedagógicos e sobre os resultados da investigação, permitindo aos alunos o desenvolvimento das tarefas das metodologias mais interativas e mais centradas sobre a sua performance. Os exercícios de avaliação possibilitam um investimento individual no conhecimento mais adequado aos interesses específicos dos alunos. Deste modo, os alunos desenvolvem a sua autonomia, a pesquisa e o projeto de investigação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Clements, A. & Meyler, J. (2017). The effect
of qualification level on soccer match coach behaviour: a mixed methods study. Europ J Phy Edu Sport Science. Vol. 3 (10).
Gerben A. van Kleef, Arik Cheshin, Lukas F.
Koning & Svenja A. Wolf (2019). Emotional games: How coaches' emotional
expressions shape players' emotions, inferences, and team performance. Psychology
of Sport and Exercise. Vol 41 (March 2019).
Rodrigues, J. (2020). Desporto, Inovação e Formação de Treinadores. Edições CIEQV.
Rosado, A., Mesquita, I., Breia, E. & Januário, N. (2008). Athlete's Retention of Coach's Instruction on
Task Presentation and Feedback, International. Journal of Performance Analysis
in Sport, 8:1, 19-30.
Teixeira, E. (2021). Coordenação Técnica no Futebol de Formação. Do Pensamento à Ação. Ed. Visão e Contextos.
Teques, P., Duarte, D. & Viana, J. (2019). Coaches' Emotional Intelligence and Reactive Behaviors in Soccer Matches: Mediating Effects of Coach Efficacy Beliefs. Front. Psychol. 10:1629.