Código: | MTD3006 | Sigla: | PID | |
Área Científica: | Ciências do Desporto |
Área de Ensino: | MTD - Ciências do Desporto |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MTD | 27 | Despacho n.º 8813/2021 | 1º | 3 | 20 | 75 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A unidade curricular pretende desenvolver competências que concorram para a formação especializada e para o conhecimento tecnico e/ou científico no contexto profissional do Desporto, Treino Desportivo.
Desta forma, através da realização do projeto de estágio ou da elaboração da dissertação, os objetivos são os seguintes: a) Aprofundar conhecimentos previamente adquiridos específicos ao contexto do alto rendimento; b) Desenvolver competências de investigação através do estudo, desenvolvimento e aplicação de metodologias e instrumentos de produção de conhecimento adaptados ao contexto do Desporto; c) Desenvolver a capacidade para integração em equipas de investigação; d) Desenvolver a capacidade de ligação à comunidade, ao contexto socioprofissional, às instituições ou a centros de investigação
Os conteúdos da unidade curricular relacionam-se com as fases de elaboração de um trabalho de investigação:
1. Definição do âmbito e pertinência do tema, o seu enquadramento teórico e sequente aplicação prática;
2. Questões descritivas, relacionais e/ou causais.
3. Análise crítica de trabalhos de investigação;
4. A método sistemático como método crítico e de resumo do conhecimento científico disponível;
5. Revisão Sistemática
6. Organização da estrutura e conteúdo de um Projeto de Estágio, Projetos e Investigação;
7. Considerações éticas
8. Processo comunicacional: Elaboração de resumos, posters e outros elementos de divulgação do conhecimento científico.
Considerando os objetivos da unidade curricular de fornecer autonomia ao aluno na realização das tarefas relacionadas com a elaboração de um projeto de investigação, foram definidos os conteúdos essenciais da UC que se baseiam na estrutura e nos procedimentos fundamentais para a realização do mesmo.
Foram definidas metodologias que alternam entre situações expositivas, com outras de aplicação e cariz prático, buscando sempre a autonomia do aluno, proporcionando trajetórias de aprendizagem flexíveis e métodos individualizados baseados na escolha e na iniciativa. O ensino baseado no diálogo, e o trabalho colaborativo em pequenos grupos. Pretende-se que, desta forma, os alunos assimilem os conteúdos programáticos definidos e alcancem os objetivos da unidade curricular.
Avaliação
Na Avaliação Contínua (AC) e no exame Final em Época Normal é obrigatório cumprir os dois terços de presenças (ver ponto 1, Art. 10° do Regulamento de Conhecimentos e Competências da ESDRM). Os alunos que optem pela Avaliação Contínua, não poderão aceder á Avaliação Final em Época Normal.
Avaliação Continua
A Avaliação Continua é composta por 3 elementos de avaliação. O Trabalho Grupo de Pesquisa-TP (escrito e discussão), sendo obrigatória por parte dos alunos a demonstração da progressão do desenvolvimento do trabalho .
a)Trabalho de Pesquisa (realização individual)
i) Avaliação Intermédia (Pitch - Apresentação do tema, revisão bibliográfica e metodologia)
ii) Trabalho Escrito;
iii) Apresentação
Considera-se que o estudante está em avaliação continua a partir da avaliação intermédia do trabalho.
As Classificações do trabalho de pesquisa (avaliação intermédia, escrito e apresentação) com valores menores ou igual a 10 valores, implicam reprovação e consequentemente acesso a exame Final em época de recurso. A falta a um elemento de avaliação implica reprovação.
Cálculo da Avaliação Contínua = 55 % Trabalho escrito + 30% Apresentação + 15% Avaliação Intermédia (Pitch)
Para a aprovação, a classificação final da avaliação contínua é obrigatoriamente superior ou igual a dez valores.
Exames
O exame é constituído por 2 elementos de avaliação. Trabalho escrito e Oral
As Classificações do trabalho de pesquisa (avaliação intermédia, escrito e apresentação) com valores menores ou igual a 10 valores, implicam reprovação e consequentemente acesso a exame Final em época de recurso. A defesa oral será realizada após a divulgação das classificações do trabalho.
Cálculo do Exame: Teste Escrito (45%) + Oral (55%).
Para a aprovação, o resultado da classificação final em exame, é obrigatoriamente superior ou igual a 10 valores.
A avaliação para estudantes com Estatuto Especial:
Os estudantes com estatuto especial devem no início da UC, presencialmente e por email, informar a Regente da UC do Estatuto de que usufruem, deveres e obrigações, assim como condições específicas do mesmo
Foram definidas metodologias de ensino que se baseiam fundamentalmente em situações reais de aplicação dos conhecimentos visando alcançar os objetivos da unidade curricular. Por esta razão, o aluno deverá, até ao decorrer da 4.ª aula, informar por escrito qual a avaliação que irá integrar.
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