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Epidemiologia e microbiologia aplicada à prevenção e controlo de infeção

Código: PG-PCI02    Sigla: EMPCI
Área Científica: Saúde

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Área de Ensino: 1º Ciclo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
PG-PCI 26 Prevenção e Controle de Infeção 5 31 125

Horas Efetivamente Lecionadas

1ºPG-PCI

Ensino Teórico: 17,00
Teórico-Práticas: 3,33

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,67
Teórico-Práticas: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,67
Marta Maria Gonçalves Rosa - ESSS   1,67
Teórico-Práticas Totais 1 0,40
Marta Maria Gonçalves Rosa - ESSS   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Maria Gonçalves Rosa - ESSS Responsável
Sandra Alice Gomes da Costa Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Reconhecer os conceitos básicos da microbiologia, características gerais das diversas entidades microbianas (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e sua relação com o organismo humano enquanto agentes etiológicos de infeção.
Discutir a problemática da resistência microbiana inerente uso de antimicrobianos.
Demonstrar conhecimentos sobre a importância da vigilância epidemiológica, o controlo microbiológico e o uso racional de antimicrobianos na Prevenção e Controlo das Infeções (PCI).
Sistematizar a relevância do uso de tecnologia de informação e comunicação na implementação de programas de vigilância epidemiológica conducentes à PCI.

Conteúdos programáticos

Princípios gerais de epidemiologia. 

Estudos epidemiológicos. 
Vigilância epidemiológica. 
Estudo de surtos, epidemias e pandemias. 
Tecnologia de informação e comunicação associadas à vigilância epidemiológica. 
Conceitos básicos de microbiologia. 
Classificação dos microrganismos alerta e dos microrganismos problema. 
Antimicrobianos, mecanismos de resistência aos antimicrobianos e uso racional de antimicrobianos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os princípios da epidemiologia e os conceitos básicos da microbiologia constituem-se como os conteúdos programáticos iniciais de cada uma das dimensões que se inter-relacionam na UC: a epidemiologia e a microbiologia.
O uso da melhor e mais recente evidência científica na abordagem e aprofundamento dos diversos conteúdos especificados e inerentes a cada uma dessas dimensões, permitirá aos estudantes desenvolver os conhecimentos, aptidões e competências fundamentais conducentes a uma eficaz prevenção e controlo das infeções e resistência a antimicrobianos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Preconiza-se uma abordagem centrada nas experiências dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa promotora da capacidade de reflexão e análise.
Far-se-á recurso a apresentações em powerpoint e visita a sites de referência. Privilegiar-se-á ainda a pesquisa orientada, bem como a leitura e análise de documentos que se constituam na melhor e mais recente evidência científica. A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.


Avaliação

A avaliação da UC concretiza-se através da realização de um teste escrito que corresponderá a 100% da mesma.
Considera-se aprovado o estudante que obtenha classificação final igual ou superior a dez (10) valores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

As sessões expositivas segundo o método interativo permitem aos estudantes participar na sua própria aprendizagem. Também a pesquisa, análise e síntese de documentos que constituam a melhor e mais recente evidência científica, permitirão a apropriação de conteúdos estruturantes no âmbito da prevenção e controlo da infeção, o enriquecimento da aprendizagem pelo recurso a diversas fontes documentais e o atingir dos objetivos de aprendizagem da UC.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bonita, R., Beaglehole, R. & Kjellström, T. (2010). Epidemiologia básica (2ª ed.). OMS.
Despacho Nº 5855/2014: Ministério da Saúde. (2014). Diário da República: II Série nº 85/2014. https://files.dre.pt/2s/2014/05/085000000/1166011660.pdf 

Ferreira, W. F. Canas; Sousa, J. C. F. & Lima, N. (2010). Microbiologia. LIDEL. ISBN:978-972-757-515-2
Gordis. L. (2011). Epidemiologia (4ªed.). Lusodidacta.
Lei n.º 81/2009: Ministério da Saúde. (2009). Diário da República: I Série, nº 65/2009. https://files.diariodarepublica.pt/1s/2009/04/06500/0205802062.pdf
Madigan, M. T.; Martinko, J. M.; Buckley, K. S.; Bender, K. S. & Stahl, D. A. (2016). Microbiologia de Brock (14ª ed.). Artmed Editora.