Código: | PG-PCI02 | Sigla: | EMPCI | |
Área Científica: | Saúde |
Área de Ensino: | 1º Ciclo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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PG-PCI | 26 | Prevenção e Controle de Infeção | 1º | 5 | 31 | 125 |
Ensino Teórico: | 17,00 |
Teórico-Práticas: | 3,33 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Reconhecer os conceitos básicos da microbiologia, características gerais das diversas entidades microbianas (bactérias, fungos, parasitas e vírus) e sua relação com o organismo humano enquanto agentes etiológicos de infeção.
Discutir a problemática da resistência microbiana inerente uso de antimicrobianos.
Demonstrar conhecimentos sobre a importância da vigilância epidemiológica, o controlo microbiológico e o uso racional de antimicrobianos na Prevenção e Controlo das Infeções (PCI).
Sistematizar a relevância do uso de tecnologia de informação e comunicação na implementação de programas de vigilância epidemiológica conducentes à PCI.
Princípios gerais de epidemiologia.
Os princípios da epidemiologia e os conceitos básicos da microbiologia constituem-se como os conteúdos programáticos iniciais de cada uma das dimensões que se inter-relacionam na UC: a epidemiologia e a microbiologia.
O uso da melhor e mais recente evidência científica na abordagem e aprofundamento dos diversos conteúdos especificados e inerentes a cada uma dessas dimensões, permitirá aos estudantes desenvolver os conhecimentos, aptidões e competências fundamentais conducentes a uma eficaz prevenção e controlo das infeções e resistência a antimicrobianos.
Preconiza-se uma abordagem centrada nas experiências dos estudantes, recorrendo à metodologia expositiva-interativa promotora da capacidade de reflexão e análise.
Far-se-á recurso a apresentações em powerpoint e visita a sites de referência. Privilegiar-se-á ainda a pesquisa orientada, bem como a leitura e análise de documentos que se constituam na melhor e mais recente evidência científica. A pesquisa, leitura e análise de documentos complementares preconizam-se enquanto estratégias relevantes no âmbito do trabalho autónomo do estudante.
As sessões expositivas segundo o método interativo permitem aos estudantes participar na sua própria aprendizagem. Também a pesquisa, análise e síntese de documentos que constituam a melhor e mais recente evidência científica, permitirão a apropriação de conteúdos estruturantes no âmbito da prevenção e controlo da infeção, o enriquecimento da aprendizagem pelo recurso a diversas fontes documentais e o atingir dos objetivos de aprendizagem da UC.
Bonita, R., Beaglehole, R. & Kjellström, T. (2010). Epidemiologia básica (2ª ed.). OMS.
Despacho Nº 5855/2014: Ministério da Saúde. (2014). Diário da República: II Série nº 85/2014. https://files.dre.pt/2s/2014/05/085000000/1166011660.pdf